Web Analytics: o que é e como fazer

25 de julho de 2022

Web Analytics significa a análise de dados digitais para a tomada de decisões mais assertivas, otimizando os resultados do seu negócio.

O uso de dados para a tomada de decisões é algo cada dia mais presente nas empresas que conquistam os melhores resultados do mercado.

Usar de forma inteligente os investimentos em marketing é um grande atrativo para profissionais que usam as informações processadas no meio digital para direcionar suas ações.

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Ações como medir o trabalho e o comportamento do consumidor com cada vez mais precisão, afasta o uso dos achismos no dia a dia de um profissional como um analista de dados.

Razões como essa tornam a estratégia de Web Analytics essencial para qualquer empresa, seja um centro de medicina do trabalho ou uma grande montadora de automóveis. Neste artigo vamos falar mais sobre o Web Analytics e suas aplicações reais. Acompanhe!

O que é web analytics?

Todos os dias é gerada uma quantidade enorme de dados por consumidores e suas ações nos meios digitais. Com uma análise bem feita você passa a compreender o comportamento da sua audiência, tomando ações mais concretas e certeiras.

E o Web Analytics é exatamente isso: estruturar e coletar dados do universo digital, seja no seu site, na sua plataforma ou por ferramentas externas de Big Data, para analisar e tomar decisões com mais certeza e um risco menor.

O objetivo aqui é otimizar seu negócio baseado em resultados anteriores, e melhorar tanto seu produto quanto seu time, e é por isso que empresas dos mais diversos ramos, como até mesmo uma fabrica de macarrão, visa implementar essas estratégias.

A relevância para sua estratégia

Processos do Web Analytics ajuda os profissionais do marketing a tomarem as melhores decisões para o marketing da empresa. Ocorre a análise de dados para ajudar a criar uma orientação preditiva para as ações implementadas pela equipe de marketing.

É uma preocupação de todos colocar o dinheiro onde ele realmente funciona, mas a estimativa é que 200 bilhões de dólares por ano poderiam ser usados de uma forma melhor no marketing.

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O fato é que direcionar seus investimentos com base na análise de dados vai ajudar na execução de uma estratégia mais inteligente.

São diversas as informações que estão esperando para serem analisadas, afinal, o mundo digital dobra de tamanho a cada dois anos, o que resulta em dados cada vez melhores sobre o comportamento do consumidor.

Quanto mais um distribuidor de seringas descartáveis entende seu cliente, melhor será o produto e a venda. A análise de dados também pode ser um fator importante nos resultados das equipes de sua empresa.

Segundo um estudo de Harvard sobre Big Data, as empresas que adotam o Web Analytics se tornam 5% mais produtivas e são 6% mais previsíveis quando tomam decisões que são baseadas em dados.

Mas tenha atenção, pois apenas aderir o Web Analytics não é o mesmo que ter sucesso. É preciso aprender a usá-lo e aplicá-lo da melhor forma possível.

O ponto-chave está em entender as perguntas certas a serem feitas para os dados. Esse é o grande segredo na sua análise.

Análise Descritiva

A sua empresa de atualização de firmware, precisa partir de dois tipos de questionamento principais. A primeira questão é focada na análise descritiva e tem como foco as perguntas baseadas em “o que” e “qual”  para ter resumos simples sobre as informações obtidas.

Seu objetivo deve ser visualizar o significado das informações no presente, para, em um próximo passo, encaminhar para as análises preditivas e prescritivas relacionadas com ações futuras.

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Em um exemplo bem básico, vamos voltar ao tempo do colégio, quando se recebia seu boletim. A primeira coisa era questionar o que aconteceu, entendendo suas notas de provas e trabalhos.

Outra pergunta é “qual foi minha nota em cada etapa”, resultando em um relatório ad hoc, que são questionamentos feitos a partir de outros resultados já analisados.

Então você se pergunta “qual matéria é responsável pela minha nota mais baixa?”, pois sabendo a nota de cada matéria, você consegue saber onde deve focar seus esforços.

Agora vamos começar a detalhar ainda mais o nosso relatório, em um processo denominado de Drill Down. É basicamente você se perguntar “quais ações devo tomar para melhorar minha nota?”, que é o que vem após as primeiras perguntas.

É nesse momento que sua empresa de camisas de silicone cria os primeiros alertas e começa a levar as informações para as análises preditivas e prescritivas.

Principais Métricas

Cada marca tem suas próprias métricas a serem definidas, mas existem alguns números que você precisa estar de olho sempre, independente do seu segmento ou modelo de trabalho.

Entender, por exemplo, quanto você precisa investir para converter cada cliente e saber qual foi o retorno que esse cliente trouxe para sua empresa vai ajudar com os esforços em marketing.

Pontuamos a seguir algumas das principais métricas que não podem ficar de fora de suas análises. 

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Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC é o resultado de uma conta matemática simples que mostra com clareza o valor gasto para adquirir um novo cliente. Com essa métrica em mãos é possível criar promoções de aquisição como as ações de indicação, bastante usadas hoje em dia.

Ao receber uma quantia por indicar um aplicativo para um amigo, o valor de retorno foi calculado com base no custo de aquisição daquele cliente. O CAC é calculado dividindo-se o investimento em aquisição de cliente pela quantidade de novos clientes.

Até mesmo em uma empresa de call center sp esse cálculo é importante para medir a eficiência dos seus investimentos. Um dos grandes objetivos da equipe de marketing é atrair clientes com um custo cada vez menor.

Lifetime Value (LTV)

O LTV é a representação do valor que cada cliente traz para sua empresa do intervalo de relacionamento que vocês têm.

É calculado com base no ticket médio e na média de tempo dos seus planos, por exemplo, seu produto é R$500 e seu cliente fica em torno de 8 meses na sua empresa, totalizando um valor de contrato de R$4000.

Isso significa que cada cliente que você converter neste período de tempo vai ter um valor de R$4000 para sua empresa. Somando essa informação ao CAC você saberá se está gastando mais para trazer seus clientes ou se eles estão trazendo receita.

São dados complementares e importantes para entender a saúde do seu negócio e para otimizar investimentos.

Principais ferramentas

A sua empresa de consultoria outsourcing pode utilizar diversas ferramentas para acompanhar esses dados. 

As melhores escolhas serão aqueles softwares que entregam as métricas que você deseja acompanhar e de uma forma que potencialize seu trabalho. Confira a seguir a lista de alguns dos melhores ferramentas disponíveis para efetuar esse gerenciamento: 

  • Excel;
  • Google Sheets;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Adobe Analytics;
  • Google Attribution.

Agora iremos destacar as características e qualidades das ferramentas citadas, pois dessa maneira será possível escolher qual melhor se encaixa com as suas necessidades.

Excel

Para a análise de dados é fundamental conhecer esse programa de planilhas da Microsoft, que te ajuda a estruturar informações e fazer cálculos rápidos e organizados.

Ela também oferece gráficos que facilitam a visualização dos dados para a análise e também para apresentar à sua equipe.

Google Sheets

Ele é bem-parecido com o Excel, mas é uma ferramenta oferecida para se trabalhar na nuvem.

Essa é uma função interessante para quem divide planilhas com outros membros da equipe, sendo possível compartilhar documentos de forma que várias pessoas trabalhem simultaneamente na mesma planilha.

Além disso, como os documentos ficam salvos em nuvem, é possível abri-los em qualquer lugar onde você estiver logado com uma conta do Google.

Tableau

Essa é uma solução para seus dados internos, sendo uma ferramenta mais completa que gera bastante informações além de permitir a integração com outros programas. Conta com um design atrativo, que cria gráficos e tabelas com um visual impactante.

Google Analytics

Essa é a ferramenta mais usada por profissionais que acompanham os resultados dos seus sites e campanhas digitais. Tem uma usabilidade bem simples e entrega dados bem completos sobre seu negócio online.

Adobe Analytics

Essa solução é bem parecida com a anterior, mas é mais voltada para varejistas e lojistas que precisam integrar seu negócio com as informações digitais.

É prometido um conhecimento completo do cliente, ajudando o profissional a ter insights cada vez mais objetivos, influenciando positivamente nos seus resultados.

Google Attribution

Por fim, o melhor sistema para pizzaria delivery indicamos a mais nova ferramenta do mercado, que vem com uma promessa de revolucionar a análise de dados do marketing.

Ela une todas as informações obtidas pelas outras plataformas do Google, trazendo insights mais claros para os profissionais.

O programa também permite uma segmentação dessas informações pelo funil de vendas da empresa, permitindo um detalhamento ainda maior.

Considerações finais

Cada vez mais temos uma quantidade maior de informações de nossos clientes, dos consumidores e do mercado. Adotando uma estratégia de Web Analytics bem estruturada você consegue otimizar seu negócio no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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