11 plataformas gratuitas para buscar inspiração

29 de junho de 2022

Trabalhos criativos e a resolução de problemas no dia a dia exigem inspiração. No entanto, o alto volume de demandas pode ocasionar os chamados bloqueios criativos, e é importante saber que existem jeitos de driblar isso.

Seja para um projeto de design gráfico, montagem na indústria ou moda, a fase de pesquisa de referências é a que mais precisa de atenção.

Vamos guiá-lo por todo o processo de criação, desde o início até o desenvolvimento do produto final. Hoje apresentaremos a você sites gratuitos para se inspirar e ser criativo, evitando bloqueios e atrasos. Venha conferir!

Publicidade:

11 sites gratuitos para se inspirar

Você certamente já ouviu a frase “Nada se cria, tudo se copia”. Apesar de taxativa, ela tem um fundo de verdade.

Afinal, todo trabalho criativo, desde copywriting a webdesign, deve partir de referências pré-estabelecidas. Não como cópia, mas como base para desenvolver novas e boas ideias.

Listamos a seguir 11 plataformas gratuitas que os profissionais podem usar a fim de expandir o leque de referências, veja.

  1. Design inspiration

    O Design Inspiration é uma coleção de ideias e projetos que permitem rolar a página infinitamente para avaliar projetos de pura criatividade.

    Além disso, possibilita pesquisa por categoria ou cor (usando um código hexagonal ou conta-gotas) para obter os resultados que melhor atendem às suas necessidades.

    Usado por milhões de criativos em todo o mundo, você também pode usar o Design Inspiration para compartilhar seus projetos e artes.

    Assim, quem precisa de ideias para elaborar a identidade visual do escritório de contabilidade São Paulo, por exemplo, pode acessar esse site e verificar referências e diretrizes cruciais para o setor.

  2. Adobe Color

    A cor é a base de uma composição, seja ela virtual ou impressa. Assim, os tons precisam dar identidade ao trabalho, além de sugerir sensações e emoções – e, para isso, devem ser escolhidas com cautela.

    Publicidade:

    O Adobe Color é um aplicativo online e gratuito da Adobe que permite pesquisar e criar paletas de cores, bem como localizar referências e padrões com base em imagens.

    Na plataforma, você pode criar uma paleta no círculo de cores no centro da tela. Há cinco exemplos dentro, selecionados com uma bolinha (na paleta, indicados por retângulos chamados A, B, C, D, E) e que podem ser editados de acordo com seus interesses.

    O site organiza as tonalidades de acordo com a saturação e o brilho, por exemplo. Uma ferramenta muito útil para unificar a marca através da identidade visual.

    Para além do círculo de cor para a criação da paleta, é possível explorar referências e tendências, criar uma biblioteca e até extrair de outros materiais que já criou.

  3. TemplateMonster

    As plataformas de temas são um ótimo lugar para buscar inspiração para o design do seu site. Inclusive, se você tiver o orçamento e encontrar um tema que goste, poderá comprá-lo diretamente na biblioteca do site.

    Além disso, os desenvolvedores de modelos geralmente seguem as práticas de design recomendadas para criar produtos.

    Isso permite que usuários não técnicos modifiquem e usem facilmente o modelo sem precisar mexer na estrutura geral, não comprometendo aspectos técnicos de posicionamento, por exemplo.

    No entanto, é preciso atenção. Isso porque a maioria dos temas pré-criados correm o risco de parecerem genéricos.

    O TemplateMonster oferece uma solução exatamente nesse sentido, visto que disponibiliza uma variedade de opções e categorias.

    Publicidade:

    Com mais de 32.000 modelos, você pode acessar e navegar por um número quase ilimitado de inspirações e dar forma ao site conforme o desejo e segmento, indo desde um sistema de gestão financeira para pequenas empresas, passando por um blog de culinária, até um modelo de e-commerce para venda de produtos criativos para presente.

  4. Playlists do Spotify

    É comprovado cientificamente que a música afeta o modo como nosso cérebro funciona.

    Ela estimula a criatividade e faz com que os pensamentos saiam fora do óbvio. Ou seja, é ótimo para quem trabalha com ideias!

    O Spotify tem várias playlists recomendadas para “afugentar” o bloqueio criativo.

    A Creativity Boost (impulso de criatividade), por exemplo, apresenta canções experimentais e inovadoras, que prometem promover a inspiração.

    Já a Brain Food (alimento para o cérebro) contém faixas dedicadas a atividades que demandam mais concentração.

    De modo semelhante, a playlist Deep Focus (foco profundo) é indicada para os momentos em que os profissionais querem um som ambiente para embalar as atividades do dia a dia, principalmente no que tange processos de atenção, como assessoria contábil e acompanhamento de planilhas.

  5. Behance

    A plataforma Behance da Adobe foi projetada para permitir que os usuários exibam e descubram trabalhos criativos.

    Ele funciona como um portfólio online onde você pode postar seu próprio material, acompanhar e monitorar os perfis e projetos favoritos.

    Sendo assim, também é uma maneira de se conectar a outras pessoas criativas e criar networking e referências.

    Publicidade:

    Na plataforma, você pode navegar por diferentes categorias, como:

    • Design;
    • Fotografia;
    • Moda;
    • 3D.

    Com o aplicativo para celulares, os usuários podem continuar a conversar, acessar o conteúdo promovido pelo Adobe Live e postar stories que aparecem em sua página inicial.

  6. Tumblr

    Lançado em 2007, o Tumblr é um microblog que permite que os usuários postem diferentes tipos de conteúdo, incluindo texto, imagens, vídeos, GIFs e diálogos.

    Muito popular no passado, a plataforma também serve como uma ferramenta inspiradora para seguir perfis, compartilhar e seguir conteúdos e encontrar diferentes categorias de fotos, desde ilustrações cotidianas até imagens mais técnicas como de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço.

    Com as atualizações da plataforma, é possível seguir hashtags para navegar por conteúdos semelhantes ou que pertençam à mesma categoria, bem como acessar diferentes perfis que abordem o tema taggeado.

    Há também uma aba de “Exploração”, em que é possível visualizar os conteúdos e temas mais populares e que são recomendados para o seu perfil, conforme as curtidas.

    Cabe ressaltar que a plataforma pode ser acessada tanto no desktop quanto no celular.

  7. Design Culture

    Acompanhar blogs de design é bastante recomendado para ter novas referências e se inspirar.

    Nesses canais você pode identificar tendências, conhecer os últimos lançamentos da sua área e se manter atualizado sobre os resultados dos principais concursos, por exemplo.

    Portanto, é necessário adicionar portais e plataformas de design aos seus favoritos. Um dos principais e mais completos exemplos do setor é o Design Culture.

    Fundado em 2012, o portal já conquistou prêmios e é referência para países de língua portuguesa, disponibilizando conteúdos diários sobre criatividade, design, publicidade e comunicação, cultura, arte e atividade criativa e empreendedora.

  8. Brainstorm9

    O Brainstorm9 é um dos sites mais tradicionais do Brasil dedicado a profissionais criativos.

    É especificamente focado em publicidade, com boas dicas de design e podcasts direcionados para esse tópico.

    Vale a pena visitar e conhecer as opiniões de celebridades nos mercados de cultura digital, inovação e negócios.

    Os materiais sobre design geralmente giram em torno da construção de novas identidades visuais para grandes empresas, atendendo desde consultoria de contabilidade até o processo criativo da formulação de grandes e renomadas multinacionais.

    Então, para se manter a par de novas ideias e formas de trabalhar, o Brainstorm9 é muito recomendado.

  9. Reddit

    O Reddit, junto com Google e YouTube, é um dos três sites mais visitados nos Estados Unidos.

    Basicamente, essa plataforma compartilha (quase) as mesmas premissas do antigo Orkut. Na prática, é uma comunidade online na qual o conteúdo é dividido em sub-comunidades (chamadas subreddits) geradas pelos usuários.

    Assim como existem subreddits, cujo único objetivo é compartilhar o meme de Game of Thrones, também existem subreddits políticos. Ou seja, há uma segmentação detalhada e grupos específicos para cada tipo de mensagem a ser compartilhada.

    Cada um de seus nichos sociais apresenta padrões, mas se mostram – de forma geral – bastante interessantes para quando você precisa de ideias para conteúdo.

    Isso porque as pessoas compartilham dúvidas, medos, dicas e bons conteúdos que visam sanar os tópicos levantados, além de permitir a interação direta dos usuários.

    A boa notícia é que ele pode ser usado para quase todas as áreas, desde entretenimento ou brinquedos para cachorros hiperativos, até nichos de negócio, ou mesmo compartilhamento de lendas.

    Além disso, por serem pessoas reais, você sabe exatamente qual linguagem deve usar para se comunicar bem com elas. Isso ocorre porque o texto desempenha o papel proposto e possibilita a identificação do público que você deseja alcançar.

    O Reddit também é o berço de muitos conteúdos virais. Logo, quem precisa se manter antenado a respeito da internet e das principais discussões nesses ambientes tem de marcar presença lá.

  10. Designerd

    O portal Designerd é um site de design, ilustração e arte.

    Repleto de novos projetos, dicas para se tornar um profissional melhor e links para artigos gratuitos que especialistas gráficos podem baixar, este site é um dos principais pontos da web quando se trata de design.

    Ele se divide em três áreas: dicas, webdesign e design gráfico.

    Ao escolher, o leitor pode optar por ler cada um desses tópicos individualmente ou visualizar todas as postagens sobre a categoria de uma só vez.

    O site também possui perfis nas principais redes sociais e no YouTube, nos quais conteúdos adicionais são postados com frequência.

  11. BuzzSumo

    Essa ferramenta serve, primariamente, para analisar tráfego de sites e potencializar estratégias de SEO e pesquisa de palavras-chaves.

    No entanto, é definitivamente útil investir em tópicos atuais, por isso também é muito necessário monitorar os tópicos mais compartilhados na web e obter insights de conteúdo em tempo real.

    Ao pesquisar por assuntos, a ferramenta identifica qual página tem mais cliques e até de onde eles vêm. Com isso, é possível identificar também dicas sobre em que sites postar material sobre peças para CNC, por exemplo.

    Em outras palavras, é uma informação inestimável para o desenvolvimento de conteúdo de qualidade e impacto, bem como quais caminhos e parcerias fazem mais sentido para o tema proposto.

    No entanto, há limites para pesquisas gratuitas por dia, então escolha sabiamente os temas que você deseja pesquisar.

Considerações finais

A criatividade está no alicerce de várias modalidades de trabalho: marketing digital, marketing de conteúdo, design, fotografia…

As plataformas que acabamos de listar são ótimas para dar um start na identidade visual e diversos insights que podem ser empregados ao negócio, inclusive em segmentos que são tido como menos criativos, como administração de condomínios, por exemplo.

No entanto, não se esqueça que descansar também é muito importante para manter o fluxo e pleno funcionamento mental. Equilibrar horas de trabalho e horas de lazer é essencial para manter a criatividade. Afinal, uma mente cansada não executa a ligação de sinapses de forma correta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap