Quais são as vantagens da criação de site?

1 de fevereiro de 2021

Hoje em dia, investir na criação de site institucional é uma necessidade para qualquer empresa. Inclusive, estar na web é importante, mas essa presença precisa ser construída de maneira positiva.

A internet trouxe muitas mudanças para nossa vida, como no caso da comunicação e da relação de consumo. Sendo que o site é o canal oficial de uma marca na web, é ali que o consumidor conhece um pouco mais a empresa, seus produtos e serviços.

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Não ter um site institucional é visto, hoje, com desconfiança pelos consumidores. É como não ter um telefone anos atrás.

Também é nessa plataforma que os consumidores conseguem se comunicar com a companhia e, claro, fazer compras. As vendas pela internet crescem continuamente, sendo que a tendência é que se tornem a principal modalidade.

Sendo assim, marcas sem site tendem a perder oportunidades de negócio. Tudo isso significa que mesmo que você tenha ótimos perfis ativos nas redes sociais e um blog recheado de conteúdo, nada substitui a importância do site.

Ele é a base de toda estratégia de marketing digital do seu negócio. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar as vantagens de ter um site e como impulsionar o seu negócio por meio dele. Confira!

Conheça as vantagens de ter um site

A internet é um espaço democrático e que quebra barreiras entre as empresas e o mundo, ou seja, você pode fazer negócio com marcas e pessoas de outros países.

A base dessa troca é o site, ele funciona como um cartão de visita on-line, onde os usuários podem encontrar mais informações sobre produtos e serviços antes de fazer uma compra.

Dessa forma, as companhias, como uma empresa de segurança eletrônica, precisam, além de ter um site, fazer com que ele seja bonito e funcional.

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O Google facilita a vida das pessoas e, hoje, só no Brasil, mais de 70% dos consumidores pesquisam informações na plataforma antes de fazer negócio.

Em outras palavras, ter um site é fundamental para aumentar a visibilidade da organização, fechar mais vendas e ter acesso a diversas outras vantagens.

Uma delas é ter um espaço exclusivo para a marca, que diferentemente das redes sociais, permite que a empresa tenha mais exclusividade.

É o administrador quem gerencia as publicações, decide o layout, dentre outros pormenores, de acordo com a identidade visual e o conceito da marca, visando às necessidades do público-alvo.

Ademais, as redes sociais tendem a mudar com o passar do tempo, enquanto o site estará disponível por tempo indeterminado.

A internet é, hoje, o principal meio de comunicação, então, se alguém precisa comprar algum item, como motor Garen, faz uma rápida pesquisa e encontra o que precisa.   

As páginas encontradas garantem mais visibilidade para o negócio, aumentam suas chances de sucesso e trazem mais reconhecimento, sem que para isso você precise fazer altos investimentos.

Estamos falando de um canal de fácil acesso, que transmite uma grande quantidade de informações e chega até a sua audiência de maneira fácil e rápida.

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Basta apenas mantê-lo sempre atualizado com informações relevantes e bons conteúdos, e investir na divulgação dos produtos e serviços por meio dessa plataforma.

Assim, a empresa conquista a confiança de clientes e potenciais clientes, bem como se torna mais relevante no mercado. E por conquistar a confiança dessas pessoas, o relacionamento com elas também melhora.

Daí a importância de enxergar esse canal como plataforma de conteúdo. Se uma fabricante de bomba de água centrífuga, por exemplo, investe em materiais que esclareçam e eduquem seu público-alvo, ele começa a confiar mais nela.

Isso gera mais engajamento, consegue captar mais clientes, fidelizar os que você já tem e fazer com que os consumidores se interessem pelas suas soluções.

Também há um aumento das vendas, visto que o site também pode ser considerado uma vitrine virtual. A marca expõe e vende seus produtos e serviços a qualquer hora e para qualquer lugar do mundo.

É uma forma de se manter disponível 24 horas por dia, o que favorece a decisão de compra dos consumidores.

Toda ação realizada dentro dessa plataforma é mensurada, portanto, a marca consegue saber como está o desempenho do site. As informações podem estar relacionadas a questões como:

  • Tráfego;
  • Como chegaram ao site;
  • Origem das visitas;
  • Páginas visitadas;
  • Tempo de permanência;
  • Entre outros.

Todas essas informações ajudam, por exemplo, uma fabricante de cobertura em policarbonato em Parana a melhorar cada vez mais o seu canal.

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Também são maneiras de entender o comportamento dos visitantes, tomar as melhores decisões e otimizar links e páginas, o que garante o melhor retorno para a companhia.

Existem algumas estratégias que podem impulsionar o seu negócio por meio do site, e é sobre isso que vamos falar no tópico a seguir. Acompanhe!

Como impulsionar a empresa pelo site?

Se o site é um canal base para a sobrevivência de um negócio na web, é necessário investir nele para impulsionar a marca. 

Para isso, é preciso fazer uso de algumas estratégias específicas, como:

Conhecer a audiência

Você sabe quem é seu público-alvo e como ele se comporta na internet? Tendo essa informação, fica mais fácil direcionar o conteúdo e criá-lo com base em uma linguagem mais adequada.

Para entender melhor a audiência, uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, pode usar o Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta gratuita que explica o comportamento dos visitantes de uma página.

É possível saber a origem dos acessos, quais os conteúdos que foram mais acessados, quanto tempo os visitantes permaneceram e também como estão as taxas de conversão.

Usar SEO

SEO é uma estratégia de otimização de páginas, para que elas apareçam nos primeiros resultados de pesquisa.

Lembra quando falamos que o consumidor atual pesquisa tudo no Google antes de fazer uma compra? Pois bem, as pessoas só acessam os links que estão na primeira página e, geralmente, entre as primeiras posições.

Para estar lá, é necessário investir em SEO, por exemplo, escolhendo boas palavras-chave, que são termos que o seu público-alvo utiliza para pesquisar produtos e serviços que o seu negócio vende.

Além de escolher bem esses termos, é necessário saber distribuí-los ao longo do texto, para que o Google consiga rastrear melhor o seu conteúdo.

Por exemplo, se uma loja de materiais de construção escolher a palavra-chave “lustre para banheiro”, vai inseri-la ao longo do conteúdo, como no título, meta-descrição, corpo do texto, etc.

Outra estratégia de SEO importante é garantir que o seu site seja responsivo, pois dessa forma ele pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo. Isso é importante porque as pessoas acessam a internet cada vez mais pelo celular.

Sites responsivos se ajustam a qualquer tamanho de tela e permitem uma navegação tranquila. Se ele demorar a carregar ou contar com uma péssima definição em telas menores, o visitante vai abandonar a página e encontrar o que precisa na concorrência.

Conteúdos de qualidade

Os conteúdos de qualidade são a resposta para as pesquisas dos usuários, então, se alguém pesquisar sobre piso autonivelante PU, vai encontrar nos primeiros resultados os conteúdos mais relevantes.

Para criar esses materiais, é importante focar em um nicho, que no caso das empresas é aquele em que atuam.

Também é necessário ter ideias originais e trazer algo inovador, pois isso é apreciado tanto pelo Google quanto pelo público-alvo.

Faça um esboço antes de escrever o conteúdo definitivo, reunindo ideias, termos mais adequados e os tópicos que serão abordados.

Depois de escrevê-lo, é importante contar com a ajuda de um revisor que corrija o texto. Erros de ortografia podem pegar mal para a marca, bem como afastar a sua audiência.

Variar os formatos

As empresas, como uma de aplicação de bona, não precisam se apegar apenas aos textos, podendo variar o formato da publicação. Inclusive, variar é uma forma de entregar aquele tipo de material que mais agrada seu público-alvo.

Bons conteúdos podem ser podcasts, vídeos, infográficos, entrevistas e muitas outras opções. O segredo é soltar a imaginação e servir de bandeja o que seus visitantes mais gostam.

Conclusão

A internet é um veículo de comunicação poderoso, que faz uso de diferentes canais, como no caso do site. O objetivo dele é permitir que as marcas tenham seu próprio espaço e possam se relacionar com os consumidores de maneira mais segura e exclusiva.

Portanto, nenhuma organização deve deixá-lo de lado, acreditando que outras plataformas possam substituí-lo.

Num primeiro momento, o perfil numa rede social pode servir, mas a partir do momento em que o consumidor se interessar pelo seu produto, é no site da empresa que ele vai procurar mais informações.

Se todas as ações começam e terminam nessa plataforma, não tem como sobreviver sem ela. Então, a hora de criar o site do seu negócio é agora, sendo que quanto mais você esperar, mais oportunidades vai perder.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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