User experience: saiba a importância

14 de outubro de 2021

O termo User Experience, popularmente denominado UX, ganhou um espaço enorme no mundo do marketing digital, uma vez que as estratégias criadas nas campanhas têm como objetivo a captação de usuários – e possíveis clientes.

Antes de mais nada, vamos deixar claro o que o UX não é, ou não se resume apenas a isso. Hoje, essa técnica presente nas campanhas de marketing digital é imprescindível para obtenção de resultados mais efetivos.

O termo significa, sim, experiência de uso do usuário, entretanto, essa ação não se resume apenas à interface do seu site ou página nas redes sociais. Por esta razão é necessária toda uma pesquisa de campo para entender o comportamento do público.

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Para exemplificar, podemos dizer que um dispositivo que tende a promover uma melhor experiência na usabilidade são os totens de autoatendimento.

Apesar de parecer um equipamento básico, a ideia é melhorar a experiência de compra física do usuário, seja em lojas de departamento ou, até mesmo, dentro do ramo alimentício.

Neste artigo iremos entender melhor sobre esse conceito relativamente novo e como aplicá-lo em suas estratégias de marketing digital, principalmente para proporcionar experiências agradáveis para os clientes no âmbito online.

Afinal, o que é o User Experience?

User Experience, ou UX, é toda a forma de interação entre consumidor e serviço. E, diferentemente do que muitos acreditam, quando falamos sobre a experiência do usuário, consideramos que a vivência se inicia desde o momento em que ele decide por aquele serviço.

E isso pode ser considerado tanto no ambiente online quanto no ambiente físico, tudo conta como pontos quando a usabilidade é ideal. Até a facilidade em acionar um serviço de pós-venda é primordial.

Toda marca oferece aos seus clientes uma experiência, a diferença é: se ela é planejada ou não. Experiências ruins também são experiências, e é por esta razão que é tão importante dar uma atenção nesse quesito na hora de elaborar uma estratégia de marketing digital.

Uma das ações para auxiliar nesta estratégia é o uso de software de inteligência artificial para monitorar e melhorar algumas questões.

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Outro ponto que devemos observar para ajudar na aplicação e manutenção deste conceito é entender o usuário e a experiência de forma separada, assim é possível levar essa tecnologia para inúmeros segmentos.

Analisando o comportamento individual dos consumidores, é possível entender um pouco sobre suas expectativas, vivências e necessidades. Podemos considerar como se fosse uma soma, juntando todos esses fatores teremos uma UX funcional, efetiva e objetiva.

Vamos dar um exemplo disto: a pessoa está em busca de um curso de design gráfico EAD. Desde a pesquisa, a busca e o encontro do curso certo houve todo um percurso percorrido por ela.

 O site que ela entrou era agradável o suficiente e tinha disponível todas as informações que ela precisava? A navegação era fácil? Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que o serviço fique cada vez melhor, proporcionando experiências enriquecedoras aos clientes.

Obviamente que, ao agregar valor ao seu produto ou serviço, seu preço ficará mais alto, devido ao custo todo. E o cliente pagará, pois o objetivo foi alcançado: uma conexão foi criada com o consumidor e a vivência dele dentro do seu site foi boa.

Aplicando UX em seu site

No mundo da internet, aplicar o UX na estrutura de sites, blogs, redes sociais, e-commerces e onde mais for possível a customização, é fundamental para a permanência do usuário no domínio.

O que deve ser lembrado aqui é que o usar experience não se limita apenas às interações online ou de compra e venda, mas toda e qualquer relação entre duas pessoas, seja no meio físico ou não.

Inclusive, a vida é uma eterna UX, como disse o inventor desse termo, Don Norman. O marketing digital apenas trouxe esse conceito para melhorar a experiência dos usuários na internet, mais especificamente para gerar um sentimento positivo de compra.

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Por exemplo, se o cliente está em busca do serviço de sistema de gestão para franquias, o site em que ele encontrar as respostas gerará algum sentimento ou emoção, de acordo com as experiências pessoais da vida dele – normalmente, sentimentos positivos.

Devemos pensar também, que quanto melhor for o seu site, maior a chance de você agradar o cliente, principalmente quando ele precisa muito do serviço ou produto oferecido por você.

Independentemente do segmento, criar memórias afetivas no ser humano pode fidelizá-lo, basta optar pela estratégia de colocá-lo dentro das ações, seja em uma empresa de manutenção de geradores SP ou do ramo alimentício.

Resumidamente, podemos afirmar que o user experience está relacionado mais ao comportamento do cliente do que a forma de administrar a sua empresa pelas redes sociais. Então, trouxemos algumas dicas para que você possa colocar em prática.

User Experience em sua vida digital

Você sabe o que precisa ser observado em seu site para definir se a UX utilizada é objetiva e eficaz? Pois bem, se você possui uma das empresas que terceirizam serviços de TI e oferece um serviço de qualidade, com certeza terá bons resultados se apostar em mídias pagas. 

Entretanto, o ideal é adotar todo o conjunto de ações para converter usuários em consumidores. Isso significa dizer que você precisará pensar sobre:

  • Design;
  • Responsividade para mobile;
  • Velocidade de carregamento;
  • Itens dispostos na interface que ele vê;
  • Itens dispostos na interface que ele não vê. 

Tendo isso em mente, podemos dizer que esses pontos incluirão conhecimento básico em códigos e programações mais complexas.

Como dissemos no começo deste artigo, user experience não é apenas sobre interface, mas sobre tudo que pode ser oferecido ao usuário para melhorar cada vez mais a experiência dele.

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Abaixo listamos algumas medidas que devem ser tomadas para proporcionar uma UX positiva:

  • Atender a uma ou mais demandas do usuário de forma fácil, útil;
  • Facilidade na navegação, evite qualquer dificuldade em sua utilização;
  • Presente em todas as plataformas e disponível em todas as linguagens;
  • Facilidade na hora da busca;
  • Valorize a estética;
  • Imprima confiança.

Se formos analisar todos estes pontos no e-commerce de uma loja de equipamentos odontológicos, o modelo ideal de UX garante ao e-commerce dessa loja boa visualização, com todos os equipamentos em uma área de fácil acesso, facilidade no carregamento das imagens e informações, contato direto e confiança.

Esses são alguns segredos para que a experiência do usuário seja tão positiva que ele se tornará um consumidor.

Conheça alguns resultados possíveis

Se a estratégia for bem elaborada, aplicada e trabalhada durante algum tempo, os resultados irão aparecer. Pode demorar um pouco, mas suas vendas vão crescer exponencialmente. O intuito é que sua marca consiga chegar a um patamar de auto promoção.

Independentemente se você tem um petshop ou uma empresa de cobertura metálica, todos os setores alimentam um mercado. Fora o aumento das vendas, quais os outros resultados que podem ser notados ao longo do tempo?

  1. O tráfego orgânico vai aumentar

Um site bem estruturado, pensado especialmente no UX, com um conteúdo relevante e informativo vai atrair usuários naturalmente. Os algoritmos de busca serão capazes de enxergar o diferencial da sua marca, promovendo seu site de forma constante.

  1. As pessoas permanecerão mais tempo em seu site

O marketing de conteúdo é uma das maiores apostas do marketing digital. Uma vez que seu site ou página possui conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo, o tempo de permanência no site ou na página tende a aumentar.

A dica aqui é produzir artigos informativos, apostar em vídeos curtos e tutoriais, estar atento ao que as pessoas estão consumindo.

  1. As conversões aumentarão

Se o usuário se identificou com a sua página, gostou do seu conteúdo e está passando mais tempo em sua página e em suas redes sociais, o próximo passo será considerar sua marca boa o suficiente para a compra.

É nesse momento que a mágica acontece, o que antes era apenas um usuário navegando pelo seu conteúdo, agora é um consumidor ávido que comprará seu produto ou serviço. E, se você continuar mantendo uma boa experiência de compra, com certeza ele voltará.

Considerações finais

É claro que seu conteúdo terá seu estilo, jeito e modo de falar com seus clientes. O bom é que toda a estratégia de marketing trabalhada em cima do user experience é capaz de adequar ao seu produto ou serviço, sem deixar ninguém de fora.

O importante é entender que seu conteúdo precisa ser relevante e pensar no seu público-alvo como se fossem seus colegas, precisa criar uma conexão. Basicamente, promover uma viagem cibernética agradável para que eles voltem sempre.

Na hora de empreender, não deixe que pequenos desafios lhe façam desistir. O marketing digital está aí para ajudar todo mundo que precisa. Use e abuse das estratégias e técnicas virtuais para atrair mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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