Saiba como aplicar gatilhos mentais no seu conteúdo

26 de julho de 2022

Você sabe como os gatilhos mentais podem contribuir para a criação do seu conteúdo no ambiente digital? 

Esses gatilhos são utilizados como agentes externos que causam uma reação no público-alvo ao ter contato com a mensagem. Dessa forma, esses elementos funcionam como estímulos que vão ter uma ação direta na mente do usuário. 

A base desses gatilhos mentais está na psicologia e traz um impacto direto na forma como as decisões são tomadas. 

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Neste artigo, você conhecerá quais são os gatilhos mentais e como eles podem ser utilizados em sua empresa, ligados a uma boa estratégia de comunicação e marketing. 

Além disso, você compreenderá como é possível posicionar o seu negócio e se tornar um líder no mercado. 

Gatilhos mentais - Marketing Digital

Gatilhos mentais – Marketing Digital

Quer conferir mais informações? Confira os detalhes no decorrer do artigo!

Por que sua empresa deve investir nos gatilhos mentais?

Uma das dúvidas que todo empreendedor tem é por que ele deve investir nos gatilhos mentais, dentro de uma ação ou estratégia de comunicação e marketing. 

Não se preocupe que nesse artigo, detalharemos os motivos pelos quais sua empresa de tratamento de água deve investir nesses gatilhos. 

As empresas querem velocidade no momento de concluir uma compra. Por isso, existe uma dificuldade no momento de delimitar como tornar esse processo mais rápido, já que contamos com uma concorrência que é cada vez mais rápida. 

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Com isso o questionamento que surge é: como a empresa pode atrair o cliente a ponto de fazê-lo comprar em seu negócio de forma rápida?

Uma das respostas que podem gerar essa motivação se dá pelo uso dos gatilhos mentais. Esses gatilhos geram um estímulo no cérebro para que a tomada de decisão ocorra de forma rápida. 

Diante disso, podemos afirmar que esse elemento é muito importante para persuadir o cliente a tomar uma decisão e por isso, pode ser utilizado em sua estratégia de marketing para aumentar as vendas de peças para CNC.

Neste cenário, podemos afirmar que os benefícios em utilizar gatilhos mentais são:

  • Aumento da lucratividade e do número de vendas;
  • Possibilidade de atrair mais clientes para o seu negócio;
  • Melhor entendimento de quem é seu público-alvo;
  • Compreensão dos gostos e preferências do público e mercado;
  • Possibilidade de nutrir o relacionamento entre empresa e cliente;
  • Mais chances de fidelização do cliente e usuário da marca. 

Se a empresa deseja se aproximar do cliente, assim como desenvolver estratégias de fidelização do usuário, uma forma positiva é utilizar os gatilhos mentais, desde que isso seja feito com prudência e por uma equipe responsável. 

Outro ponto importante é que as empresas precisam investir no uso de gatilhos mentais, porém, com ética e responsabilidade. 

A ideia é que a experiência do cliente seja melhorada em cada ação promovida pela empresa e não que esse gatilho gere um trauma ou uma dor. 

Além disso, o gatilho não é utilizado como uma forma de engano ou de manipulação. Pelo contrário! Persuadir não é enganar e sim, intensificar a argumentação dos motivos pelos quais os clientes devem comprar em seu negócio. 

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Se você for antiético e até mesmo desagradar o cliente, é muito provável que ele não tenha interesse nenhum em comprar em sua empresa. Não queremos que o cliente perca o interesse pelo negócio e sim, que ele possa ser atuante e fidelizado à empresa. 

Principais exemplos de gatilhos mentais 

A partir das orientações que já passamos nesse artigo e do conhecimento mais aprofundado do tema, é importante conhecer quais são os principais gatilhos mentais que podem ocorrer em seu escritório de assessoria contábil, sendo utilizado nas estratégias de marketing da empresa. 

Gerar valor para o cliente

A ideia de gerar valor para o cliente está relacionada com o aspecto da reciprocidade. 

Por exemplo, quando sua empresa cria um material que é útil ao cliente ou faz uma venda consultiva, o cliente se sente especial e tem mais interesse em realizar uma compra em seu negócio. 

A nossa recomendação é que você aposte em uma produção de material que gere valor ao cliente, como é o caso de:

  • Posts para blog;
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Newsletters.

Ou seja, é a produção de um conteúdo sobre cromação de peças, que ajude o cliente a resolver um problema real. 

Outra questão importante é realizar vendas consultivas, ou seja, buscar formas de atender as necessidades do seu cliente por meio da explicação de que aquela ação é importante. 

Uma estratégia para isso também é oferecer ações gratuitas para que o cliente possa conhecer mais sobre o seu negócio. 

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Criar um senso de urgência e/ou escassez

Sem dúvidas, o senso de urgência ou de escassez é um dos gatilhos mentais mais importantes e necessários quando o assunto é comunicação e marketing. 

Esse tipo de gatilho é importante porque traz uma sensação de perda e requer uma ação quase imediata por parte do cliente. 

Por exemplo, a ideia de que só restam 2 unidades em estoque, ou que falta 1 hora para encerrar a promoção mostra ao cliente que se ele não tomar uma decisão rápida perderá a oportunidade de ter um ótimo produto. 

Outros exemplos da aplicação desse gatilho são “corra, pois as vagas são limitadas” ou “esse desconto vale para os 10 primeiros a realizarem a compra”. 

O objetivo dessa ação não é gerar uma manipulação no cliente, mas sim, motivá-lo a realizar a compra naquele momento.

Mostrar a oportunidade como especial

O cliente só vai fechar negócio com sua empresa se ele sentir que se trata de uma compra especial. Isso se relaciona com o que já abordamos nesse artigo referente à questão da escassez. 

Se você comercializa, por exemplo, impressora multifuncional laser monocromática, o cliente precisa sentir que aquela compra é importante, especial e que o desconto é único.

Além disso, ele precisa compreender que ao realizar uma determinada compra em sua loja, ele também está adquirindo um produto que é especial e diferencial no mercado. 

Uma das formas de integrar esse tipo de ação é com o gatilho da novidade. 

Afinal, o que esse gatilho representa? 

Os gatilhos mentais trazem à mente que aquele produto é inovador, diferenciado e diferente! Ou seja, não é um produto que está obsoleto no mercado.

Outra dica ao mostrar uma oportunidade como especial é investir na antecipação.

Essa ideia mostra ao cliente que existe uma novidade e um produto que será lançado. Ou seja, o cliente está se antecipando e recebendo já um produto de qualidade que ainda terá um lançamento nacional. 

Isso vale para qualquer lançamento, seja para o mercado B2b como é o caso de uma máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, como no mercado B2C que é o caso de celulares, bolsa, carro, dentre outros. 

Usar de prova social

Quando falamos sobre o gatilho mental da prova social é importante compreender que seu público-alvo possui necessidades e demandas. Uma delas é buscar conviver bem com as pessoas, assim como viver em grupo. 

O gatilho voltado à prova social traz esse desafio, buscando convencer o seu cliente de que ele necessita de um determinado produto ou serviço para fazer parte de um grupo. 

Por exemplo, considere que uma empresa de gestão financeira está oferecendo um curso de atendimento medico domiciliar.

Nesse momento, a empresa demonstra ao cliente que empresários e pessoas bem-sucedidas e posicionadas no mercado estão tendo bons resultados porque optaram por realizar o curso com ela.

Esse aspecto está ligado também à reciprocidade, que é muito importante quando o assunto é gatilho mental e pode contribuir bastante com os resultados da sua empresa.

Mostrar que é  uma autoridade no assunto 

Um dos gatilhos mentais mais utilizados também é o de ser autoridade no assunto, ou seja, quando sua empresa mostra que tem expertise na situação. 

Isso é fundamental para que o cliente consiga confiar em sua marca, seja para comprar um produto ou um serviço. 

Entendendo que seu escritório de contabilidade São Paulo é uma referência em questões contábeis, o cliente consegue ter mais confiança para realizar suas atividades junto ao seu negócio. 

Mas, como é possível aplicar o gatilho mental de autoridade?

Para aplicar esse tipo de técnica é importante desenvolver conteúdos que tragam uma explicação ao cliente sobre um determinado tema, assim como que se mostre como inovador. 

Dentro do tema contabilidade é possível escrever sobre:

  • Quais são os erros graves que as empresas cometem na área financeira?
  • Como regularizar sua MEI?
  • Como estar em dia com a Receita Federal?
  • Como identificar o melhor regime tributário para sua empresa?

A partir de todo o conhecimento adquirido sobre esse tipo de gatilho mental, não perca mais tempo e passe a utilizá-lo em seu negócio. 

Lembre-se que o tempo de empresa aberta e o número de clientes atendidos também influencia na produção de conteúdo voltada à autoridade. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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