Humanização no marketing: por onde começar?

18 de maio de 2022

A humanização no marketing é um conceito que vem sendo muito conversado ao longo dos últimos anos e constantemente novos métodos e práticas vêm sendo utilizados nas mais diversas empresas ao redor do globo.

Ele não é apenas uma maneira mais personalizada e, como o próprio nome já diz, humana de se chegar ao cliente, mas também ajuda muito na otimização de resultados e facilita para a empresa aumentar seu alcance e sua eficiência no mercado em que atua.

Com isso em mente, o texto de hoje irá explorar os conceitos da humanização no marketing e como ela pode ser extremamente benéfica para a sua marca, mostrando benefícios e formas de aplicá-la no dia a dia do seu negócio.

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Seja uma empresa de usinagem de peças ou uma grande logística, é preciso saber lidar com os clientes da melhor maneira possível e atraí-los para a sua empresa, e o marketing é fundamental nesse tipo de estratégia.

Encantar clientes antigamente era muito mais fácil do que nos dias de hoje e podemos dizer que os fatores que ajudaram a influenciar isso foram a internet e a tecnologia, moldando o meio digital e como as coisas funcionam nos dias de hoje.

Mesmo que o foco da sua organização seja serviços de assistência técnica chiller Hitachi, a humanização no marketing é utilizada com o objetivo de estabelecer um elo entre a marca e os usuários, criando uma relação que seja saudável e benéfica para ambos os lados.

Esse tipo de medida faz com que os leads e usuários tenham uma maior confiança na sua organização e, além de tudo que já foi mencionado, gera um grande engajamento por parte do público, consequentemente aumentando o alcance da marca.

Portanto podemos dizer que não só é um grande avanço para a sua empresa, mas uma necessidade. O fator humano sempre será necessário em negociações que envolvem o público e você pode usar isso a favor da sua empresa de conserto de fluxometro.

Com isso em mente, os tópicos a seguir irão explorar melhor o conceito de humanização e como isso pode impactar positivamente a sua empresa, destacando os benefícios que sua marca pode ter ao investir mais nesse método.

O impacto da humanização no marketing

De forma simples e bastante direta, podemos definir o marketing humanizado como uma estratégia que busca humanizar os diversos processos dentro de uma empresa em prol de conseguir uma relação melhor e mais íntima com seu cliente.

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Sejam empresas de caldeiraria e montagem industrial ou até mesmo lojas que vendem produtos geek, aproximar o cliente e fazer com que os leads fiquem mais à vontade consegue beneficiar a marca de diversas maneiras.

Isso acontece principalmente com a busca das pessoas por empresas que ofereçam coisas diferentes a elas, que pareçam menos organizações padrões, encontradas antigamente, e que se mostrem realmente preocupadas em fidelizar aquele consumidor.

E, quando pensamos no meio digital, se a sua marca falha em conquistar novos clientes, ela fica para trás, se tornando menos competitiva e poderosa em seu segmento de mercado, podendo perder sua posição para outras empresas que comercializam, por exemplo, maquina laminadora.

Com isso, podemos destacar, inclusive para incentivar que a sua marca invista cada vez mais nesse tipo de estratégia, alguns benefícios como:

  • Maior alcance da marca;
  • Diferencial no mercado;
  • Geração constante de leads;
  • Melhor imagem da empresa frente ao mercado.

Infelizmente é muito comum que as empresas esqueçam que o cliente não é apenas um número, mas uma pessoa com vontades, rotina, poder aquisitivo, gostos e preferências, e quando a sua marca sabe utilizar isso de maneira assertiva, ela se torna imparável.

Pense em um fabricante de estação de tratamento de efluentes e como o trabalho é bastante técnico. Porém, mesmo se trabalhar da melhor maneira possível, pense que o relacionamento com o cliente é essencial, principalmente com mercados de nicho.

Em outras palavras, é preciso fazer com que o cliente faça parte do negócio ou que, no mínimo, a empresa se preocupe com o que ele quer, com a forma de abordá-lo e a maneira como irá explorar a jornada de compras do cliente.

Aplicando o marketing humanizado

Agora que já entendeu melhor como funciona o marketing humanizado e como ele pode ser extremamente útil até mesmo para a sua empresa com foco em arqueação de tanque de combustível, chegou o momento de compreender como aplicar no dia a dia do seu negócio.

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Embora não seja difícil, é preciso certa mobilização por parte de toda organização nos diversos processos da empresa, para que assim o conceito de humanização esteja enraizado na cultura e em cada pedacinho da marca.

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas e orientações sobre como aplicar o marketing humanizado.

01 – Invista em engajamento

Quando pensamos em processo humanizado, é necessário que haja pessoas para que a marca consiga emplacar com suas estratégias e métodos. E uma forma de não só fazer isso, mas gerar também interação com o público, criando e investindo em engajamento.

Hoje em dia se tornou mais palpável e visível como aumentar o engajamento, e isso é possível através das mídias sociais. Elas ajudaram e muito a aumentar a interação entre pessoas e empresas, e se tornou vital para qualquer organização que queira crescer nos dias de hoje.

Para que a sua empresa consiga aumentar o engajamento, aumente o nível de interação com o público nas redes sociais, pergunte o que eles gostariam de ver, o que acharam da publicação e qual a opinião deles em relação ao produto ou serviço.

Em outras palavras, abra espaço para que as pessoas criem intimidade com a sua organização e façam parte dela. Isso personaliza e humaniza o atendimento, trazendo o público mais próximo a você.

02 – Utilize storytelling

Existem diversas maneiras de envolver o seu público e humanizar o seu atendimento, e uma das que mais são funcionais e trazem bons resultados é o storytelling. Pessoas adoram uma boa história e isso faz com que se interessem mais pela abordagem.

E isso pode ser utilizado para realizar um passo a passo de como a sua marca produz seus produtos, todo o processo de fabricação e até mesmo o interior da empresa, disponibilizando esse tipo de conteúdo em seu site ou blog.

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Crie histórias sobre como a empresa surgiu, sobre como as pessoas desenvolvem seus trabalho e até mesmo sobre a melhor maneira de administrar e produzir seus serviços e produtos. O interesse será genuíno e muito autêntico, gerando inclusive novos leads e clientes para a marca.

É importante apenas destacar que não se deve utilizar histórias mentirosas ou que não tenham relação com a sua marca. Seja verdadeiro com os clientes e engajamento aumentará de forma orgânica e natural, além de gerar certo diferencial dentro do seu segmento de mercado.

03 – Adapte seus valores

Para que a empresa aplique a humanização dentro de suas propostas, marketing e com seus clientes, não basta ela apenas falar, é preciso dar o exemplo. E uma das melhores formas de fazer isso é mudar os valores da sua empresa.

Pense o quão contraditório é uma empresa que prega a humanização no marketing e nos demais setores e, na hora de colocar tudo isso em prática, não apenas não colabora com o proposto como também passa longe do que os clientes gostariam de ver.

O primeiro passo é criar um ambiente dentro da sua empresa que reflita isso, que as pessoas sintam que estão em um local onde é preciso interagir com os outro colaboradores, que possam ser elas mesmas e que a própria organização se preocupa não só com o bem estar dos clientes, mas com dos funcionários também.

Quando isso acontece, mesmo de forma indireta, é transmitido para o cliente e ele percebe que a empresa de calandragem de chapas metálicas realmente está fazendo algo diferente, o que acaba aumentando a confiança com a organização e gerando mais engajamento.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o que é a humanização no marketing e como esse tema é importante para fazer com que a sua empresa se destaque no meio em que trabalha, abordando de forma muito mais sensível e personalizada para tratar com aqueles que interagem com a marca.

Não importa o quão tecnológica e avançada seja a sua empresa, ela sempre precisa, em algum nível, investir nas relações humanas com seus leads e clientes, além, é claro, com os seus funcionários para conseguir melhores resultados.

Utilize então esse texto como orientação para aplicar os conceitos em sua marca, usufruindo dos benefícios e conseguindo colocar a essência da sua empresa no processo, se destacando no mercado e conseguindo conquistar seu próprio espaço cada vez mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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