Qual a importância da pesquisa de palavras-chave?

16 de fevereiro de 2021

O uso de palavras-chave é fundamental para elevar o SEO de qualquer site. É com estas palavras que as ferramentas de busca conseguem encontrar seus textos, apresentando o conteúdo para uma pessoa que pesquisou algo similar ao seu conteúdo.

As palavras-chave, ou keywords, são o elemento principal em qualquer pesquisa. Esses termos podem ser compostos de uma ou mais palavras, e representam a dúvida que o consumidor possui.

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Para conseguir gerar um melhor engajamento, uma empresa de usinagem, por exemplo, deve apostar no uso de palavras-chave correspondentes ao seu tema, bem como na criação de uma série de conteúdos interessantes, que alcançarão as pessoas certas.

Assim, quando alguém precisa de algo, as palavras digitadas nos motores de busca serão procuradas por robôs que vasculham bancos de dados pela internet, buscando os conteúdos que apresentam maior similaridade.

Neste caso, é importante você pensar em utilizar palavras-chave relevantes quando criar conteúdo para divulgar seu material, conseguindo assim alcançar melhores resultados de engajamento e um público que se agrade com o conteúdo.

É importante saber, entretanto, que muitas empresas utilizaram palavras-chave errado durante muito tempo.

Para conseguir conquistar uma quantidade maior de pessoas acessando o conteúdo, essas empresas fizeram páginas de palavras-chave, além de colocar palavras não relacionadas ao conteúdo, apenas para ganhar engajamento.

Então, lembre-se: se você quiser vender filtro ciclone, por exemplo, uma boa forma é através de conteúdos que apresentem o produto e suas soluções. Para isso, é preciso identificar as palavras-chave certas para alavancar seu público.

Por que as palavras-chave são tão importantes?

Você pode ter um conteúdo de qualidade e um produto ainda melhor, mas a única forma de estar na internet e espalhar seu conteúdo para novos públicos é sabendo se posicionar. As palavras-chave são o que seu site precisa para ser levado até a casa das pessoas.

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Isso significa a diferença entre ser um site acessado e com conteúdos que alcancem pessoas e gerem negócios, e um site que acaba ficando para trás, sem visualizações e sem tentativas de contato por parte de clientes.

Assim, um conteúdo sobre, por exemplo, bomba de diafragma que possua as palavras-chave corretas acabará encontrando muito mais usuários interessados.

A ligação com o Marketing de Conteúdo

Inclusive, um dos principais favorecidos pelo uso correto de palavras-chave é o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia de marketing digital é uma importante ferramenta para conseguir melhores resultados com seus negócios.

Isso porque o perfil de clientes mudou. Hoje, é muito difícil encontrar pessoas que simplesmente compram algo que é apresentado a elas. A facilidade da internet possibilitou aos consumidores se tornarem mais exigentes.

Então, quando uma necessidade recai sobre um consumidor, ele não quer ser empurrado para algum tipo de produto em específico. Quer informações e possíveis soluções para seu problema. Pensando nisso, foi criado o Marketing de Conteúdo.

Essa estratégia nada mais é do que criar material relevante, que faça os visitantes de seu site saírem satisfeitos com as respostas que procuravam. Isso cria um senso de autoridade para sua empresa.

Dessa forma, se você trabalha com manutenção de áreas verdes, por exemplo, é necessário criar um conteúdo interessante, pois essa é uma excelente forma de expandir seu mercado.

Lembre-se, a competição na internet é muito acirrada. A cada dia, milhares de novos sites surgem, com boas propostas e conteúdos interessantes. Por isso, destacar-se é fundamental. 

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As palavras-chave nesse aspecto surgem como catalisadores de alavancamento de seu site. Entretanto, é preciso ter consciência com o uso desse tipo de ferramenta. Você tem que ter seus objetivos claros.

Querer que as pessoas te encontrem é uma coisa, mas desejar que seus futuros clientes tenham os problemas solucionados por você é outra diferente. Quanto mais você se preocupar com as necessidades dos clientes, melhor será seu conteúdo.

Então, definir os passos que serão levados até a conversão em vendas do cliente é fundamental. As palavras-chave irão auxiliar o cliente a encontrar o que ele precisa, principalmente para solucionar sua necessidade, mas não é tudo.

Um visitante que chega em seu site com dúvidas pode sair satisfeito, mas com o desejo de conhecer mais sobre o conteúdo apresentado. Ele então se torna um lead, avançando no funil de vendas da empresa.

Assim, uma pessoa interessada em uma empresa de contabilidade para micro empresas, por exemplo, pode acabar se engajando em um relacionamento com sua companhia por conta das palavras-chave utilizadas corretamente.

Quando ele chega no fim do funil, já próximo de efetivar a compra, precisa sentir a segurança de que está fazendo a coisa certa. Isso só é possível quando há uma preocupação maior em criar conteúdos que deixem o cliente mais tranquilo.

Uma boa estratégia para utilizar as palavras-chave em cada momento correto da negociação é pensar nelas como respostas para perguntas. Isso porque o primeiro contato que o público terá com seu site será através de buscas usando esses termos.

Como definir quais palavras-chave eu devo usar?

Depois de escolher algumas palavras-chave básicas para seu conteúdo, é importante identificar pontos que podem ser fundamentais para conseguir melhores resultados.

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Assim, é preciso levar em conta alguns fatores importantes para conseguir definir os melhores termos, principalmente para alcançar resultados positivos com o engajamento correto do público. Assim, mais pessoas serão atingidas com suas palavras-chave.

Personas

As personas são uma importante ferramenta para o marketing digital. Trata-se da criação de um cliente idealizado, com vontades, desejos e um histórico. Essa persona deve ser o foco de toda sua criação de conteúdo.

Identifique se sua persona se interessa pelo conteúdo de auditoria blindagem segurança, se este for o seu caso, por exemplo, bem como o que você pode fazer para melhorar o engajamento gerado com este público. 

Uma vez que você esteja criando um conteúdo para seu site ou blog, é preciso compreender quais são as pessoas que serão afetadas pelo material.

Então pense, ao utilizar as palavras-chave em seu texto, o quão relevante é o conteúdo que está sendo criado para a persona que procura por esses termos em uma ferramenta de busca.

Entender como seu público faz as buscas na internet é uma excelente maneira de encontrar as palavras-chave adequadas.

Estratégia

Definir seus objetivos é uma parte importante para definir as melhores utilizações das ferramentas de marketing que você pretende usar.

Por isso, sua estratégia deve ser um guia de produção de conteúdo, focando nos resultados que deseja alcançar para a empresa, seja aumentar o número de vendas, ampliar os acessos ou conquistar mais leads, essa etapa estratégica é fundamental.

Se você quer oferecer ERP para pequenas empresas, por exemplo, precisa saber quais ações tomar para gerar um melhor engajamento.

Invista em termos que remetam ao seu objetivo quando utilizar palavras-chave. Se você pretende vender mais produtos, pode utilizar palavras como “comprar”, “benefícios” ou “vantagens”, para criar conteúdos sobre um determinado produto.

Concorrência

Para conseguir compreender como o mercado está, uma boa estratégia é identificar quais palavras-chave seus concorrentes têm utilizado. Assim, você identificará quais termos estão em alta, para conseguir produzir conteúdos adequados.

Outra opção interessante é pesquisar grandes empresas de seu segmento, ainda que não sejam concorrentes diretos. Essas empresas costumam ditar regras do mercado, e podem apresentar ideias muito melhores para a criação de conteúdo.

Outras empresas que vendem cápsulas de café espresso podem estar tomando rumos certos para as estratégias digitais, por isso é importante ficar atento, garantindo boas ideias para a sua marca, se este for o seu caso.

Isso vai desde a utilização em si das palavras-chave, passando pela linguagem utilizada na produção, até quais são os locais onde as ações são veiculadas.

A pesquisa com a concorrência pode ser útil em vários aspectos, tanto para compreender quais são as ações que estão funcionando e tentar levá-las para sua empresa, como identificar elementos que não estão dando certo para evitar utilizar essas técnicas.

Usando ferramentas adequadas

Existem diversas aplicações que têm o objetivo de auxiliar profissionais de marketing a compreender as palavras-chave, suas utilizações e quais estão em alta no momento. 

Por isso, é importante ter em mente que as ferramentas são grandes auxiliares de toda a estratégia.

Assim, quando você optar por utilizar as palavras-chave em um determinado ambiente, poderá fazê-lo com a certeza de estar no caminho certo.

Dentre as opções do mercado, as principais ferramentas de apoio para encontrar as palavras-chave corretas para seus conteúdos são:

  • Google Keyword Planner;
  • Semrush;
  • Keywordtool.io;
  • UberSuggest.

Existem diversas outras opções no mercado, mas estas são as mais completas e importantes para conseguir identificar as vantagens da utilização de palavras-chave em seus textos.

Além disso, as ferramentas de análise seguem sendo fundamentais para qualquer planejamento de marketing que você decida fazer. Isso porque essas ferramentas auxiliarão na compreensão do que está sendo desenvolvido com seu trabalho.

Considerações finais

O mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, criar estratégias que façam sua empresa se destacar é fundamental. Na internet, utilizar as palavras-chave corretamente pode acabar conquistando muito mais resultados para sua empresa.

Por isso, saber se posicionar na internet com essas ferramentas é uma estratégia de crescimento fundamental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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