O que é marketing de engajamento?

28 de outubro de 2020

O marketing de engajamento é uma estratégia que tem sido muito procurada pelas empresas que querem conquistar relacionamentos mais duradouros com seus potenciais clientes e consumidores.

Por meio dessa estratégia, fica mais fácil nutrir e converter o público, o que acaba por trazer mais oportunidades e vantagens para as marcas que a utilizam.

Quando falamos em engajamento dentro do contexto de marketing digital, nos referimos à interação que as pessoas têm com as empresas, expressando seu interesse por elas por meio de ações.

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Essas ações podem ser curtidas nas redes sociais, cliques, comentários ou compartilhamentos. Tudo isso colabora para que a marca alcance um número maior de pessoas, o que é importante.

No entanto, o engajamento também é essencial para que a marca consiga converter um número maior de pessoas. Então, cabe a ela estimular um comportamento engajado em seu público-alvo, por meio de estratégias destinadas a isso.

O Marketing de Engajamento vem justamente para ajudar nesse objetivo, mas é importante entender sobre ele antes de aplicá-lo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing de Engajamento, como ele funciona e quais são as suas vantagens para os negócios.

Definição de Marketing de Engajamento

O que é marketing de engajamento

O que é marketing de engajamento

Essa estratégia de marketing reúne um conjunto de ações que estimulam a interação das pessoas com uma marca. Isso permite que ela construa um bom relacionamento com clientes e potenciais clientes.

O marketing de engajamento é importante porque atende às expectativas do consumidor moderno – que deseja muito mais do que apenas comprar.

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Por exemplo, se uma pessoa precisa de um cavalete de sinalização, ela pesquisa informações sobre o produto e as empresas que oferecem, dessa forma, sempre em busca de uma experiência positiva, na qual ela também seja ativa.

Em outras palavras, a relação entre marca e consumidor se tornou uma via de mão dupla, que mudou esse contato e trouxe mais interação entre eles.

Com isso, aquelas empresas que conseguem se destacar nesse novo tipo de relacionamento se tornam as preferidas entre os consumidores. Isso porque elas estimulam o engajamento, então, um cliente engajado abre portas para o consumo.

Vantagens do marketing de engajamento

Ficou claro que o marketing de engajamento é capaz de aumentar as vendas de uma empresa, seja de etiquetas personalizadas ou qualquer outro produto ou serviço.

Apesar disso, esse benefício é alcançado com o passar do tempo, o que significa que a marca precisa se focar em resultados que vêm mais rápido.

Exemplo disso é a geração de leads, que acontece dentro de sites atraentes e por meio de conteúdos que geram autoridade. Tudo isso envolve engajamento, pois ele acontece antes de outras reações do público.

Ou seja, primeiro a marca engaja seu público e depois ela colhe os frutos disso. As estratégias de SEO, por exemplo, conseguem atrair pessoas para o site, mas de qualquer forma, é preciso que as pessoas se interessem pela experiência dentro dele.

As pessoas que estão procurando por aluguel de impressoras vão encontrar diferentes sites. Alguns mais interessantes, outros nem tanto.

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Aqueles que não atraem seu interesse afastam o consumidor e fazem com que ele abandone o site antes mesmo de realizar alguma ação, como visitar outras páginas.

Se dentro dele é feito um trabalho de marketing de engajamento, o visitante permanecerá mais tempo, o que permitirá que ele conheça melhor a marca.

Estamos falando de um início importante para que ele consuma os conteúdos, torne-se um lead e, futuramente, compre com você, ou seja, possibilita uma conversão.

Só que esse tipo de marketing não se restringe apenas ao site ou ao objetivo de vender mais. Por meio dele, é possível:

  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Conhecer a persona;
  • Otimizar estratégias;
  • Aumentar o alcance orgânico.

As empresas que trabalham com marketing de conteúdo sabem o quanto é difícil alcançar um bom posicionamento nos resultados de busca.

É preciso investir continuamente em SEO para preencher os requisitos do Google e atender aos seus critérios, como a autoridade de domínio, que tem como base fatores como links externos, acessos e tráfego.

Dessa forma, se uma empresa de sinalização de segurança está focada em aumentar o engajamento da sua audiência, ela aumenta a autoridade do seu domínio e conquista uma posição muito melhor no ranking.

Uma boa maneira de fazer isso é investindo no engajamento em todos os canais, por exemplo, atrelando o site às redes sociais.

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Também é possível conhecer melhor a persona, pois quando o visitante se engaja com a marca, ele deixa rastros de seu comportamento. Exemplo disso são publicações nas redes sociais que são mais curtidas ou compartilhadas.

A marca também pode promover enquetes para definir o nível de conhecimento de seu público e a etapa do funil de vendas em que essas pessoas se encontram.

Com isso, a empresa consegue aprimorar suas estratégias de marketing digital como um todo. Isso porque se uma fabricante de dispensador de etiquetas adesivas possui muitas informações a respeito de seu público, ela investe em campanhas mais direcionadas.

Dessa forma, o alcance orgânico aumenta, pois ações que envolvam inbound marketing passam a atrair o público certo, oferecendo a ele aquilo que realmente lhe interessa.

Dessa forma, as pessoas se tornam mais engajadas, os canais se tornam mais relevantes, tudo de maneira orgânica.

Mais do que conquistar um bom posicionamento nos resultados do Google, a marca consegue mais pessoas falando dela para outros consumidores, o que, automaticamente, atrai mais oportunidades.

Como funciona o marketing de engajamento?

Esse marketing funciona por meio de uma abordagem estratégica e otimização contínua. Para isso, algumas ações devem ser colocadas em prática, como:

Personalizar a experiência

A tecnologia permite que qualquer tipo de negócio, como uma empresa de aluguel de cabine fotográfica, personalize a experiência dos clientes.

Com isso, ela consegue se aproximar deles e mostrar a sua credibilidade, o que aumenta o engajamento. A melhor maneira de fazer isso é segmentar o público, por meio de campanhas efetivas que impactem a persona.

Trabalhar com marketing interativo

Os conteúdos interativos geram mais engajamento porque eles facilitam a interação do público. Mas é importante conhecer bem a audiência para saber como usar esse tipo de material.

Uma boa ideia é criar um e-book interativo, dentro de uma página interativa, o que facilita a navegação dos usuários e a interação deles.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes do marketing digital, principalmente, para aumentar o engajamento.

Com ele, uma empresa de aluguel de banheiro químico, por exemplo, trabalha em cima de uma abordagem completa, veiculando os materiais pelos canais mais utilizados pela audiência, como blogs e redes sociais.

Nele, são produzidos materiais de qualidade para cada etapa do funil de vendas, podendo ser em formato de texto, vídeo, podcast, infográfico, dentre outros.

Dessa forma, a marca consegue compreender as necessidades de seu público, e passa a oferecer conteúdos que esclareçam suas dúvidas e, até mesmo, resolvam seus problemas.

Esses materiais são ainda mais efetivos quando usados com CTA (chamada para ação), que faz com que os visitantes realizem alguma ação dentro do site, como preencher um formulário ou visitar outra página.

Além de aumentar o engajamento do público com a marca, o marketing de conteúdo mostra toda a autoridade dela em seu mercado de atuação.

Feedbacks e resultados

É importante que a empresa, como uma de manutenção de gerador a gasolina, preste atenção no que seu público tem a dizer a respeito de sua estratégia e campanhas.

Caso esses insights não estejam chegando em quantidade suficiente, a empresa pode estimular a audiência, pedindo para que as pessoas deixem suas opiniões a respeito de um conteúdo, por exemplo.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas nas redes sociais, uma caixa de perguntas no Instagram e até uma pesquisa de opinião no próprio site da organização.

Dessa forma, é possível melhorar as estratégias que foram colocadas em prática, para que elas realmente agradem clientes e potenciais clientes, aumentando o engajamento e outros resultados positivos.

Conclusão

Trabalhar o engajamento do público para melhorá-lo não é uma estratégia difícil, desde que você conheça as melhores práticas para isso.

Existe um marketing focado nesse resultado, então, por meio dele, uma marca consegue melhorar outros pontos, que são uma consequência de um público mais engajado.

Independentemente de qual seja o seu ramo de atuação, os negócios precisam estabelecer uma boa relação com seu público, para se destacar em meio a concorrência e se tornar a marca preferida dos consumidores.

Compreender o marketing de engajamento é o primeiro passo para isso, pois ele é capaz de transformar a realidade do negócio, aproximando o público dele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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