O que é e como criar conteúdo evergreen para blog

25 de janeiro de 2022

O conteúdo evergreen é uma excelente vantagem para qualquer empresa que produz material em blogs ou sites de uma empresa de locação de andaimes, uma vez que se tratam de itens que têm uma longevidade muito maior do que o normal.

A maioria dos produtores de conteúdo já tiveram que lidar com esse tipo de produção, tanto os mais experientes da área quanto pessoas que estão iniciando sua jornada de produtores mais recentemente.

Esse tipo de material é muito importante no desenvolvimento de estratégias de marketing, uma vez que a maioria das empresas prefere esse tipo de conteúdo para conseguir trabalhar por mais tempo seus blogs ou sites.

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O conteúdo evergreen é também conhecido como conteúdo perene, uma indicação de que depois de um longo tempo, muitas vezes por anos a fio, a matéria permanece relevante. 

Ela se difere de notícias, que muitas vezes são imediatas e o interesse vai se perdendo conforme os dias passam.

Quando você cria um blog, ou se torna responsável por ele, é preciso compreender a importância de dois tipos muito comuns de produção de conteúdo sobre fabrica de porta de aço automatica, os noticiosos e os perenes.

Estes dois serão igualmente relevantes para criar uma identificação com seu público.

O conteúdo de notícias segue as principais tendências do momento, aproveitando o interesse do público para gerar engajamento e atualizar com informações. Neste caso, o tempo de vida de uma publicação destas é muito curto.

Em alguns casos, vale a exclusividade do material. Quando você é a primeira pessoa a publicar, ele é relevante e gera engajamento, mas conforme a informação vai se espalhando pela internet, ela vai perdendo força.

Já o conteúdo evergreen tem um caráter educativo, planejado para passar informações importantes e relevantes para o leitor, que muitas vezes precisa compreender melhor o assunto para identificar seus benefícios.

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É o caso de guias ou textos explicativos de diversos setores, que tentam apresentar conceitos mais fixos na sociedade e não dependem de mudanças rápidas no mercado para serem explorados, podendo até aumentar a autoridade da empresa sobre um determinado tópico.

Embora não haja um contador específico do que torna um conteúdo evergreen, estima-se que depois de aproximadamente dois anos um conteúdo que permanece relevante se encaixa nessa categoria para uma empresa de tratamento de esgoto.

Quando você faz uma pesquisa em particular, é possível encontrar diversos conteúdos diferentes. Em alguns casos, a publicação realizada a dez anos atrás não é diferente de uma recente, e por conta disso é possível identificar o conteúdo como evergreen.

Um dos principais pontos da produção desse tipo de material é o fato de ele manter seu valor inalterado, independente da passagem de tempo. Ainda assim, é comum que as pessoas tenham interesse em novidades e em assuntos que se gastam com o tempo.

Por isso, o ideal para qualquer criador de conteúdo é alinhar ambos os modelos para criar uma produção efetiva, que atraia o público com matérias noticiosas e prenda a atenção deles com o evergreen, garantindo muito mais tempo de visualização em seu site.

Dessa forma, você cria uma autoridade no mercado que permite a utilização destes recursos com inteligência, garantindo um potencial de engajamento e venda de climatizadores muito maior para seu blog como um todo.

Você deve usar o conteúdo evergreen?

Agora que você compreende um pouco mais o conteúdo evergreen, é importante ter em mente os benefícios que esse modelo oferece para sua utilização. Muitas marcas aplicam esse formato de conteúdo para conseguir um destaque maior no mercado.

Entretanto, nem todas as companhias são iguais, e os benefícios que uma empresa pode receber são diferentes de outras, ainda que estejam em um mesmo segmento de atuação. 

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Por isso, é importante entender esse material e como utilizá-lo para aumentar seus resultados.

Autoridade

A autoridade de uma empresa é um dos principais pontos pelos quais é preciso saber utilizar o conteúdo evergreen em sua manutenção em condominios.

Diferente do material noticioso, esse tipo de produção costuma ser mais complexa e possui uma série de informações importantes para você conseguir trabalhar adequadamente, o que garante uma imagem de conhecimento maior para o público.

Sua marca se torna uma fonte de informações sobre o tema que é abordado em seu conteúdo evergreen, e as pessoas começarão a lembrar de sua empresa sempre que tiverem algum tipo de problema relacionado a esse tipo de situação.

Otimização de SEO

Uma empresa que deseja se destacar no mercado digital deve estar pronta para otimizar sua participação junto a motores de busca. Estas ferramentas são fundamentais para aumentar a autoridade de seu blog ou site.

O conteúdo evergreen, como tem validade muito mais longa que o noticioso, consegue se encaixar melhor nas pesquisas de motores de busca, otimizando os resultados que surgem quando você tenta buscar algum item em particular, como uma empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação).

Quanto mais conteúdos evergreen você tiver, maiores são as chances de engajamento com o público. A sigla SEO significa Search Engine Optimization, e trabalha diretamente com ferramentas para aprimorar a experiência do usuário.

Portanto, empresas que trabalham com a produção de conteúdo precisam ter o material sendo pesquisado para aumentar o potencial de engajamento, o que é possível com esse tipo de ferramenta.

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O conteúdo evergreen, por sua natureza, continua atraindo novos consumidores e trazendo mais visitantes para seu site ou blog constantemente, possibilitando muito mais interação para seu material.

Conversão em leads

Se você tem interesse em trabalhar com o funil de vendas, o material perene é fundamental para sua estratégia como um todo. Esse tipo de métrica é muito importante para entender como você pode otimizar seus resultados.

O funil de vendas é uma estratégia de marketing digital que acompanha todo o processo de jornada do cliente. 

Ele divide o consumidor que procura engenharia de ar condicionado em categorias, das quais é preciso uma conversão para que ele siga para cada uma das etapas.

O visitante de um determinado site ou blog pode ter interesse em ampliar seu conhecimento, buscando cada vez mais conteúdo dentro da plataforma para conseguir aproveitar. 

Além disso, isso o torna um lead, uma pessoa que oferece seus dados de contato por mais conteúdo.

O material evergreen, por sua natureza, é muito mais complexo que o noticioso, e por isso é ideal para guias e manuais que podem ser usados nas etapas de conversão, auxiliando o consumidor a passar por todas as etapas do funil.

Criando conteúdo evergreen

A criação de conteúdo evergreen é muito variada, e existem muitos formatos que podem ser aplicados para garantir mais sucesso nesse tipo de publicação. O importante é entender o impacto que esse material pode causar ao longo do tempo.

 O processo de criação é:

  • Trabalhar com o topo do funil;
  • Criar material relevante;
  • Entender sua pauta;
  • Estudar o assunto.

Muitos conteúdos perenes trabalham diretamente com listas e curiosidades, oferecendo dicas e informações que não se desgastam com o tempo. Estas informações normalmente ajudam a tirar dúvidas e questionamentos dos consumidores como um todo.

Além disso, os guias e manuais também são muito populares nesse formato. Esse tipo de publicação tem um importante caráter educativo, e busca explicar determinadas funções para o público de empresas de caldeiraria em SP em geral.

Os manuais são uma ferramenta importante para apresentar um determinado conteúdo, pois eles costumam ser duradouros e ajudam profissionais que estão começando em uma determinada área.

Até mesmo pessoas com experiência podem se beneficiar das informações contidas nesse formato de publicação, sobretudo quando se trata de um assunto mais específico, que não possui muito material disponível para avaliação.

Dessa maneira, os manuais acabam se popularizando dentro do conceito de conteúdo evergreen.

Conteúdos históricos também costumam ser muito trabalhados nesse modelo. Normalmente, é avaliado um determinado período da história e as evoluções que um setor passou durante esse tempo.

Isso ajuda a compreender melhor como uma determinada tecnologia ou área de atuação chegou ao nível em que se encontra, mas não perde a qualidade com o tempo, uma vez que esse período histórico permanece inalterado.

A desmistificação também é uma excelente maneira de criar conteúdo evergreen. Muitas pessoas vivem acreditando em mitos que se popularizaram com o tempo, e mostrar a verdade por trás desses mitos pode ser uma excelente maneira de conquistar mais conteúdo.

Considerações finais

O conteúdo evergreen é parte fundamental para trabalhar com seu blog ou site. Trata-se de um material que será utilizado por anos a fio, tornando-se altamente relevante para suas estratégias de marketing.

Quanto mais você consegue emplacar um conteúdo evergreen, e ele passa mais tempo em atividade, é possível conseguir conquistar toda uma estrutura de publicações que faz com que muito mais pessoas desenvolvam interesse em consumir seu material.

Portanto, é muito importante saber lidar com esse tipo de ferramenta e criar conteúdo de qualidade para otimizar seus resultados a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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