Endomarketing na prática: como melhorar a comunicação da sua empresa

21 de julho de 2022

Tão importante quanto o marketing digital e a publicidade em geral, o endomarketing, que são as ações voltadas aos colaboradores, também deve fazer parte das estratégias corporativas para construir uma marca valiosa e reconhecida pelo mercado consumidor e conquistar novos talentos, se destacando perante a concorrência. 

Para isso, o endomarketing envolve a promoção da missão, objetivos, propósito, cultura, produtos e serviços de uma organização e marca para os próprios funcionários. 

Endomarketing

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De uma forma geral, também pode ser chamado de marketing interno, tendo como objetivo principal “vender” a organização para os funcionários para que estejam mais engajados, cientes da marca e do que ela promove, sendo conhecedores da marca desde a abertura de empresa Simples Nacional

Consequentemente, há um melhor alinhamento entre equipes, clima geral e a atração de novos talentos, mais alinhados com a cultura.

Como outras formas de marketing e publicidade, o endomarketing é uma necessidade. Afinal, pode ser mais difícil para os funcionários se preocuparem com o trabalho se não entenderem o valor de uma organização e da atividade que realizam.

Aplicação da estratégia de endomarketing eficaz

Como as empresas centradas nos funcionários se tornam bem-sucedidas, principalmente quando os esforços de marketing interno se tornam parte essencial de uma organização?

Para isso, é possível desenvolver uma estratégia de marketing interno eficaz, conforme os pontos especificados a seguir. 

  1. Alinhe estratégias de marketing interno e externo

Para criar uma estratégia eficaz de endomarketing, é preciso entender como está sendo aplicado o marketing externo. 

Os esforços de marketing interno e externo precisam estar conectados, bem como direcionados à missão e objetivo geral da marca. 

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Isso significa garantir que a comunicação fora de uma empresa de esquadrias de pvc
 corresponda aos processos que são informados na organização, como um todo. 

Quando as estratégias de marketing interno e externo não estão alinhadas, essa dissonância pode ter um impacto negativo na percepção dos funcionários sobre a integridade da empresa. 

  1. Identifique os objetivos de marketing interno

Estabelecer metas desde o início é crucial. Sem metas, nenhum dos envolvidos saberá medir o sucesso da campanha, nem apontar quando fazer ajustes. 

Novamente, é preciso se certificar de que as metas estejam alinhadas com os objetivos da estratégia de marketing externo. 

Exemplos de tais metas podem incluir a adoção da visão da empresa pelos funcionários, ou a criação de uma conexão significativa entre os funcionários e a identidade da marca.

  1. Desenvolva uma abordagem orientada a campanhas

Uma campanha de endomarketing deve ser liderada por uma equipe de RH (Recursos Humanos) e o setor de marketing de forma dedicada, em colaboração com outras partes interessadas. 

A campanha deve ser encarada como uma jornada de retenção. Nesse sentido, líderes e gestores de um escritório de advocacia especializado em manutenção de extintor, por exemplo, devem oferecer aos funcionários uma experiência que evolua gradualmente e crie laços de valor.

O projeto deve ser consistente e manter um fluxo constante de informações, compartilhadas em uma variedade de formatos de conteúdo que percorrem toda a gama de canais de comunicação. 

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Ao tomar tempo e implementar as iniciativas e comunicações da estratégia de forma lenta, os responsáveis proporcionam à campanha a chance de ganhar força e impulso junto aos funcionários. 

  1. Use ferramentas e software de comunicação interna

Quando se trata de endomarketing, é preciso compreender que nem sempre um modelo comunicacional ou campanha de engajamento é o suficiente para atender a todos os colaboradores – ou que se adequará a qualquer estabelecimento corporativo ou comercial.

Afinal o que ressoa com um funcionário não necessariamente atrai a atenção de outro. 

Por esse motivo é vital conduzir a campanha de uma empresa de paisagismo para piscina usando diferentes canais de comunicação, como:

  • E-mail;
  • Ferramentas de colaboração social;
  • Mensageiros eletrônicos;
  • Portal de intranet.

Tudo isso pode ser produzido a partir de um software de comunicação integrada para os funcionários, em conjunto com a distribuição de uma variedade de conteúdo, incluindo vídeo em formato curto, infográficos estilizados, cartazes e veículos impressos.

Sendo assim, as mensagens de comunicação podem ser centralizadas em uma multiplataforma disponível aos funcionários, propondo análises robustas que ajudam a decifrar as melhores mídias.

Independentemente da combinação de ferramentas certa para a equipe, o RH e o marketing precisam perceber que tanto o que é apresentado quanto o como é apresentado devem ser bem avaliados, importando para o resultado final.

Ao tentar alcançar um grupo diversificado de funcionários, o conteúdo envolvente, disponibilizado em diferentes formatos, se torna a única maneira de capturar a atenção e o mind share.

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  1. Segmente o público

Mesmo que o objetivo seja alcançar e engajar todos os funcionários, não é possível se conectar com todos da mesma maneira, demandando uma estratégia robusta para atingir diferentes perfis.

Portanto, é preciso segmentar o público para enviar comunicações da campanha de endomarketing, assim como ocorre nas ações para cliente. 

Para fazer isso, os dados demográficos e psicográficos do público interno precisam ser compreendidos. A princípio, vale identificar fatores como:

  • Cargo;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização.

A equipe responsável pelo endomarketing de uma elevador para deficiente também pode descobrir os valores, atitudes, interesses e estilos de vida de cada grupo. 

Ao entender esses psicográficos, a equipe se apresenta em uma melhor posição, a fim de desenvolver e enviar comunicações e estratégias que pareçam mais pessoais e relevantes para os funcionários.

Depois que o público está segmentado, pode-se direcionar mensagens diferentes para grupos específicos, como gerentes ou departamentos distintos.

Também é possível alcançar públicos segmentados por meio de combinações exclusivas de canais de comunicação. 

A melhor maneira de se conectar com os gestores pode ser uma combinação de e-mail, mensagens da caixa de entrada de softwares dedicados e lembretes de texto via celular, por exemplo, enquanto com os estagiários uma plataforma semelhante a uma rede social pode funcionar melhor combinado com e-mail e chats.

  1. Incorpore a campanha nas prioridades existentes 

De programas de integração a iniciativas de educação contínua, o desejo é encontrar lugares para incorporar e conectar a campanha, valorizando o profissional e melhorando o relacionamento empresa-colaborador. Um exemplo é a experiência de integração existente. 

Caso novos funcionários de uma distribuidora de sorvete passem por treinamento de integração ou programa de orientação designado, esse é o local ideal para incorporar elementos de estratégia de endomarketing. 

Se um executivo ou outro líder normalmente apresenta novos funcionários à empresa, a missão, visão e valores, a equipe responsável pelo endomarketing deve garantir que esse treinamento esteja alinhado com as mensagens da campanha de marketing interno e processos das equipes.

  1. Solicite feedback dos funcionários

Por meio de check-ins regulares , pesquisas que coletam sentimentos e pesquisas curtas, a equipe pode descobrir como os funcionários estão respondendo à estratégia de marketing interno. 

Vale lembrar que os funcionários são público-alvo, por isso é crucial entrar em contato com eles regularmente e obter os comentários para adequar as campanhas e comunicados.

A coleta de feedback também aumentará o envolvimento geral dos funcionários, seja do setor de reforma residencial, seja do atendimento ao cliente.

Uma estratégia de marketing interno bem-sucedida começa na base, ou seja, identificando áreas onde a organização atinge diretamente os clientes e que mais demandam de atenção.

Benefícios do endomarketing

O endomarketing  pode beneficiar tanto os funcionários quanto a organização como um todo.

Algumas de principais vantagens incluem o engajamento dos funcionários, levando em consideração que o endomarketing pode manter os funcionários informados e, dessa forma, tornando-os o suporte essencial para a empresa e alcance de pessoas.

Se o trabalho de cada um tem um propósito, e os colaboradores sentem que são parte valiosa da organização, é mais provável que sejam entusiasmados e dedicados ao trabalho.

Outro benefício é a expansão da cultura da empresa. Por permitir que a organização possa comunicar a missão e valores, o endomarketing pode ajudar no desenvolvimento e fortalecimento do branding, por assim dizer. 

Ter funcionários engajados, como a categoria que reúne quadro de distribuição residencial com barramento, pode solidificar ainda mais a cultura, tornando a organização um lugar mais positivo e agradável para trabalhar e expandindo isso para novos talentos que integram a organização.

Esse aspecto nos leva a um outro ponto, que é exatamente o reconhecimento da marca. O endomarketing não apenas ajuda no desenvolvimento do branding da organização, mas também aumenta o conhecimento corporativo entre os funcionários e o mercado como um todo.

Isso ajuda os funcionários a se tornarem defensores da marca, divulgando a empresa, isto é, apresentando o negócio para clientes e para profissionais em potencial.

Contanto que a mensagem seja consistente, isso também pode ajudar nos esforços de marketing externo.

Com o aumento do reconhecimento da marca, os funcionários estão mais bem equipados para fazer o trabalho. 

Isso é especialmente verdadeiro para os membros da equipe que trabalham com clientes, permitindo que eles melhorem a experiência que o público tem com a própria empresa. 

Para fortalecimento do endomarketing, essa estratégia também pode apoiar os esforços de contratação, facilitando a divulgação de vagas e recrutamentos de profissionais talentosos.

Com funcionários mais engajados e uma forte cultura empresarial, a organização ganha uma reputação positiva, tornando-se um local de trabalho desejável para mais candidatos.

Além disso, o endomarketing também ajuda a reter funcionários, novos e antigos. Acredita-se que o aumento do envolvimento reduz a rotatividade, permitindo manter os melhores profissionais nas equipes.

Conclusão

Quando os funcionários acreditam na marca e estão engajados nas iniciativas da empresa, é provável que fiquem mais motivados, mais leais à organização e mais capazes de defender a mensagem da empresa.

Desse modo, estabelecer uma estratégia de endomarketing eficaz é essencial para o sucesso da marca. Quando os funcionários estão desinformados ou sem entusiasmo, isso cria uma enorme lacuna entre eles e os clientes ou prospects.

Os clientes em potencial agora realizam as pesquisas online e os líderes de marketing podem ajudar outros funcionários a se envolverem na conversa. Basta uma estratégia de endomarketing devidamente aplicada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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