O que faz um social media?

31 de março de 2021

Um social media é um profissional que se especializa em compreender e gerir os perfis de redes sociais que uma empresa possui. Esse tipo de função inclui a publicação e criação de conteúdo para as redes, mas não está restrito a isso.

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Também conhecido como analista de redes sociais, esta profissão procura compreender o relacionamento da marca com usuários, e possui uma série de responsabilidades para conseguir encontrar o melhor resultado para as estratégias aplicadas nas redes sociais.

Inclusive, hoje em dia, a maioria das pessoas passa boa parte de seu tempo conectada à internet, seja através de um computador ou um dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone.

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Desse período, a maior parte é utilizada verificando e interagindo nas redes sociais. Isso serve para qualquer empresa, desde produtos alimentícios até motor para portão ppa, por exemplo.

Além disso, milhares de usuários novos se registram o tempo todo nas principais redes, aumentando as possibilidades de engajamento para diversas empresas aplicarem ações estratégicas e inteligentes para atrair seu público-alvo.

Entretanto, em um mundo cada vez mais competitivo, onde a atenção do cliente é puxada por todos os lados o tempo todo, é necessário que você consiga compreender exatamente como os mecanismos das redes sociais funcionam e como você pode utilizá-los.

Não conseguir uma boa interação nas redes sociais pode ser muito frustrante, principalmente se você tiver um conteúdo de qualidade que só não está conseguindo alcançar as pessoas certas para a ação.

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Pensando nisso, uma empresa que trabalha com linha de vida para telhado, por exemplo, precisa compreender o funcionamento das redes para conseguir extrair os melhores resultados.

Por isso, é fundamental contar com um profissional que saiba compreender estes detalhes e consiga transmitir a essência de sua empresa para as redes sociais. Este é o profissional de social media.

Ele responderá questionamentos importantes para identificar como deve ser sua atuação nas plataformas que você escolher para o engajamento. É preciso compreender:

  • Quem é sua marca;
  • Quais são seus valores;
  • Como é seu posicionamento;
  • Como a empresa vê o mundo.

Com estas informações, é possível criar uma personalidade única para sua empresa, tornando-a uma parte viva e ativa nas redes sociais.

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Dessa forma, o conteúdo produzido, seja em anúncios ou em matérias de utilidade, acaba se tornando uma consequência. O poder de interação começa a ficar no diálogo direto entre seus consumidores e a empresa.

O que faz o social media?

A rotina de um analista de redes sociais é bem complexa, com a publicação de conteúdo sendo apenas uma pequena parte de todo o trabalho realizado.

Para conseguir compreender todas as funções exercidas pelo social media, falamos um pouco de suas principais tarefas:

Planejamento

O planejamento é um importante passo em qualquer estrutura da empresa. É com ele que você consegue identificar quais serão os próximos passos a tomar, principalmente com relação a produção de conteúdo.

Isso porque muitas produções demandam um tempo maior, bem como uma interação mais impactante com o público. Se sua necessidade é oferecer um projeto de instalações elétricas, por exemplo, é preciso planejar para atingir o público certo.

Assim, você saberá exatamente quais ações serão tomadas e como sua empresa pode se preparar para os resultados delas, identificando todas as diretrizes que a empresa tomará com relação às redes sociais.

O planejamento então é necessário para diversas etapas da empresa, desde a criação da identidade visual até as regras de como dialogar com seus clientes, garantindo assim um norte para o início das operações.

Produzindo conteúdo

Depois de gastar um tempo no planejamento, é hora de começar a colocar em prática as diretrizes definidas. Aqui, você deve começar a explorar a produção de conteúdo com base no que foi planejado.

O resultado dessa ação é uma produção especializada, que leva em conta uma série de detalhes importantes para a marca.

É preciso compreender como o conteúdo produzido conversa com seu material, se está falando a mesma língua que seu público, escolher aqueles conteúdos que são mais relevantes, entre outros detalhes de design e de criação.

Então, antes de vender uma telha termoacustica preço, por exemplo, você precisa criar conteúdos que chamem a atenção dos clientes para sua marca.

Pois bem, quando todos estes pontos já foram vistos, é hora de iniciar a publicação. Ao contrário do que se acredita, é preciso tomar muito cuidado na hora de publicar algum material em sua rede social.

Se não for feito com uma boa estrutura, você pode acabar não publicando o melhor material que tinha disponível, ou errar o horário e não conseguir engajar corretamente uma boa ação que já tinha uma previsão de alcance.

Por isso, é crucial que um analista de redes sociais estipule um calendário de publicações, onde ele identificará os momentos estratégicos de maior engajamento para conseguir alcançar as publicações.

 As próprias redes sociais fornecem uma série de mecanismos de análise de dados, onde um social media consegue compreender melhor seu engajamento com o público e o melhor momento de fazer uma publicação, bem como a quantidade de posts que serão feitos.

Isso porque é importante ter uma frequência boa nas publicações quando você está criando conteúdo para uma marca, mas é preciso tomar cuidado com excessos. 

Então, para conseguir vender o serviço de meio fio de concreto, por exemplo, você deve divulgar o trabalho, mas não ser muito insistente, para não afastar as pessoas. Quanto mais você publicar em um curto período de tempo, maior é a chance de o público se incomodar.

Isso porque a publicação começa a ter um tom de desespero, e as pessoas ainda estão nas redes sociais para interagir com outras pessoas, e não para consumir material publicitário. Por isso, é importante saber exatamente o momento de publicar para obter bons resultados.

Entender o seu público é boa parte do trabalho de um social media. Ele precisa apresentar cada conteúdo com seu devido valor, de uma forma que os consumidores da marca vão assimilar e reconhecer.

Assim,  embora o objetivo ainda seja a conversão em vendas, você consegue aproximar muito mais os consumidores de sua marca, criando uma relação mais duradoura que pode trazer muitos benefícios a longo prazo.

Tente apresentar um conteúdo diferenciado, como os benefícios de pintura de quadra com tinta epoxi, por exemplo.

Você precisa apresentar nas redes sociais o porque sua marca é diferente das demais, e merece a atenção do público. Criar material relevante e com consciência e responsabilidade é um excelente meio de mostrar a qualidade de seu trabalho.

Elaborar relatórios

É parte fundamental do trabalho do analista de redes sociais identificar se as ações tomadas para a melhoria do trabalho estão em pleno funcionamento. 

Para conseguir identificar se as ações estão surtindo os resultados corretos, é preciso avaliar diversas informações.

Estas informações surgem na forma de relatórios, alguns gerados pelos próprios sistemas das redes sociais e outros pela empresa, que tem interesse em identificar o quanto a empresa está recebendo de retorno com estas ações.

Os relatórios costumam ser periódicos, avaliando todo o engajamento durante uma semana ou mês normalmente, e nele são expostos diversos pontos importantes para identificar a efetividade de uma ação.

Compreender o impacto de vendas de telhas termoacústicas, por exemplo, utilizando o conteúdo das redes sociais é importante para sua empresa.

Assim, você consegue compreender o alcance que uma ação obteve, bem como a quantidade de curtidas e comentários, mensagens diretas procurando mais informações e até mesmo detalhes sobre as pessoas que mais consumiram.

Esse tipo de relatório é fundamental para que o social media consiga compreender o quão bem sucedida foi uma ação, permitindo dessa forma que ele identifique os próximos passos a tomar na estratégia da empresa.

Relacionamento

As redes sociais são, em primeiro ponto, um local onde as pessoas frequentam pela interação com outros. Através delas é possível se reconectar com parentes e conhecer pessoas de todo o país, até de outros lugares do mundo.

Por isso, quando uma pessoa começa um engajamento com uma empresa, ele está ativamente desejando um contato mais próximo com ela. Os canais de mídias sociais se tornam então uma importante ferramenta para o atendimento.

Por isso, é fundamental que o analista de redes sociais esteja pronto para se engajar em diálogos com os clientes, que estarão ávidos por respostas quando estiverem interagindo nas plataformas utilizadas pela empresa.

Então, uma empresa que emite AVCB precisa estar pronta para tirar dúvidas e questionamentos de seus clientes em qualquer canal de comunicação.

Considerações finais

Com o avanço da tecnologia, a utilização das redes sociais como forma de engajamento pelas empresas acabou deixando de ser um opcional e se tornou uma necessidade. Por isso, é importante pensar em formas de estruturar seu conteúdo.

A figura do profissional de social media surge para suprir a necessidade de compreender e utilizar corretamente esta nova tecnologia, uma vez que muitos empresários ainda têm dificuldades em interagir nas redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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