Segmentação de marketing: saiba o que é e como fazer

21 de março de 2022

A segmentação de marketing é uma das estratégias que vem sendo mais utilizada ao longo dos últimos anos, com o objetivo de aumentar os leads, clientes, atrair a atenção do público e fazer com que a taxa de conversão das empresas cresça cada vez mais.

Sabemos que para qualquer negócio que exista, é preciso ter boas estratégias e métodos, assim como práticas funcionais, e a segmentação mostra o quanto pode ser necessário entender sobre a sua empresa, sobre o mercado e segmentar o público e os dados.

Com isso em mente, o texto de hoje abordará todo o conceito de segmentação de marketing e como ela pode ser usada de maneira eficiente em sua empresa, mostrando vantagens, dicas e formas de aplicação, adaptando ao máximo ao seu negócio.

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Como se destacar no universo digital?

Seja uma empresa de cálculo estrutural ou uma loja de produtos geek, estamos na era digital e é preciso que todas as organizações, independentemente do tamanho, segmento ou objetivo, saibam se vender frente à internet e se tornar atrativas para o público.

Principalmente com a chegada do e-commerce que, por um lado, facilitou um pouco mais para que as pessoas abrissem seu próprio negócio e conseguissem uma renda extra. Por outro, saturou algumas áreas e se tornou necessário saber se destacar.

Como as pessoas saberão que seu trabalho de impermeabilização de cobertura, por exemplo, é bom se ainda não te conhecem? Por isso, é preciso saber onde investir, quanto investir e como investir no marketing, quais estratégias adotar e como otimizá-las ao máximo.

A segmentação de marketing, de maneira simples e bastante direta, é a divisão de dados, categorias e subcategorias que ajudam a melhor organizar as ideias e entender de fato onde podem estar as possibilidades e onde podem estar os erros do negócio.

Em outras palavras, a segmentação ajuda no foco de campanhas, a focar no que realmente é preciso para aumentar resultados mais específicos, e consegue entender as semelhanças e necessidades do público-alvo de forma objetiva e assertiva.

Com isso em mente, os tópicos a seguir reunirão informações que podem ser úteis para sua empresa de içamento, por exemplo, mostrando as vantagens, os benefícios e algumas formas de aplicação que utilizem ao máximo o potencial do seu negócio. Confira!

A importância da segmentação de dados

A segmentação de dados é importante pelo seguinte pensamento: organização. Muitas das vezes, as empresas perdem lucro e oportunidades pelo simples fato de não estarem enxergando muito bem onde está o problema ou de onde ele originou.

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A partir do momento em que existe uma divisão em categorias de cada elemento, torna-se mais fácil enxergar oportunidades que podem ajudar e muito no crescimento do negócio, assim como identificar rapidamente alguns erros que podem ser cometidos.

Por exemplo, uma loja de venda de grade metálica pode estar perdendo clientes por não ter entendido ainda que as necessidades deles mudaram, ou simplesmente porque uma concorrente no mercado está utilizando de inbound marketing para atraí-los.

As oportunidades são várias e dependerá de como a sua organização se move e classifica seus objetivos, assim como a forma de segmentar seus dados. Alguns exemplos de segmentação que podem ser destacados são:

  • Prioridades;
  • Interesses em comum;
  • Critérios comportamentais;
  • Dados demográficos do cliente.

Através desses exemplos e conceitos, é possível segmentar ideias, público, informações e dados de maneira que o negócio consiga impulsionar ciclos de desenvolvimento de produtos, campanhas de marketing e até diminuir custos do serviço de automação comercial.

Em outras palavras, uma empresa que não se prepara para a segmentação de marketing, com toda certeza não sobreviverá em um mercado de grandes massas, onde o enorme volume de clientes, informações, dados e pedidos pode confundir e tornar o negócio um verdadeiro caos.

Portanto, conclui-se que somente através da segmentação de marketing é possível chegar ao cliente com exatidão, precisão e ter a certeza de que todas as necessidades serão atendidas e, consequentemente, solucionadas.

Aplicando a segmentação de marketing

Agora que ficou mais claro o que é segmentação e como ela é importante para o seu negócio, chegou o momento de entender melhor como é feita a aplicação dela na prática, assim como compreender os seus tipos.

Os tópicos a seguir podem ser essenciais para sua empresa de gerenciamento de obras civis ou de outros ramos, oferecendo mais alguns motivos pelo qual sua empresa deve se preocupar em aprender o máximo possível sobre essa prática.

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01 – Obtenha o máximo de informações

Se tem uma coisa que toda empresa precisa é de informação e, quanto mais melhor. Isso reflete tanto no negócio, nas maneiras de aplicação quanto em como e em quanto tempo levará para conseguir colocar suas estratégias em prática de forma eficiente.

E, mesmo que sua empresa trabalhe com projetos de combate a incêndio, é preciso saber diferenciar os tipos de segmentação para não errar quando for traçar seus planos.

A primeira e mais comum é a segmentação demográfica que reúne características variáveis do público, ajudando a medir e saber quem é o público-alvo, como sexo, idade, renda, religião, ocupação, nacionalidade, entre outras informações gerais.

Em segundo temos a segmentação comportamental que verifica quais os tipos de comida que os usuários preferem, quais os tipos de tecnologia que preferem acessar, por onde utilizam suas redes sociais, entre outros exemplos.

A segmentação geográfica, como o próprio nome já indica, é a segmentação do público baseado onde moram, bairro, cidade, estado, país, região, entre outros que seguem esse mesmo exemplo. Todas essas segmentações ajudam a filtrar o público e entender melhor como agir.

02 – Entenda quem é o público

A segmentação deve ser aplicada desde o começo, para assim colocar os limites e servir como uma bússola sobre quais informações a empresa deverá trabalhar. E uma ótima maneira de utilizá-lo é logo na definição do seu público-alvo.

Quando se conhece o seu público, fica muito mais fácil de tomar decisões em como segmentar os dados do marketing da sua empresa, afinal, as estratégias de negócios estão voltadas em sua grande maioria para agradá-los e fazer com que comprem o produto.

Com isso em mente, te ajudará a definir os critérios de segmentação de marketing e informações da sua empresa, criando um padrão de como agir e como obter esses dados, facilitando futuros processos. Todos ganham, desde a organização até os clientes.

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03 – Utilize a tecnologia a seu favor

Utilizar a tecnologia não é só algo bom a se fazer, é algo necessário, principalmente quando estamos falando de grandes empresas. A imensa quantidade de informações que diariamente podem ser coletadas chega a ser assustadora.

Com diversos softwares, é possível utilizar da rápida capacidade de processamento e armazenamento de informações para fazer um comparativo e conseguir tirar algumas conclusões acerca das métricas e segmentações discutidas no texto até o momento.

Isso traz algumas possibilidades, além de tornar todo o processo muito mais rápido, interativo e otimizado, trazendo informações rápidas para análise que podem ser incrivelmente valiosas para o seu negócio. 

04 – Analise as informações 

Claro que utilizar softwares é muito mais rápido, intuitivo e certeiro, mas algumas vezes, principalmente quando pensamos em campanhas e outras formas de marketing, pode ser mais inteligente e fácil analisar as informações com calma e, até mesmo, manualmente.

Isso porque, apesar de softwares serem extremamente necessários para a era digital em que vivemos, ainda são máquinas que prestam serviços a humanos e, sem uma mente pensante, que saiba qual estratégia a empresa está tomando, de nada adiantará e serão apenas informações paradas.

Portanto, planeje as perguntas certas para fazer ao seu público, para que assim, as respostas exatas sejam dadas, fazendo com que sua análise seja mais consistente e assertiva, tornando as decisões da empresa também mais objetivas e corretas, de acordo com as suas métricas e metas.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e explorou o que é segmentação de marketing e como esse conceito é extremamente necessário para os negócios de sua empresa, mostrando vantagens, benefícios e algumas dicas de como aplicar no dia a dia.

Claro que muito disso dependerá de quais os objetivos e necessidades de cada negócio, mas em um contexto geral, a essência é a mesma, precisando que sua empresa de aluguel de andaimes, por exemplo, siga os próprios critérios e modalidades de negócio.

Pense que organização é sinônimo de conhecimento e de fluidez, dois conceitos que são essenciais para que os negócios corram de forma objetiva e que aumentem as suas chances de sucesso, principalmente na era digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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