SEO para imagens: como otimizar as imagens de seu site para o Google

24 de fevereiro de 2022

Muito provavelmente você já pesquisou por alguma imagem em um mecanismo de busca na internet. As primeiras opções que aparecem, certamente fazem um trabalho de SEO para imagens, que melhoram a colocação do produto.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta muito utilizada para a otimização de sites, posicionando as páginas para melhor resultados orgânicos. No entanto, pouco se fala na utilização do SEO para potencializar a colocação de imagens.

A utilização do SEO para imagens, refere-se a um conjunto de estudos que fazem com que o algoritmo encontre a melhor imagem na base de dados. E esse filtro é feito a partir de uma série de fatores que fazem da sua imagem relevante.

Publicidade:

Cores, texturas e recursos textuais, por exemplo, são fatores que podem qualificar o seu material positivamente ou negativamente. Entender as nuances desses mecanismos de buscas, pode te ajudar a entender os critérios utilizados por eles.

O Google Imagens é talvez o maior mecanismo de busca de imagens de todos. As que aparecem nas primeiras páginas de pesquisa no Google Imagens, sempre geram muitos cliques e engajamento. 

Porém, existem vários fatores que podem colocar uma imagem nas primeiras páginas de busca. Mas uma delas, sem dúvidas, diz respeito à qualidade. Uma imagem de alta qualidade, nítida, bem focada, destaca-se se comparada às outras.

Vale ressaltar que, uma boa imagem não necessariamente se trata de uma foto. Ela pode ser um infográfico, uma ilustração, ou até mesmo um GIF. Entretanto, de qualquer forma, a qualidade precisa ser uma prioridade para uma boa colocação.

Entenda as particularidades de cada tipo de imagem para que você possa as ranquear de forma correta. No caso de gráficos e infográficos, por exemplo, atente-se às letras e números e se eles estão devidamente legíveis, isso faz toda a diferença.

Confira a seguir alguns fatores que aumentam as possibilidades da sua imagem figurar entre as primeiras páginas do Google Imagens através do SEO para imagens:

Ter uma imagem condizente com o conteúdo

De nada adianta uma empresa de lustres fazer o upload de uma imagem de sancas de gesso em sua página. É necessário que a imagem faça sentido com o conteúdo proposto porque, caso contrário, é muito provável que seu conteúdo seja ignorado.

Publicidade:

Isso porque o Google possui algoritmos de inteligência artificial, que filtram e categorizam conteúdos por critérios de relevância e um dos fatores que mais desqualificam imagens, são as que não possuem ligação com o texto.

No comparativo para elencar as imagens na primeira página, certamente é critério de desempate quando uma imagem de qualidade está alinhada de acordo com o conteúdo apresentado e entender isso é fundamental para o seu negócio.

Uma distribuidora de espelhos que coloca em seus artigos imagens de espelhos em alta qualidade, possui vantagem se comparada ao concorrente que sequer coloca a imagem no seu material.

Nomear os arquivos corretamente

Todo arquivo que você sobe para internet possui um nome. Pouca gente sabe, mas esse nome também influencia diretamente na otimização da imagem dentro dos mecanismos de buscas. Por isso, é necessário se atentar quanto a esse detalhe.

Nomeie suas imagens utilizando palavras-chave que condizem com o seu perfil de negócio. Separe as palavras por hífen e só depois disso, suba a imagem para o seu portal. Ter esse entendimento, pode fazer com que seu site tenha mais visibilidade.

Supondo que uma empresa de desinfetante possua um artigo sobre desinfecção domiciliar e até possua uma foto de qualidade anexada. Mesmo assim ela corre o risco de ser desqualificada, pelo fato de o nome do arquivo não ter ligação com a imagem.

Atentar-se às dimensões das imagens

As dimensões de uma imagem, dizem muito a respeito da velocidade de carregamento daquele arquivo. Tente não mudar as dimensões para que ela se enquadre no modelo pré-definido. Use imagens com a proporção necessária ao invés de adaptá-las.

Isso irá acelerar o carregamento do arquivo e, além do mais, evitará que sua imagem saia deformada. Afinal, de nada adianta escolher uma boa imagem sendo que ela não está no padrão de dimensões. Escolha uma imagem proporcionalmente apropriada.

Publicidade:

Uma empresa de locação de armazens gerais, por exemplo, fez boas imagens internas de seus galpões. Entretanto, já pensando no upload para o site, eles se atentaram em ajustar a proporção da imagem para evitar problemas.

Nesse exemplo acima, por se tratar de uma imagem autoral, o representante pôde ajustar previamente as dimensões antes de fazer as imagens. Portanto, o resultado foi positivo e alinhado com a qualidade das imagens, ele conseguiu gerar cliques.

Ter um bom texto

Tanto o título quanto o texto alternativo (texto que geralmente aparece enquanto sua imagem não carrega), são fatores determinantes na hora de melhor ranquear suas imagens.

O título geralmente é visto quando o mouse é passado por cima da imagem. É importante que o texto de ambos seja diferente, para que você tenha maiores possibilidades de posicionar bem a imagem.

Portanto, use palavras-chave relacionadas ao seu setor e coloque-as tanto no título quanto no texto alternativo. Entretanto, tome cuidado para não se prolongar nas palavras, textos longos tendem a dificultar a leitura do algoritmo do Google.

Por exemplo, uma assistência técnica nobreak sms, faz o upload de uma imagem do gerador sendo montado. Ela pode muito bem colocar como título da imagem “nobreak em conserto”.

Neste exemplo, o filtro que é feito pelo Google Imagens foi facilitado. Você precisa entender que o algoritmo do Google é uma inteligência artificial, portanto, tudo que você puder fazer para facilitar a leitura desse algoritmo, contribui no ranqueamento.

Usar imagens legalmente utilizáveis

Existem imagens que possuem direitos reservados e domínio privado. Não é porque você a encontrou na internet que você pode utilizá-la sem permissão. É importante se atentar a esses detalhes para não se comprometer legalmente e evitar maiores problemas.

Publicidade:

Sempre que for buscar uma imagem em buscadores livres de direitos autorais, tome cuidado para não escolher imagens genéricas ou sem muito a agregar para seu conteúdo. Lembre-se, sempre use imagens que estão liberadas pelo autor.

Ao procurar por essas imagens, preste atenção nos aspectos referentes à:

  • Qualidade;
  • Contexto;
  • Coesão;
  • Dimensões.

Como já foi dito anteriormente, a qualidade é o fator que melhor posiciona sua imagem no Google. O contexto também, pois sem saber onde determinada imagem está inserida, as chances de ser uma má escolha, são grandes.

A coesão é semelhante ao contexto. Aqui, sua imagem precisa se relacionar com o conteúdo apresentado. O conteúdo completo é aquele em que texto e imagem se complementam, portanto, escolha a imagem que melhor representa sua mensagem  

Evidentemente, ao procurar por uma imagem, repare se ela está no tamanho adequado ao padrão utilizado no site de sua empresa, porque imagens desproporcionais, além de causarem estranhamento, são mal colocadas nos mecanismos de buscas.  

A opção mais viável para evitar qualquer tipo de problema ou adversidade, é a utilização de uma imagem autoral. É possível que você mesmo faça as fotos da sua empresa, podendo até mesmo terceirizar o serviço para ter mais qualidade.

Por exemplo, um fornecedor de produtos de limpeza profissional pode optar por tirar fotos dos produtos de seu catálogo para colocar em seu portal, ao invés de recorrer a imagens que já possuem direitos reservados.

Ter o próprio banco de imagens

Essa dica pode não ser tão comum, mas após verificar vários desses fatores que tornam sua imagem elegível, por que não armazenar arquivos que possuem ligação com o seu negócio?

Essa é uma alternativa cada vez mais utilizada por empresas. Cada caso pode ter um tratamento diferente, você pode comprar imagens, tirar fotos autorais ou até mesmo procurar imagens livres de direitos autorais para armazenamento próprio.

Um grupo de empresas que desenvolvem softwares, por exemplo, precisam alimentar seus portais com conteúdos imagéticos diariamente. Por se tratar de várias empresas, é muito mais viável a adoção de um arquivo próprio com imagens elegíveis.

Usar imagens gera muita visibilidade

Dentro do SEO, um dos setores mais subvalorizados, sem dúvidas, é o SEO para imagens. O que pouca gente sabe é que, quando essas dicas são bem aplicadas, a chance da sua marca ter mais visibilidade é enorme.

Compreendendo como funcionam os mecanismos de busca por imagens como Google Imagens, fica muito fácil posicionar o seu material nas primeiras páginas.

E nesse aspecto, pouco importa se você possui uma empresa de entregas, cosméticos, produtos alimentícios e afins. O que realmente importa é a referência imagética do conteúdo que você produziu.

Quem domina o SEO para imagens hoje em dia, consegue gerar engajamento com mais facilidade. E, sabendo que é uma ferramenta escanteada se comparada a outros recursos, essa pode ser uma ótima estratégia para sua empresa ser um destaque.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap