O que é SEO off page?

19 de fevereiro de 2021

O SEO off page é uma estratégia de otimização aplicada fora do seu site, tendo como principal objetivo tornar a sua página reconhecida pelo restante da web e atrair backlinks de qualidade (menções, hiperlinks ou referências ao seu conteúdo).

A estratégia faz parte da otimização para os mecanismos de busca como um todo, sendo um desdobramento das tradicionais técnicas de SEO (Search Engine Optimization) mais conhecidas, como criação de conteúdo e uso de palavras-chave.

Hoje em dia, o SEO off page é considerado uma das iniciativas mais importantes para conseguir um bom rankeamento no Google. Afinal de contas, quanto mais citações você recebe de outras páginas, significa que melhor é o seu conteúdo.

No artigo de hoje, saiba o que é SEO off page, suas características e como aplicar a estratégia para conseguir melhorar a sua classificação. Acompanhe a leitura!

Como funciona o SEO off page?

O SEO off page consiste em um conjunto de estratégias aplicadas fora da sua página, para mostrar a relevância do seu conteúdo.

Nesse sentido, se a sua resenha sobre cápsulas compatíveis máquina Nespresso teve citações em outros sites, o Google entende que o conteúdo é bom e, como consequência, acaba melhorando a classificação nos resultados de pesquisa.

Até porque, para o Google, não interessa apenas encontrar o conteúdo e entender a estruturação da página. O buscador também deseja saber como o seu site se relaciona com o mundo da internet.

Afinal de contas, as pessoas só compartilham aquilo que oferece algum valor.

Para construir esse relacionamento, é necessário ter uma rede de backlinks, que são os links que redirecionam para outros sites. Essa estratégia é conhecida como link building.

Mas o SEO off page não se limita a isso. Ele também engloba outras medidas fora do site, como a parceria com produtores de conteúdos e outras páginas, mesmo que isso não gere backlinks. O que conta é o relacionamento.

SEO off page x SEO on page: quais as diferenças?

Tanto o SEO off page quanto o on page são parte da estratégia de otimização. Sendo assim, se você deseja melhorar o rankeamento do site da sua empresa de fornecimento de mão de obra temporária, é preciso focar nas duas campanhas.

Porém, no caso do SEO on page, as iniciativas são voltadas para dentro da sua página, incluindo:

  • Produção de conteúdo relevante;
  • Uso de palavras-chave;
  • Edição dos títulos e intertítulos;
  • Aplicação de imagens;
  • Entre outros.

Essas medidas garantem que os robôs do Google entendam as suas páginas e as classifiquem nos resultados de pesquisa, de acordo com a experiência do usuário, o valor do conteúdo e outros fatores de rankeamento.

Mas para melhorar ainda mais a sua posição, é preciso garantir para o Google que o seu conteúdo é bom. É aí que entra o SEO off page, pois outros sites referenciam o seu material, contribuindo para atestar a qualidade da sua página.

Sendo assim, se o seu artigo sobre assessoria contábil para empresas teve um bom número de citações, significa que ele é bom. 

Então, embora o SEO on page e o off page sejam diferentes, essas estratégias trabalham juntas para  alcançar o melhor rankeamento das páginas.

O que define o rankeamento do SEO off page?

Assim como o SEO on page, a estratégia off page também é classificada diante de uma série de fatores de rankeamento, com base no PageRank (algoritmo do Google). A seguir, conheça alguns deles.

Popularidade

Os melhores resultados geralmente têm uma boa popularidade. Isso significa que quanto mais links a sua página recebe, mais relevante ela é para o Google.

No entanto, essa não é a única lógica. Afinal de contas, se o seu conteúdo sobre monitoramento de limpeza hospitalar contar com muitas citações de sites não confiáveis, isso pode ser prejudicial para a classificação.

É por isso que além da popularidade, o Google passou a avaliar outros fatores de rankeamento que veremos adiante.

Diversidade

Para refinar a classificação, é necessário ter uma diversidade de links. Até porque é muito mais válido ter várias pessoas falando sobre o seu artigo de alarme sensor de presença para carros, do que apenas um único site, não é mesmo?

Para o Google, isso significa que você conquistou a confiança de várias páginas na internet, o que é muito melhor.

Ainda assim, não é o suficiente, já que você ainda corre o risco de ter sites de baixa qualidade citando o seu conteúdo.

Contexto

Já o contexto se refere à proximidade da página que citou o seu conteúdo, com o assunto abordado no material.

Pense o seguinte: é muito melhor ter o seu texto sobre arquitetura citado em no site de uma empresa de construção e reforma, do que em um blog de moda.

O Google considera que uma rede de links dentro de um mesmo tema faz muito mais sentido. Quando isso não acontece, o buscador entende que há maiores chances de manipulação da rede de backlinks.

Fora que, mesmo se não for manipulado, um link fora de contexto não tem tanto valor para o usuário. Ou seja, sua experiência não é tão significativa.

Hoje, o algoritmo do Google evoluiu nos moldes da inteligência artificial para melhorar a compreensão do contexto.

Texto-âncora

Já o texto-âncora se refere ao trecho que é usado para identificar o seu conteúdo. Assim como o contexto, ele deve ter relação com a página e fazer sentido para o leitor.

Desse modo, ao tratar sobre um kit academia ao ar livre preço diferenciado, vale a pena ter um texto-âncora que fale sobre os benefícios de fazer exercícios físicos, por exemplo.

Confiabilidade

Em relação à confiabilidade, o PageRank teve uma nova atualização com base na confiança, que ficou conhecida como “trustrank”.

Assim, o Google passou a classificar os sites mais confiáveis na classificação, justamente por questões de segurança e qualidade do conteúdo.

Como consequência, é possível construir uma web mais segura e confiável, através de backlinks de qualidade e que não redirecionam para sites desprotegidos.

Como aplicar o SEO off page no seu site?

Agora que você já conhece quais os fatores de rankeamento no SEO off page, é necessário conhecer os modos de aplicação da estratégia na sua página. Por isso, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

Comece pelo SEO on page

O primeiro passo é começar com o SEO on page. Isso porque o seu conteúdo sobre estruturas metálicas, por exemplo, só receberá backlinks se for relevante e atrativo para o público. Caso contrário, você não terá menções.

Então, crie conteúdos tão bons que merecem ser compartilhados por outros sites.

Além disso, quanto melhor é o SEO on page, mais confiável o seu site aparenta ser. Isso ajuda a conseguir parceiros e melhorar o relacionamento com o restante da web.

Firme parcerias com outros sites

A melhor forma de conseguir backlinks é firmar parcerias com outros sites. Além de ser uma maneira amigável de manter contato com outras páginas.

Você pode começar com coisas simples, como fazer pequenas propagandas e, posteriormente, inserir mais links. 

Lembre-se: a diversidade é um importante fator de rankeamento. Então, quanto mais parceiros, melhor.

Faça guest post e co-marketing

O guest post é o famoso “artigo de convidado”. Além de ser uma maneira de firmar parcerias e conseguir backlinks, essa estratégia também reforça a autoridade do seu site, ainda mais quando você chama um especialista para falar sobre o assunto.

Ou seja, o guest post permite aprimorar a sua estratégia de SEO off page e, ao mesmo tempo, compartilhar conteúdo de qualidade, com alta relevância para o público.

Por outro lado, o co-marketing é uma parceria entre as marcas para produzir e promover um material em conjunto que atinja uma audiência em comum.

Por exemplo, os parceiros podem produzir um e-book sobre um assunto de interesse para ambos e, ao divulgar esse material, inserir backlinks para os dois sites.

Uma maneira eficiente de divulgar e promover conteúdos, como forma de alcançar uma boa classificação nos mecanismos de busca.

Conclusão

O SEO off page se tornou uma das estratégias principais para alcançar um bom rankeamento no Google. No entanto, ele não é feito isoladamente, mas em contato com os demais elementos do SEO on page, já que as campanhas estão relacionadas.

O artigo de hoje buscou trazer algumas informações a respeito do SEO off page e como essa estratégia pode ser usada para conquistar uma boa classificação no Google.

Dessa forma, além de oferecer uma boa experiência ao usuário, o SEO off page também garante que o seu site tenha um bom relacionamento com o restante da web. O resultado é um compartilhamento de conteúdos relevantes, interessantes e informativos ao público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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