Saiba como melhorar a jornada do cliente nas compras em seu site

23 de fevereiro de 2022

A jornada do cliente realizada entre o momento que ele passa a ter conhecimento sobre um produto, serviço ou marca associada, até a aquisição em si dessa mercadoria é repleta de diferentes variáveis, facilitando ou complicando com que essa compra seja realizada.

Um processo que depende de um conjunto de questões, por meio de tópicos que podem estar relacionados tanto à realidade do cliente, como às especificidades apresentadas pelo vendedor de tal produtor, acerca dos atributos dessa mercadoria ou do sistema de vendas.

Uma variedade de fatores que podem fazer não só com que um indivíduo se sinta motivado a adquirir algo, mas também que ele o faça junto de uma empresa em particular, para que ele não opte a recorrer pelos serviços de concorrentes.

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Isso após todo o trabalho realizado por uma marca em direcionar esse possível comprador a uma compreensão sobre a sua necessidade de adquirir tal produto, com o objetivo de chegar a uma solução para o seu problema identificado.

O que pode ser algo simples, como um prendedor de cabelo para facilitar o controle do volume dos seus fios, ou algo de valor mais técnico, como a implementação de um sistema para emissão de nota fiscal, facilitando as ações de vendas em seu estabelecimento.

Para cada tipo de oferta no mercado, existe uma responsabilidade em comum, que é a de convencer um possível cliente sobre a necessidade desse produto ou serviço para a sua vida. Algo que decorre de um longo processo de convencimento.

Principalmente quando se trata de elementos de um público mais segmentado. No qual esse processo de aquisição tem início com a apresentação desse serviço ao público,ensinando-o sobre a aplicação de tal sistema para a sua vida.

Diferente de acessórios para bolsas, cuja a simples posição dos mesmo dentro de uma loja pode facilitar a sua compra. Estando próximo a uma estante de bolsa em uma loja especializada, ou até mesmo disposta em prateleiras perto do caixa de pagamento.

Uma diversificação de opções que fala diretamente com o processo de compra ao qual um indivíduo terá que passar antes de consumir algum tipo de produto. E que por isso deve ser visto com atenção por quem atua no setor comercial. Seja no centro físico ou digital.

Como ocorre a jornada do cliente?

A trajetória que leva um lead, ou seja, um possível cliente, até a sua conversão como consumidor fiel de uma marca, é algo que precisa ser trabalhado com atenção por qualquer tipo de empreendimento, caso ele tenha o objetivo de crescer em sua área.

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Com essa chamada jornada do cliente sendo um dos movimentos de maior atenção por parte dos especialistas de marketing, que atuam com o desenvolvimento de uma série de estratégias que possam facilitar a aquisição de um novo cliente para um negócio.

Mais do que isso, tendo um foco com uma associação a longo prazo entre ambos os lados dessa relação comercial, a fazer com que uma empresa de logistica internacional consiga se estabelecer em sua área, diante de sua relação com clientes e fornecedores.

Principalmente quando se trata de um grande negócio, que atua de maneira intencional, estando associado a uma série de vida de mercados, regidos por leis e costumes distintos. Cabendo a essa empresa saber como lidar com esse conjunto de diferenças.

Estruturando a jornada que um cliente irá percorrer pelo consumo daquilo que a sua companhia se especializa, tratando-se da trajetória que engloba o primeiro contato com tal produto ou serviço, levando-o até a aquisição do mesmo, de forma única ou recorrente.

Uma jornada que pode envolver diferentes setores dentro de uma empresa, como a equipe de marketing, responsável por trabalhar com a visualização dos seus produtos, o time de vendas, que lida com as compras em si, além do setor de atendimento.

Todos que ao trabalharem de forma conjunta podem fazer com que a venda de ferramentas elétricas por parte de uma companhia especializada nesse tipo de equipamento consiga bater as suas metas comerciais estabelecidas.

E para que essa jornada resulte em números positivos para tal companhia, é necessário ver com atenção todas as etapas dessa jornada de convencimento ao cliente sobre uma compra em particular, trabalhando com a otimização de cada fase.

Os processos presentes na jornada do cliente

A jornada do cliente trata-se de um movimento comum para quem trabalha há tempo com o meio de marketing, existindo apenas uma adaptação desse processo para o cenário digital, acompanhando o crescimento desse novo cenário comercial.

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Nesse sentido, foi desenvolvido um sistema conhecido como funil de vendas, que reúne um conjunto de fases, com a apresentação de conteúdos e ações que possam levar um cliente até uma etapa seguinte no processo de compra, levando-o a essa finalização.

Dentro de um método que opera a partir das seguintes etapas:

  • Descoberta do problema;
  • Consideração da compra;
  • Decisão sobre essa aquisição;
  • Fidelização do cliente.

Ou seja, trata-se da jornada que leva um fornecedor de material de limpeza a esclarecer ao seu público sobre a necessidade de recorrer aos seus serviços, ponderar sobre essa compra e por fim terminar optando pela encomenda desse tipo de material.

Mas se engana quem acha que o processo de compra tem fim nesse ponto. Pelo contrário, é preciso trabalhar com a fidelização desse cliente, não só fazendo-o consumidor novamente, mas também a atuar na divulgação espontânea dos seus serviços.

Um conjunto de ações que se mostra benéfica tanto no cenário tradicional de compras como no crescimento do mercado virtual. Um ambiente no qual essa jornada precisa ser vista com uma atenção ainda maior, diante da alta competição pela atenção dos usuários.

Otimizando a jornada do cliente no cenário digital

Para que seja possível aperfeiçoar o processo de acompanhar um cliente durante sua jornada de compras, é preciso analisar uma série de fatores que podem estar associados a esse movimento de compra. Por meio de elementos relacionados ao cliente e ao vendedor.

Para que então esse funil de vendas digital tenha o alcance de bons resultados comerciais para o seu investimento virtual. Uma otimização de projeto que pode ser alcançado a partir das seguintes ações:

Entenda o seu produto

Cada setor do mercado trabalha com um conjunto de estratégias que podem ser mais úteis para um negócio em específico. Com base nisso, é importante que um vendedor de produtos de limpeza profissional tenha amplo conhecimento sobre o que coloca à venda.

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Para que seja possível trabalhar melhor com a divulgação dessas mercadorias, focando em características positivas de tais produtos, que possam servir como algo de atração para uma parcela específica de público.

Alinhe suas mercadorias à sua audiência

Após identificar os pontos de destaque do seu produto ou serviço é possível trabalhar com a divulgação dos mesmos, adotando uma linha de diálogo que converse diretamente com o tipo de audiência com a qual você pretende se comunicar.

Para que um usuário tenha atenção sobre um anúncio específico enquanto navega por suas redes sociais.

Eduque sua audiência

Em alguns casos, quando se trata de um produto ou serviço de uma área mais segmentada, é preciso ensinar ao público sobre como utilizar o que está sendo oferecido. Como na área de tecnologia, que atua com o desenvolvimento de software para diferentes mercados.

Ou então com o lançamento de um novo produto. Sendo indicado o uso das plataformas digitais como uma forma de apresentar esse novo modelo de mercadoria.

Realize uma campanha customizada

Para que essa jornada do cliente possa levar ao um resultado positivo por parte de um vendedor, é importante apresentar aos seus clientes uma campanha especializada, que foque nas características do público e de como ele se relaciona com tal mercadoria.

As plataformas digitais acabam tendo um destaque diferenciado nesse sentido, permitindo conhecer melhor o seu público com base nas informações ali presentes, e com isso realizar uma campanha digital de melhor performance.

Estude os seus resultados

Por último é indicado observar se as suas ações dentro de uma plataforma digital estão levando os usuários a se tornarem clientes da sua empresa.

Para que assim um serviço de assessoria ambiental consiga apostar no que vem mostrando resultados, ou então otimizar as atividades que demonstram algum tipo de problema, não chegando até o nível de performance desejado por parte de uma empresa.

Ao observar esses pontos variados, um negócio digital pode aprimorar os seus resultados comerciais, após acompanhar de maneira próxima às atividades dos seus clientes. Desde o primeiro contato até a conclusão de uma atividade de compra.

Portanto, algo benéfico no meio de comércio físico, e que também apresenta pontos positivos dentro de uma realidade digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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