Palavras-chave: o que são e por que fazer pesquisas sobre

27 de janeiro de 2022

Podemos considerar as palavras-chave como termos compostos por uma ou mais palavras. O uso desses termos é usado, principalmente, para realizar buscas nos navegadores. 

Conhecida também como keyword, as palavras-chave são o principal instrumento de pesquisa utilizado na internet. De forma resumida, esses termos são formados por suas respectivas dúvidas com o intuito de obter suas respostas. 

Fica mais fácil de entender o significado das keyword quando imaginamos que toda busca se origina de uma ou mais palavras, que logo são apresentadas no buscador a fim de sanar a dúvida ou problema. 

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Para o marketing, as palavras-chaves são frequentemente usadas para direcionar os usuários para aquilo que a empresa, ou usuário queiram que as pessoas vejam.

Ou seja, se a pesquisa foi pontual, como “empresa de cobertura metálica“, por exemplo, as respostas logo serão mostradas de acordo com o algoritmo do Google. 

Na prática, ao definir uma keyword para a sua página, automaticamente você está dizendo para o Google que o seu site está tratando daquele termo em específico. 

No mundo digital, as palavras-chave e as estratégias de marketing possuem muitas vantagens que fazem com que as pessoas passem a aderir-las, entre elas:

  • Aumenta o alcance;
  • Gerar novos leads;
  • Aumenta o número de vendas;
  • Desenvolve materiais mais profissionais.

Dependendo da forma que a pesquisa for feita, a pessoa que utilizar as palavras presentes na palavra-chave no buscador, consequentemente aparecerá o seu site como recomendação do próprio Google. 

Uma das principais dúvidas que norteia esse assunto, são as diferenças entre: palavra-chave e palavras-chave, no plural. 

No caso, é muito comum encontrar pessoas que acabam confundindo o significado dos dois termos, contudo, ao falar no plural, é necessário um nível de atenção maior. 

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A confusão mora no momento em que dois termos de uma palavra composta são formados por substantivos, assim, ambos vão para o plural. Palavra é um substantivo, assim como chave. Logo, a regra também pode ser aplicada. 

É preciso, nesse momento, colocar em prática alguns conhecimentos de português. A norma gramatical afirma que, quando o segundo termo especifica uma função primeiro, o segundo permanece no singular. 

No fim, entendemos que, em vez de palavras-chaves, a gramática correta de escrita é palavras-chave. Desse modo, após entender a dúvida gramatical, podemos compreender melhor o significado das palavras-chave para um negócio. 

A importância das palavras-chave para um negócio

Entender como as keyword são significativas para um negócio é fácil. São elas que, se usadas da maneira certa, mostrarão ao mundo todos os conteúdos que a sua empresa pode apresentar na internet. 

Para o site ou página do seu negócio, as keyword significam como uma porta de entrada para ser encontrado, lido, compartilhado e curtido. 

Com isso, uma empresa de reforma e construção, por exemplo, pode optar pelo uso de palavras-chave para aumentar o seu alcance no mundo digital. 

Por outro lado, a ausência dessa técnica faz com que o seu negócio passe a ser despercebido, ou em outros casos, é ignorado. 

Deste modo, as palavras-chave se tornam tão importantes para os empresários, pelo simples fato de ser uma estratégia para conseguir um alcance maior na internet do que outros termos. 

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O fator alcance, por sua vez, é uma das grandes ambições dos empresários ao iniciarem no mercado. 

Dessa forma, podemos usar uma empresa especializada em tratamento de efluentes, que atua em uma área bem específica e, para isso, é preciso utilizar as keywords para conseguir uma base de público maior. 

Contudo, falar sobre keyword é também comentar sobre o marketing de conteúdo, isso porque ambos andam lado a lado nos materiais desenvolvidos para serem postados na internet. 

Sabemos que, quando uma empresa decide investir nas estratégias de marketing, o principal objetivo é aumentar o número de leads e, consequentemente, as vendas realizadas. 

Ou seja, usar a estratégia de palavras-chave, atualmente, pode ser aplicada em várias empresas que trabalham com vendas diretas. 

Além disso, esse também é o caso de organizações focadas em ser um distribuidor adubo, por exemplo, que precisa de uma base de clientes para conseguir, consequentemente, número de vendas. 

Assim como o mercado de trabalho, a internet também é um espaço em que a concorrência é muito grande. Portanto, o seu conteúdo naturalmente vai enfrentar inúmeras competições. 

Quando utilizamos os mecanismos de busca, as fronteiras são menores e os resultados em cada pesquisa, de certo modo, estão em várias possibilidades presentes nos dedos dos usuários ao pesquisarem na internet. 

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Pensando dessa forma, podemos imaginar que até mesmo uma palavra fora do objetivo da pesquisa, possa distorcer todos os resultados. 

Pense que, se pesquisarmos sobre “empresas de terraplanagem e pavimentação” por exemplo, uma única palavra diferente do que foi colocada poderia ser capaz de me mostrar resultados que não são do interesse. 

Nesse contexto, não basta desenvolver uma série de palavras-chave e distribuí-las em suas postagens. 

Lembre-se que a internet também sofre com muita concorrência, portanto, para se destacar, é necessário ter um pensamento mais estratégico e cuidado a respeito do uso das keywords. 

Com isso, pense que a necessidade de utilizar as palavras-chave é apenas mais uma, dentre as estratégias digitais disponíveis para impulsionar o alcance do seu negócio. 

Na internet, um dos primeiros objetivos de uma empresa é ganhar o seu lugar no mercado digital, porém, o uso das palavras-chave vai além disso. 

Diante disso, é preciso entender que, você tem um funil de conversão com etapas definidas, o que significa que o seu negócio já possui um tipo de público com diferentes perguntas a serem feitas. 

No momento em que um cliente busca por um determinado produto, ele ainda está querendo saber sobre itens básicos referentes ao universo que insere o seu negócio e suas respectivas mercadorias. 

Ou seja, se o cliente busca por um serviço, como empresas focadas em administração de condomínios, por exemplo, é extremamente necessário que a organização tenha um escopo de material para que o cliente tenha noção do que se trata. 

Por outro lado, o usuário que estiver no meio do funil provavelmente está desenvolvendo várias pesquisas para saber qual os benefícios de cada marca. 

Há uma outra perspectiva também que é, quando o cliente já está no processo de decidir a compra de um produto, e que ao mesmo tempo, precisa de segurança para saber se a decisão que está prestes a tomar é, de fato, correta. 

Cada um desses grupos citados acima, possui um conjunto de termos específicos com as palavras-chave, que por sua vez, são escolhidos para ser digitados nos mecanismos de busca. 

Desse modo, é necessário reconhecer esses grupos para fazer o melhor uso deles na hora de produzir os conteúdos estratégicos do site. 

Esses materiais que serão desenvolvidos, é de suma importância para a empresa pelo fato de que, serão o primeiro contato entre a marca e o público. 

Esse contato inicial é capaz de decidir se o cliente irá fechar o site, ou continuar para finalmente, fazer uma eventual compra. 

Isso pode ser aplicado em certos casos, como uma empresa de forro acustico, por exemplo, que trabalha com contratos diretos e, se aplicar as palavras-chave, irá potencializar os resultados. 

Cada keyword deve ser utilizada como uma pergunta que deve ser, preferencialmente, esclarecida de modo objetivo e sem meias palavras. 

Até então, é possível observar como o marketing de conteúdo consegue andar ao lado das palavras-chave, afinal, os materiais a serem desenvolvidos devem estar munidos com os principais termos utilizados pelo público-alvo, justamente para alavancar o número de leads. 

Como saber as palavras-chave corretas?

Por fim, entenda que para utilizar as palavras-chave corretas, é preciso que inicialmente seja feito um estudo para entender a persona do público-alvo.

Isso deve ocorrer de forma calma, afinal, é uma fase a ser considerada para conseguir reunir todas as características do consumidor. Isso consiste em entender suas principais necessidades, dores e vontades.  

Ao desenvolver os conteúdos que busca vincular no seu site, ou página de rede social, pense sempre na sua persona. Isso tornará o material, automaticamente, valioso. 

Exemplificando, as postagens de uma empresa de cálculo estrutural devem, por sua vez, serem desenvolvidas por meio das principais campanhas e opiniões das pessoas que vivem com essa área. 

Finalizando, considere fazer outra pesquisa. Nesse caso, trata-se de pesquisas voltadas para os concorrentes, a fim de entender como é o funcionamento de suas operações, para que algo possa ser aproveitado e utilizado em seu negócio. 

Dependendo do caso, as atividades podem ser otimizadas, e isso fará com que a sua empresa seja diferente das demais. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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