O que é template e como aplicar ao site de sua empresa

26 de fevereiro de 2022

O que muito se sabe é a verdadeira necessidade das empresas que prezam pela boa comunicação e aparência, com um template representa muito de qualquer negócio que esteja a fim de aumentar as chances de assertividade na identidade visual, essencial para a fortificação de uma marca ou nome.  

A personalização de um site seja pessoal ou profissional,contempla algumas regras entre as cores, os traços, estilos de fonte, mínimas configurações, dependendo de cada objetivo o trabalho com cada template pronto é mais barato do que a criação de um site do zero. 

Esta estratégia gera muitos benefícios para qualquer negócio, pois o investimento em marketing digital para uso de redes sociais, apresentações e landing page impulsiona vendas e gera conversões.

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Uma empresa de telefonia voip, por exemplo, utiliza de recursos visuais com uma comunicação mais direta e objetiva, exemplificando cotações, formas de funcionamento e vantagens ao escolher por esse serviço. 

Nesse caso o funcionamento do site depende integralmente de ações e campanhas, email marketing, são variáveis, layouts pré-definidos, logo são pontos importantes na execução do planejamento estratégico. 

Por isso o tempo economizado para pensar em diagramação, design gráfico para as páginas, acontece quando focado na criação não apenas de uma opção de template, mas em um todo direcionado ao público alvo do conteúdo. Com ganho em tempo e produtividade, garantindo assim um melhor rendimento comparado com os concorrentes.

Com a quantidade de métodos que podem ser trabalhados no dia a dia, na prática um planejamento prático e eficiente conta mais no investimento em Marketing de Conteúdo, a produção de materiais ricos e atrativos formam maior relevância entre os usuários. 

Diferenciais competitivos no ramo de fabrica de embalagens, implica em atualizações de ferramentas para gestão, otimizando a rotina, seja um software de CRM (Customer Relationship Management) ou até mesmo um gerenciamento de desempenho em equipe.

Dependendo de cada necessidade específica, mesmo para abertura de empresa, ainda pouco desenvolvidas contam com frequentes análise e planejamento, gestão de conteúdo, um template apresenta espaços vazios com direcionamentos escritos.

O melhor modelo vai ser aquele que combina e conversa de forma objetiva e direta, não eliminando a necessidade de pensar em adaptações quando necessárias, sem deixar de ser uma identidade única (se já bem colocada no mercado ou não), adaptativos para plataformas web em dispositivos móveis.

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Uma marca acompanha as mudanças do negócio e visualmente não é diferente, tanto que vemos grandes marcas (principalmente visto em aplicativo para delivery) as redes de fast-food mudarem algo esteticamente por isso a pesquisa por padrões que possam ser tendências de sites, logo um reconhecimento profundo de tendências e desenvolvedores.

Entre as extensões cabíveis: .html, .htm, .php, .asp. Em todas essas opções usa-se o código html e css, logo um marketing automatizado é cada vez mais comum entre os profissionais dos serviços de informática, a cada clique em um CTA (Call to Action) ou preenchimento de formulários disponibilizados no site.

Citados mais acima alguns modelos de templates que funcionam de forma ímpar são, Landing Pages, campanhas de email, redes sociais, site. No caso das Landing Pages (páginas de captura em português) é possível a personalidade de alta conversão, com a criação de e-mails tem como principal objetivo criar um relacionamento com os leads. 

Nas redes sociais são adaptados conforme as necessidades de uso tanto para publicações em feed quanto para stories, gerando engajamento e consequentemente uma divulgação orgânica da empresa. Para sites, a variedade é gigantesca, mas vale ressaltar que dependendo da customização do template o trabalho pode ficar de forma amadora a aparência especificamente,. 

Conforme o constante avanço desse uso de templates em diferentes mobiles (desktops a tablets) o acompanhamento do conceito adaptável é muito direto, se adequando devidamente com os tamanhos de cada navegador, logo os sites para os celulares podem ter layouts mais simplificados e limitados, quanto a funcionalidade. As noções básicas de layout no site implica em: cabeçalho, corpo, rodapé.

Respectivamente, o cabeçalho é a parte superior em um site em forma de barra, contendo as principais ferramentas para navegar entre uma página e outra, geralmente o logotipo é apresentado nessa parte também, com o botão inicial do site.

Corpo, exibe todo o conteúdo em cada página, variando entre galerias de foto, conteúdos em geral, já o rodapé é onde tem informações como avisos, contato, inscrições e assim por diante. Todos estão presentes na manutenção dos sites, em cada página com as suas funções bem inseridas para uma maior legibilidade por parte dos usuários, logo a geração de impressões positivas nos clientes.

Ainda com a aplicação de cada template nas páginas, todas as informações presentes são mantidas, ter um domínio ou mais, o uso de template pronto é uma solução barata e rápida de ser utilizada, sendo fácil de encontrar (catálogos com temas diferentes para as mais diversas finalidades), logo é passível de diversas otimizações em novas campanhas geradas pela empresa, mas em contrapartida tornou-se genérico.

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Quais templates utilizar para cada segmento

Entre os templates existentes para cada segmento dependendo do objetivo, há diferenças entre eles pois um permite mais recurso que outro, por isso pode ser que influencie significativamente.

Template gratuito: geralmente recomendados aos sites que estão iniciando, recomendados aos blogs (uso pessoal ou fins comerciais), mas ainda assim alguns recursos além do que se tem, também podem ser pagos, diferente do template premium: possuem mais recursos, com o objetivo de encontrar um modelo de padrão visual, site institucional ou o blog corporativo, variando os valores conforme as funcionalidades e suporte. 

A aplicação desses templates podem ser feitas usando arquivos zip (amplamente utilizado para compactar um ou mais arquivos, reduzindo tamanho geral), a compreensão pode ser feita de arquivos áudio, vídeo e imagens, dependendo do tema premium, costuma disponibilizar um link de download sem necessariamente precisar a descompactação como de costume com outros arquivos.

A escolha do template vai depender de cada funcionalidade, cada tema deve ser voltado para o resultado que seja obtido e do agrado pelos algoritmos de cada busca, o investimento em prospecção de clientes acontece por via templates, seja um site com o focos na venda de ferramentas elétricas, em alguns passos:

  • Prove valor; 
  • Real motivo para mandar um e-mail para prospect;
  • Versáteis e fácil customização;
  • Logo primário, definição de variações do logo;
  • Paleta de cores e tipografia.

Ao valorizar a versatilidade dos templates automaticamente as possíveis variações de logo ficam mais viáveis, com o envio dos emails de prospect tido de forma clara (precisa ter propósito) é gerado muitos benefícios para o produto ou serviço que está sendo anunciado. 

Provar valor não é apenas falar dos inúmeros benefícios que possa ter e sim apresentar as soluções para os inúmeros problemas existentes também na concorrência, porque assim esse trabalho ganha destaque e não se torna mais um em meio às multidões. 

Um logo primário é o que dá o pontapé inicial, mas nem sempre é o que vai ser mantido até o final, por acontecer muitas variações no meio do caminho, é um empreendimento novo que chega para o negócio, uma nova sociedade que acontece, submarcas, ou apenas mudanças gráficas, nas texturas, bordas, cores, que seja significativo para a produção da imagem da marca.

Com uma paleta de cores através do círculo cromático, demonstra em parte, a personalidade da empresa e marcam a identidade visual, logo uma empresa de software precisa analisar minuciosamente as escolhas das cores pois influenciará na sua representatividade.

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Mesmo em casos de  lojas online, e-commerces, são detalhes técnicos que direcionam ao sucesso ou ao fracasso, o design gera muitas chances de cativar os clientes com a essência da marca em cada detalhe. 

Por exemplo, a categoria de produtos em seções que facilitam, opções para tirar dúvidas que ajudam na decisão de compra, barra de busca, políticas que sejam claramente vividas pela empresa, seja de envio e devolução, troca, suporte ao cliente e assim por diante.

Como característica de cada nicho digital há um certo padrão de informações e funções, como: carrinho de compras, frete, anúncios (todo negócio disponibiliza anúncios), lista de desejos, acesso a conta. 

Desenvolvidas com as melhores práticas para a estratégia seguir uma lógica de alcance, por parte dos segmentos, um bom investimento em consultoria de TI. Pois assim fica melhor definido as subjetividades dessas artes, mas não necessariamente do marketing digital, afinal há técnicas comprovadas, logo não aplicá-las pode causar um esquecimento da marca.

Importante também é saber a escolha definida das cores, entre o sentido de cada uma e o que pode significar em cada negócio, o uso de símbolos e figuras, de preferência familiares, tornam-se capazes de gerar emoções nos consumidores, prática muito utilizada entre grandes e reconhecidas marcas. 

Usar a tecnologia a favor da composição e com uma ferramenta interativa é disponibilizado peças publicitárias e templates, automaticamente gerando padrões visuais da rede, contudo não é fixa a regra sobre qual é a melhor escolha de estilo e sim o uso de elementos corretamente que possa se comunicar exatamente da forma que deseja.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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