O que fazer para valorizar a sua marca?

8 de maio de 2021

Vivemos uma época em que as grandes empresas têm toda uma filosofia de trabalho e falam sobre “cultura corporativa”. Mas será que qualquer negócio pode valorizar sua marca e com isso melhorar seu posicionamento perante o público?

Certamente, sim, e a razão é bastante simples. É que também vivemos a época de maior competitividade e concorrência que o mercado já viu nas últimas décadas, especialmente após o advento da internet, das redes sociais, dos motores de busca e daí em diante.

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Imagine só, se fizermos uma pesquisa sobre algo como segurança eletronica para empresas, em poucos segundos encontramos milhares de resultados perto da gente. Tudo isso na palma da mão, por meio de um smartphone ou tablet.

Portanto, quando falamos em valorizar a sua marca, já não estamos falando apenas para grandes empresários ou multinacionais. Hoje uma oficina de bairro precisa pensar em publicidade, em marketing e até mesmo em branding, se quiser se destacar.

Por sorte, a democratização da informação e da própria internet permite que esse tipo de conceito e metodologia chegue a cada vez mais pessoas. Como o fato de você poder ler este artigo neste momento, extraindo algum aprendizado dele.

Portanto, está na hora de você também pensar em cultura corporativa, em filosofia da marca e em branding, que nada mais é do que a gestão da sua marca e da relação dela com o público-alvo, entendendo do que exatamente se tratam esses esforços.

Tudo isso tem a ver com o que podemos chamar de valor “não material”. Pense na marca de refrigerante mais famosa do mundo, talvez você até conheça uma bebida melhor, mas sabe que a outra continuará sendo a mais vendida, certo?

Por isso é um valor intangível. Agora não pense que ao falar sobre uma empresa de empilhadeira seria muito diferente, pois o que garante o sucesso de uma marca são vários fatores universais, que existem em qualquer canto do mundo.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos referidos acima e muitos outros, com dicas bastante práticas que você pode começar a colocar em prática agora mesmo, mudando a história da sua empresa.

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O mais bacana é que esses conselhos realmente servem para qualquer segmento ou nicho de mercado, sem restrições quanto a isso.

Portanto, seja para lidar com bebidas famosas ou com porta de aço de enrolar, ao valorizar sua marca você vai torná-la muito mais forte perante o mercado, a concorrência e o seu público. 

Para saber como exatamente, basta seguir adiante na leitura.

Branding: do que se trata isso?

Todo empresário sabe que ao abrir uma empresa ela precisa ser divulgada, seja com comerciais na televisão, com uma simples panfletagem ou mesmo com o boca a boca (que se ampara em um serviço bem-feito).

Porém essa dinâmica é maior do que parece em um primeiro momento, então antes de tudo é preciso ter em mente que valorizar uma marca passa pela compreensão de como tudo isso se dá.

Basicamente, podemos falar em quatro pilares, que são:

  1. A divulgação;
  2. A publicidade;
  3. O marketing;
  4. O branding.

A divulgação é o sentido mais vago do termo, que tem a ver com o boca a boca mencionado, como comentar sobre um serviço prestado entre amigos, pedindo que eles façam o mesmo e daí em diante.

Uma faxineira pode fazer isso no começo, mas e se o negócio ficar sério e ela começar a pensar em limpeza profissional, com vários funcionários e terceirização de facilities, por exemplo?

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Aí é a hora de falar em publicidade, que é uma sistematização da divulgação da empresa, baseada em ações e campanhas práticas.

Quando a marca cresce mais e decide ganhar estofo ou substância, é preciso falar em marketing, que lida com conceitos mais elaborados e maneiras mais sutis de compreender o público-alvo (como aprofundado abaixo).

Por fim, o branding nada mais é do que a cereja do bolo, o suprassumo do marketing, que tem a ver com a compreensão profunda da filosofia da marca e da cultura corporativa.

Hoje é possível ver marcas que não vendem apenas refrigerante, tênis ou computador, mas todo um estilo de vida, criando um valor intangível enorme em torno de si mesmas. Pois bem, elas fizeram a lição de casa em termos de branding.

Por dentro da persona da marca

Adiante falaremos sobre a persona de público, que é um assunto relativamente comum e do qual se fala cada vez mais. Contudo, antes é preciso lembrar que também existe a “persona da marca”, que é algo que muitos acabam esquecendo.

De fato, não adianta muito você pensar em conhecer melhor o seu público para conquistá-lo, se você não definiu bem o lado de cá, ou seja, sua própria identidade.

Assim, a marca precisa fazer o branding focada em uma identidade verbal e visual. A primeira delas tem a ver com os famosos pilares de “Missão, Visão e Valores”.

Alguns vão além e fazem um verdadeiro decálogo, ou seja, os 10 Mandamentos da corporação. Imagine uma grande fábrica de mesa de aço inox, por exemplo.

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Antes de pensar no produto ela precisa tratar das convicções dos sócios, da busca por excelência, da meritocracia entre funcionários, do respeito pela natureza, pelo meio ambiente e até pela comunidade que será impactada com a fábrica, etc.

Depois disso vem a identidade visual, que deve dar corpo à identidade verbal. Para isso, é preciso definir um logotipo e/ou um mascote, fixando uma paleta de cores e uma tipografia que depois vão ser utilizadas em todas as ações e campanhas publicitárias.

Deste modo, você cria a persona da sua marca, que é mais ou menos o rosto que ela vai assumir perante o público, ganhando um valor muito maior do que teria sem isso.

O que é a persona do público?

Agora sim podemos falar sobre a persona do público, que nada mais é do que o conceito de público-alvo, com a diferença de que essa ideia evoluiu muito e hoje traz várias novidades importantes para valorizar uma marca.

Se antes para definir o público-alvo bastava traçar o gênero, a faixa etária e o poder aquisitivo das pessoas que são seus clientes em potencial, hoje é preciso ir muito além e se perguntar quais são as expectativas delas, os desejos e até mesmo os sonhos.

Se a empresa lida com obras comerciais, ela precisa entender que por trás de cada projeto existem seres humanos dotados de virtudes, vícios e limitações como qualquer um de nós. Então é preciso “entrar na cabeça” dele, para ganhar mais eficiência.

Um modo prático de fazer isso é colocando questões como:

  • Onde meu cliente ideal está?
  • Quais redes sociais ele mais acessa?
  • Ele curte que tipo de séries, filmes e músicas?
  • Ele consome notícias e newsletters?
  • O que ele faz nas suas horas vagas?
  •  O que ele odeia em uma empresa?
  • O que ela ama que uma marca faça?

Enfim, ao colocar questões assim, você vai conseguir desenhar estratégias muito mais assertivas, que vão gerar experiências marcantes e deixar uma ótima impressão sobre a sua marca, valorizando-a ainda mais.

O poder de uma boa equipe

Todo empresário com experiência sabe que sem uma boa equipe é impossível chegar muito longe, até porque você não vai poder fazer tudo o tempo todo.

Assim, o grande segredo da empresa de sucesso está em poder delegar funções. Por isso, se tem algo que vai valorizar sua marca é poder contar com um time de campeões.

Isso começa entre os sócios e fundadores, que precisam estar muito alinhados. Depois eles vão transmitir isso para os diretores ou executivos, enfim para os gestores, tutores e líderes em geral.

Quando os donos pensam assim, a tendência é apenas crescer. A empresa pode começar instalando toldos em Indaiatuba, e logo vai expandir para as regiões mais próximas e depois para o país inteiro.

Muitas grandes empresas começaram assim, enfrentando todo tipo de desafio e dificuldade. O que fez a diferença foi saber delegar funções e assim ir ganhando escala e valorização de marca.

Bônus: entenda a presença digital

Por fim, hoje em dia não é possível falar sobre valorizar uma marca sem mencionar a esfera digital, que se desdobrou em frentes como a dos blogs, das lojas virtuais, das redes sociais e até dos grandes motores de busca, como o Google.

Cada uma dessas frentes tem suas regras e maneiras de fazer com que uma marca cresça ali e se estabeleça como uma autoridade.

Nos buscadores, se a pessoa pesquisa algo como comprar disco de corte e encontra você vendendo esse produto, certamente sua marca vai se valorizar e tornar uma referência na área, certo? Nas redes sociais e nos blogs vale a mesma regra.

Uma dica de ouro sobre essas plataformas é buscar um crescimento orgânico no começo, baseado em conteúdos e interação de qualidade, e só depois investir em impulsionamento e propagandas, como modo de atingir cada vez mais gente.

Com isso chegamos ao fim, mostrando que é perfeitamente possível valorizar sua marca e torná-la muito mais forte perante à concorrência, e mais assertiva perante o público. Agora é só colocar a mão na massa e seguir nossas dicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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