O que é link building e por que você deve fazer em seu site

7 de outubro de 2021

O link building é uma importante estratégia de marketing digital, que ajuda a trabalhar seu engajamento e o posicionamento de sua marca em um mercado que segue em constante crescimento.

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No processo conhecido como transformação digital, os avanços tecnológicos variados tem se popularizado, tornando-se muito mais próximos do dia a dia das pessoas.

Um dos principais avanços diz respeito a internet móvel, que possibilita a utilização da rede por smartphones e tablets com qualidade e muita rapidez, o que permite que os usuários estejam constantemente conectados.

O mercado não demorou para notar esse crescimento no interesse em transações digitais, e começou a se adaptar para uma nova forma de fazer negócios, como a utilização de software de gestão empresarial para facilitar o dia a dia da empresa.

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Como consequência, o mercado digital está crescendo cada vez mais.

Milhares de novas empresas surgem constantemente, impulsionadas pela facilitação do processo de abertura junto do baixo orçamento necessário para criar um e-commerce ou uma companhia que atue somente na internet.

Nesse aspecto, é importante saber lidar com esse tipo de público e explorar recursos melhores para sua rotina, ganhando mais notoriedade no mercado e aumentando sua reputação na internet.

O perfil do cliente também mudou consideravelmente. Antes, o consumidor era uma figura reativa, que muitas vezes acabava recebendo publicidade rasa e direta e eventualmente se interessava por algum item em particular.

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Hoje, entretanto, este usuário é muito mais exigente. A pessoa deseja entender mais sobre seu problema ou necessidade, e quais são as melhores alternativas para trabalhar e conseguir uma boa proposta de segurança patrimonial.

Para isso, é muito comum que ele inicie o processo de absorção de informações fazendo uma pesquisa em um site de busca.

Ao digitar palavras-chave que tenham relação com a situação que ele está passando, ele ativa os algoritmos que buscarão nos bancos de dados dessas ferramentas por sites com algum tipo de material relacionado, criando uma lista por ordem de relevância.

Normalmente, o consumidor encontra o que precisa ainda nos primeiros links que são exibidos na pesquisa, e por isso é muito importante que seu site esteja figurando no topo dessa lista. Para que isso aconteça, você precisa de um bom SEO.

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A sigla, que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites de Busca, representa uma série de ações importantes para que você consiga se posicionar corretamente, seja como contabilidade para empresas ou revendedor de cosméticos.

Aqui, é importante ter em mente que estas técnicas são pensadas para melhorar seu conteúdo como um todo, e não especificamente para subir seu ranqueamento sem outros recursos. 

Portanto, é importante que você consiga trabalhar de maneira efetiva com sua página, mesmo que precise do auxílio de uma consultoria de informatica SP.

Os links são uma parte muito importante do SEO, uma vez que eles ajudam a identificar a autoridade de sua página e como você consegue trabalhar com elas. 

Através desse tipo de recurso, os algoritmos conseguem identificar os conteúdos de maior relevância no banco de dados.

O que é o link building

A estratégia de link building enquadra-se nas estratégias de SEO como uma ferramenta para construir uma rede de redirecionamento para suas páginas, direcionando o tráfego de forma que a autoridade da página seja estabelecida e os mecanismos de busca tenham mais reconhecimento de seu material.

Existem dois tipos mais comuns de links que são utilizados nesse tipo de estratégia, os externos e internos.

Os internos são redirecionados dentro de seu próprio site, encaminhando para ler mais conteúdos e outras ações que podem interessar seus consumidores, atraindo-os para continuar consumindo em um site de empresas de serviços de portaria, por exemplo.

Já os links externos são redirecionados de outros sites, muitas vezes usando seu material como fonte de pesquisa ou exemplo de alguma situação ou elemento de produção de conteúdo.

Esses links externos são muito importantes para mostrar às ferramentas de busca que o site oferece material de qualidade, e que diversas pessoas o usam como fonte de informação. Normalmente, esse tipo de atividade ajuda consideravelmente o crescimento de seu site.

Quanto mais links você receber, melhor, mas é importante ter em mente que os sites promovendo esses links devem ser eles próprios de qualidade. A relevância de sua página tem um impacto direto nas fontes que compartilham seu material.

Quando você lida com sites estranhos ou pouco confiáveis, isso pode até se tornar negativo, por isso é importante que você tenha atenção.

Além disso, é importante ter uma atenção especial para os links internos. As estratégias de SEO, embora ajude muito no engajamento junto aos robôs dos motores de busca, tem seu foco na experiência do usuário.

Uma página com excesso de links e redirecionamentos pode ser negativa para este fator, por isso é importante que você só os utilize quando eles fizerem sentido de alguma maneira para você explorar seus recursos e poder até mesmo realizar a abertura de empresa SP.

A importância dos links

Os links são peças fundamentais na navegação na internet. São estes endereços eletrônicos que permitem que os usuários acessem qualquer ferramenta que estão buscando na internet, seja ela:

  • Sites;
  • Áudios e podcasts;
  • Conteúdo em imagens;
  • Produção audiovisual.

Por conta disso, os mecanismos de busca utilizam essa estrutura para rastrear e classificar as páginas na internet, garantindo um retorno mais efetivo para seus resultados.

No início, os buscadores simplesmente indexam os sites de forma padronizada, o que acabou se tornando um problema com o aumento de material desse tipo de ação.

A tecnologia entrou em ação e criou os algoritmos como ferramentas que ajudam a aprimorar ainda mais esse tipo de material. 

Os algoritmos são inteligências artificiais que buscam os sites através dos bancos de dados fornecidos pela plataforma em questão.

Hoje, estes algoritmos são muito eficientes, e conseguem eliminar uma série de problemas que eram ocasionados por suas ações, como por exemplo a manipulação de seus instrumentos de busca para conseguir resultados mais rápidos em sites pouco efetivos.

Hoje, os links representam a autoridade até mesmo em um site de ERP para pequenas empresas, isso mostra quão relevantes eles são no nicho em que atuam e na própria internet como um todo.

Por isso, criar um bom link é muito importante para trabalhar com mais qualidade nesse tipo de recurso.

Criando um bom Link building

Uma boa estratégia para conseguir criar um link building de qualidade é saber como trabalhar com estes recursos. Dessa maneira, você tem uma estrutura mais qualificada para usar estes elementos, garantindo que seu link building será funcional.

O primeiro ponto que você deve se atentar é na utilização de conteúdo para seu site. Antes de tentar fechar parcerias por links, mostre que você tem conhecimento e potencial para trabalhar com seus recursos.

Dessa maneira, você acaba conquistando resultados muito mais satisfatórios na geração de conteúdo para seu site, aproveitando este material para criar um engajamento maior com o público e aumentar as chances de ter esse material compartilhado.

Um conteúdo de qualidade muitas vezes se divulga sozinho. Conforme a publicação vai sendo compartilhada em redes sociais e por seguidores do seu material, você consegue alcançar um novo grupo de pessoas, estejam elas  interessadas em factoring em SP ou em lojas de roupas.

A busca por parcerias também é muito importante para suas técnicas de SEO, uma vez que estes links externos são fundamentais para pavimentar seu reconhecimento na internet. Buscar os parceiros certos, entretanto, envolve uma atenção especial.

Procure sites que tem qualidade em sua produção, e que se posicionam tão bem quanto você no mercado. Assim, você saberá que está lidando com algo de qualidade, que certamente será utilizado para beneficiar ambas as empresas.

A evolução desse tipo de parceria é chamada de guest posting. Aqui, você escreve um material inédito para um parceiro, e ele faz o mesmo para o seu site. Dessa maneira, você troca informações e se coloca como um link externo para seu site.

Quanto mais guest post você alcançar, mais espalhado será seu conteúdo, colocando-o como uma autoridade no assunto com o qual você está lidando, o que aumenta ainda mais seu reconhecimento.

Considerações finais

Trabalhar com link building é uma excelente maneira de aumentar seu público em potencial, sobretudo pela possibilidade que interação que este mecanismo oferece. Quanto mais você trabalhar com estas ferramentas, maior é a chance de engajamento com seu site.

Os links são uma estrutura fundamental para o trabalho com o SEO, necessário para que você consiga trabalhar com efetividade e garanta uma estrutura de qualidade na internet, aumentando suas chances de reconhecimento.

Os sites que utilizam esse tipo de ferramenta tem uma chance muito maior de ampliar seu mercado, atingindo novos públicos e abrindo mais portas para oportunidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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