Dicas para guiar seu cliente em funil de vendas

1 de junho de 2022

Sabemos que a internet e a tecnologia mudaram totalmente como as empresas funcionam, como as pessoas agem e até mesmo as preferências da sociedade e, para que o marketing digital seja funcional, é preciso de uma boa estratégia com seu funil de vendas.

Mas para aqueles que não sabem exatamente o que significa esse termo ou do poder que o mesmo tem, pode ser difícil compreender o seu impacto no mercado e como pode ser vital para oferecer ao cliente exatamente o que eles precisam no momento certo.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar como guiar seu cliente no funil de vendas, explorando o conceito do termo assim como vantagens que a organização tem ao utilizá-lo e formas de aplicação efetiva dessa estratégia de vendas.

Publicidade:

Desde uma empresa de montagem de painéis elétricos SP até mesmo uma grande empresa logística, todo negócio precisa lucrar para se manter competitivo no mercado, melhorando suas estratégias e práticas e criando melhores maneiras de vender.

Alguns focam no atendimento diferenciado, outros preferem investir em uma incrível qualidade de produto e de entrega, enquanto terceiros tentam fazer tudo o melhor possível. Independentemente da estratégia adotada, nada funcionará se o cliente não tiver uma boa jornada de compra.

Isso significa que, o cliente só se interessa por aquecedores Cumulus assistência técnica quando a empresa se esforça para nutrir tal interesse, e isso afeta todos os outros aspectos da venda.

Da mesma forma que apenas um atendimento bom não é o suficiente para fazer o lead ser convertido, ter qualidade do produto ou serviço e um péssimo atendimento não é nem um pouco indicado.

Em outras palavras, é preciso encontrar um meio termo onde o cliente vai passando por etapas, todas elas muito bem estabelecidas pela marca, avançando no processo, gerando interesse, convertendo o lead e o fidelizando. O conhecido funil de vendas.

Portanto, mesmo que a sua empresa seja focada em investigação de solo contaminado, confira os tópicos a seguir onde esse conceito será melhor abordado, fazendo com que você entenda melhor como aplicar o funil de vendas em sua organização.

O conceito de funil de vendas

De forma simples e direta, conhecemos como funil de vendas a estratégia que mapeia a jornada do cliente, desde o momento de contato com a empresa até a sua conversão e, muitas vezes, até além dela, realizando um procedimento de pós-venda e fidelização.

Publicidade:

O cliente passa por diversas etapas enquanto compra algum produto ou contrata um serviço e, mesmo que a sua empresa de limpeza de poltrona tenha renome do mercado, cada cliente é único e é preciso acompanhar todo o seu longo processo de compra.

Afinal, mesmo que a sua empresa seja ótima em convencer o cliente e mostrar a ele como é boa no que faz, podem surgir dúvidas, questionamentos e confusão sobre alguma parte do processo ou até mesmo da eficácia do produto. Em outras palavras, a organização deve estar atenta a todo momento.

Na prática, podemos dizer que o funil de vendas influencia em:

  • Aumentar o alcance da marca;
  • Conversão e fidelização de clientes;
  • Maior engajamento de leads;
  • Nutrição de interesse das pessoas;
  • Aumenta o número de vendas.

Sendo assim, uma central de interfonia condominial precisa também saber como tratar seus clientes e convencê-los de que a marca é boa e que vale a pena o investimento. Para isso, é preciso entender as três etapas do funil.

Topo do funil

O topo do funil é o momento onde o lead não tem nenhum interesse em sua marca, nem sequer talvez saiba da sua existência. Muitas vezes ele nem ao menos sabe que tem um problema até que a organização entre em contato com ele e mostre que ele existe.

Sua empresa deve se fazer presente a essa etapa e ser, de fato, uma especialista no assunto, oferecendo material para que a própria pessoa consiga analisar a sua situação e ver que tem um problema e talvez a sua portaria e limpeza SP possa ajudá-lo.

Meio do funil

Quando o lead percebe e compreende que tem um problema, ele é levado para a segunda etapa do funil, onde ele começa a considerar uma solução. Essa é a parte do processo que a sua empresa começa a mostrar maneiras técnicas de resolver o seu problema.

Normalmente esse é o momento onde existe uma maior interação entre a marca e o lead. Ela se demonstra proativa e interessada em ajudar o lead que, por não saber como passar por esse obstáculo, começa a analisar as soluções que você apresenta a ele.

Publicidade:

Fundo do funil

Esse é o momento onde o lead olha para sua empresa de portaria para condomínio, por exemplo, e decide realizar a compra de seus serviços ou produtos. Em outras palavras, é quando ele não consegue mais conviver com o incômodo que a situação causa a ele.

Portanto, sua empresa pode dar uma ajudinha e mostrar a ele que ela é perfeita para essa ocasião e, como ao longo do processo foi a sua marca que o ajudou a analisar e verificar por conta própria que precisa de ajuda, ele não só a verá como especialista, mas como uma aliada.

Normalmente, quando tudo é feito de maneira assertiva, aumenta-se muito a chance de fidelização do lead, tornando a sua empresa referência para ele.

As vantagens do funil de vendas

Agora que já ficou um pouco mais claro da importância do funil de vendas e do impacto que o mesmo causa em seu negócio, chegou o momento de entender os benefícios que ele traz, afinal nenhuma empresa investirá em uma estratégia que não a ajuda.

Sendo assim, os tópicos a seguir reuniram uma série dessas vantagens que podem ser usufruídas pela sua marca, incentivando-a a continuar investindo nesse tipo de prática que vem sendo tão utilizada ao longo dos últimos anos.

01 – Resultados mais previsíveis

Quando se pensa em funil de vendas, se torna muito mais simples os resultados serem mais previsíveis porque a próxima etapa sempre depende do desempenho da anterior, ou seja, quando o cliente vai até o final da jornada, é porque a estratégia do funil funcionou.

Ao monitorar os resultados de sua equipe e o engajamento do cliente referente ao seu produto, um cabo de aço para movimentação de carga, por exemplo, é possível saber se irá atingir as metas estabelecidas pela área e se está valendo o investimento.

De forma indireta, isso também gera decisões mais assertivas para a empresa, pois assim ela saberá se as outras estratégias que envolvem o cliente, como o marketing de conteúdo, estão gerando resultados, podendo mudar a sua abordagem.

Publicidade:

02 – Maior produtividade

Quando o funil de vendas está bem definido e estruturado, cada equipe sabe muito melhor o que deve ser feito e quando fazer, quando agir para impulsionar o cliente ao longo de sua jornada, sendo muito mais efetivos e gastando menos energia em tarefas menos funcionais.

Isso significa que o departamento de vendas se foca muito mais em de fato vender seus produtos e garantir que o cliente será convertido, não tendo que dar muito mais explicações, convencendo-o do potencial e capacidade da marca.

Isso também permite que o pessoal do marketing prepare os leads de maneira muito mais assertiva, fazendo com que cheguem prontos para que a equipe de vendas apenas converta-os. Em outras palavras, as engrenagens encaixam de maneira muito mais eficiente.

03 – Melhor aproveitamento de oportunidades

Durante a jornada de compra do cliente, sua empresa terá de lidar com ele muitas vezes, criando uma relacionamento com aquela pessoa. Isso significa que terá diversas oportunidades de ter insights e ideias do que melhorar e como melhorar.

Quando um cliente desiste da compra e sai insatisfeito de sua empresa, isso significa que estão errando em alguma coisa ou talvez não geraram interesse o suficiente nele para que o mesmo continue, e isso por si só já traz muita informação para a marca, mesmo que de forma indireta.

E isso vai muito além do que apenas a jornada de compras, mas até mesmo no pós-venda e em como atrair cada vez novos leads para a empresa. Pode-se dizer que as oportunidades de melhores negócios e de melhorias são constantes.

O funil de vendas é uma excelente estratégia de negócios que utiliza o cliente e a sua experiência como principal base. Utilize o texto de hoje como orientação e pesquisa cada vez mais formas de aplicá-lo em sua empresa e usufruir de todos os seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Copy link
Powered by Social Snap