Marketing indireto: saiba como aplicar em sua empresa

28 de julho de 2022

O marketing indireto é uma estratégia muito utilizada, principalmente por grandes marcas que desejam implementar seus serviços e produtos de maneira natural e sem forçar uma situação na qual aquilo é apresentado a novas pessoas. 

Estamos acostumados com o marketing tradicional e direto, aquele no qual vemos um outdoor na rua, recebemos um panfleto, vimos uma publicidade na internet ou na TV e até mesmo recebemos a indicação de algum amigo.

O bom e velho marketing direto fez e ainda faz muito sucesso. Ele é essencial para todo e qualquer tipo de negócio que queira obter sucesso em suas campanhas e aumentar seus resultados, seja no ambiente físico ou digital.

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Seja uma empresa especialista na implantação de um programa de controle médico de saúde ocupacional ou até mesmo um redator freelancer, entender sobre estratégias de marketing é essencial para se obter mais clientes.

Mesmo o marketing direto obtendo ótimos resultados e grande influência, com o passar do tempo as pessoas começaram a olhar para essa estratégia com um certo preconceito, e isso se deve à má índole de pessoas que, infelizmente, não souberam usá-la para o bem.

Por isso, muitos acabam não aderindo à propagandas que anunciam um determinado produto ou serviço, o que fez com que diversas empresas perdessem resultados e tivessem que se reinventar para retirá-los.

E é dentro deste cenário que surgiu o marketing indireto, trazendo inovação para a área de marketing e fazendo com as empresas tivessem uma nova maneira de investir em propagandas sem que, necessariamente, isso fosse percebido pelas pessoas.

Uma empresa de call center SP, por exemplo, consegue usar o marketing indireto para atrair novos clientes sem que eles percebam que aquela ação é, necessariamente, uma ação de marketing.

Por isso, hoje você irá entender a fundo sobre este conceito, além de suas vantagens e em quais contextos você pode aplicá-lo, independentemente de qual seja o segmento da sua marca, pois os resultados com ele são garantidos.

Entenda o que é o marketing indireto

O marketing indireto nada mais é do que uma estratégia que tem como objetivo a divulgação de um produto ou serviço de maneira sutil, deixando de lado a apelação publicitária que, muitas vezes, pode incomodar muitas pessoas.

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Provavelmente você deve conhecer alguém que, ao ver um determinado comercial na TV, tem vontade de desligá-la na hora porque já não aguenta mais ver aquele mesmo comercial diversas vezes e até mesmo todo dia.

Esse é um exemplo de marketing direto, onde o produto é apresentado diretamente para a pessoa, sem rodeios ou sutilezas. Não podemos negar que se trata de uma estratégia muito usada e boa tanto para uma fabrica de macarrão quanto para diversos outros negócios.

Entretanto, com o passar do tempo as pessoas começaram a se sentir saturadas por esse tipo de propaganda, o que trouxe uma sensação de perdição para as empresas que, até então, não sabiam mais o que fazer para divulgar seus produtos ou serviços.

Com isso, o marketing indireto surgiu com a premissa de divulgar a marca de maneira sutil, defendo a ideia de que a pessoa nem percebe que aquilo se trata de algum tipo de propaganda, pois é realmente algo muito sutil.

A principal diferença entre ele e o marketing direto é justamente a força com a qual é mostrada ao público. Enquanto o marketing direto tem como objetivo divulgar seu produto explicitamente ao cliente, o marketing indireto já trabalha isso de maneira mais sutil.

Vantagens do marketing indireto

Para te provar como essa estratégia não se tornou tão usada por acaso, selecionamos algumas das vantagens que ela traz tanto para uma empresa de camisas de silicone quanto para qualquer tipo de negócio que decide investir nele. Confira:

Melhor execução do branding

O branding é o conjunto de estratégias que tem como objetivo o melhor gerenciamento do propósito, dos valores e princípios de uma marca. Ele é responsável por criar conexões entre a marca e seus consumidores, construindo um espaço de intimidade entre eles.

E o marketing indireto auxilia justamente nessa parte, pois sua aplicação faz com que as pessoas se identifiquem com a sua marca sem que percebam que estão dentro de uma estratégia de divulgação, o que gera uma relação mais íntima entre ambas as partes.

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Mais econômico

Quem possui um negócio sabe que os investimentos não são poucos, principalmente quando falamos de publicidades e propagandas para atrair novos clientes. Com o marketing direto, as marcas gastam milhões para levar sua marca para outras pessoas.

Com o marketing indireto, é possível divulgar a sua consultoria outsourcing, por exemplo, com pouquíssimo dinheiro e ainda garantindo grandes resultados para a empresa, ou seja, você obtém mais sem gastar muito.

Maior credibilidade da marca

A credibilidade é como a confiança: demora para ser construída e pode ser quebrada a qualquer momento, não está à mercê de remendos, por isso construir a crueldade da sua marca no mercado e entre seus clientes é essencial para o sucesso do seu negócio.

E o marketing indireto também auxilia nisso, pois faz com que as pessoas enxerguem a sua marca de uma maneira imparcial e natural, aumentando o desejo pelo seu produto ou serviço e a credibilidade pelo que você oferece.

Essas são apenas algumas das vantagens que o marketing indireto traz para o seu negócio, independentemente de qual seja o segmento dele, existe um mundo de outras vantagens que ainda podem abraçar a marca que resolve investir nessa ótima estratégia.

Contextos para aplicar o marketing indireto

Aplicar o marketing indireto é mais simples do que imaginamos, seja para o melhor sistema para pizzaria delivery ou até mesmo para uma clínica odontológica, tanto em estratégias físicas quanto digitais. Por isso, confira abaixo alguns dos contextos para a aplicação:

Vídeos na internet

Os vídeos na internet são muito usados por quem entende o poder do marketing digital e da produção de conteúdo para as plataformas digitais, e os vídeos são formatos muito consumidos e que chamam a atenção de muitas pessoas.

Por isso, ao gravar um vídeo você pode divulgar o seu produto ou serviço indiretamente. Você pode, por exemplo, deixá-lo à mostra, mas sem falar sobre ele ou então deixar o seu site de vendas passando na tela, mas sempre sem contar diretamente sobre aquilo.

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Isso irá gerar curiosidade nas pessoas que estarão assistindo o vídeo e, automaticamente, irão à procura do produto ou serviço e, por vontade própria, irão entender mais sobre a sua marca e consumir o que você oferece.

Publicações nas redes sociais

As publicações nas redes sociais são essenciais para uma empresa especialista na produção de atestado médico ocupacional quanto para uma marca de roupas, pois são milhares e milhares de usuários online todos os dias por lá.

Sendo assim, publicar uma foto no feed ou até mesmo nos stories da sua marca mostrando o seu produto ou serviço indiretamente gera ainda mais curiosidade nas pessoas, você pode publicar uma simples foto da sua equipe com um produto posicionado ao lado.

Essas sutilezas são as partes principais do marketing indireto e é o que fará os usuários terem aquela pulga atrás da orelha e curiosidade para saber o que é aquele produto ou serviço na foto, fazendo eles irem a procura por vontade própria.

Exibição em vitrines e bancadas

Por último, mas não menos importante, essa é uma ótima opção para quem possui um ponto de venda físico ou então lojas físicas e parcerias da sua marca que também podem aplicar o marketing indireto até mesmo pessoalmente.

Por exemplo, uma distribuidora de produtos cirúrgicos pode colocar seus produtos à mostra em uma bancada de uma loja que vende esse tipo de produto ou até mesmo em uma farmácia.

Os clientes irão se sentir curiosos ao ver aquele produto ali ou até mesmo a indicação de um serviço, o que irá gerar curiosidade neles para pesquisar mais sobre a marca e conhecer o seu negócio.

Esses são apenas alguns dos exemplos e contextos nos quais o marketing indireto se encaixa e pode mudar por completo os resultados do seu negócio. Lembrando que se trata de uma estratégia versátil e que pode ser usadas pelos mais diversos segmentos, como:

  • Saúde;
  • Beleza;
  • Comunicação;
  • Direito;
  • Literatura;
  • Decoração. 

O importante é entender o conceito e objetivo dessa estratégia para não cometer nenhum erro e garantir que seu produto ou serviço seja divulgado de maneira sutil e natural, sem forçar nenhum tipo de situação com o possível cliente.

Dessa maneira você contará com mais um forte aliado para fazer com que o seu negócio cresça e conte com clientes que acreditem no seu propósito e abracem o seu negócio de maneira natural e sutil.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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