Dicas para conseguir mais clientes B2B

10 de maio de 2022

O modelo B2B consiste em empresas que ofertam produtos ou serviços para outras empresas. Nesse mundo, você atrai mais clientes B2B criando uma sinergia de marketing de conteúdo digital abrangente, atendimento ao cliente e relacionamentos duradouros.

Publicidade:

O modelo B2B contrasta com o B2C, onde eles vendem para consumidores individuais. Esses negócios incluem fabricantes de produtos, atacadistas, distribuidores, varejistas etc., como uma empresa de montagem mecânica industrial.

Para prospectar clientes, você  precisa de conteúdo entre outras estratégias de marketing digital para alcançar clientes B2B.

Isso se refere essencialmente à ação de criar e publicar conteúdo para aumentar o reconhecimento da marca e prosperar o marketing digital. 

Sua estratégia de marketing pode conter:

  • Blogs;
  • Criação de infográficos;
  • Otimização de mecanismos de busca (SEO);
  • Podcasting;
  • Email marketing;
  • Divulgação.

O primeiro passo é aprender as qualidades de um bom conteúdo. Considere aplicá-los à sua estratégia de marketing atual de sua empresa de cameras de segurança sp.

Prós e contras do modelo de negócios B2B

O modelo de negócios B2B tem prós e contras para o empresário e sua equipe.

Como prós, podemos mencionar que as vendas B2B são altas e os pedidos são feitos a granel. Isso significa que a receita pode ser maior com menos vendas do que as empresas B2C.

Publicidade:

Isso se deve pelo fato de que as empresas convertem melhor do que os indivíduos.

Além disso, a comunicação entre as empresas acontece regularmente para que os vendedores estejam mais informados sobre as necessidades de seus clientes.

No entanto, o ciclo de compra pode ser longo. Os consumidores B2B levam muito tempo para tomar decisões de compra. Várias partes interessadas estão envolvidas e precisam de várias aprovações para avançar.

Além disso, os vendedores B2B têm menos clientes em potencial e os que eles têm são muito importantes. Se até mesmo um único cliente estiver insatisfeito, ele pode perder muito dinheiro.

Tanto os fabricantes quanto os revendedores podem ter problemas com a previsão de demanda, pois o B2B tem um ciclo de estoque mais curto. Isso pode, por sua vez, levar a superestimar a demanda e deixar todas as partes na mão.

Preferências do comprador B2B

O comércio eletrônico (ou e-commerce) está entre as maneiras mais eficazes e populares entre os compradores B2B atualmente. 

Isso quer dizer que esses compradores, como uma empresa de aluguel de empilhadeira, colocam o comércio eletrônico à frente de e-mails, telefonemas e representantes de vendas.

Além disso, aqueles que já estão comprando on-line querem comprar ainda mais desse jeito, mas são desafiados por obstáculos de experiência do cliente que os obrigam a procurar ajuda offline.

Publicidade:

Assim, se você deseja colocar seus clientes B2B online, é importante estabelecer por que os entusiastas do comércio eletrônico querem estar lá em primeiro lugar.

Os clientes B2B estão no comércio eletrônico por uma razão muito grande e muito importante: conveniência. Os clientes procuram experiências de compra virtual ricas que tornem a compra mais fácil, rápida e confiável.

Os canais online oferecem funcionalidades sofisticadas, como a repetição de pedidos com um clique, pesquisa em catálogos de produtos, fácil acesso ao histórico de pedidos e a capacidade de fazer pedidos quando quiserem, de onde estiverem.

Marketing Digital para B2B

Embora os cenários B2B e B2C pareçam bastante semelhantes, especialmente considerando que os clientes pagam por seus serviços ou produtos, os sistemas internos são diferentes.

Por um lado, business-to-business de uma fábrica de telha térmica pode ser incrivelmente complexo, especialmente em termos de relacionamento com o cliente, marketing digital e de conteúdo, público e construção de clientes em potencial.

Seus clientes B2B, atuais e potenciais estão menos impressionados com a automação pura e as respostas do chatbot e desejam ser atendidos por um negócio proativo. 

Quando as perguntas chegarem, concentre-se em responder com intenção. Você vai querer manter sua abordagem de negócios o mais humana possível, onde seu marketing de conteúdo é injetado com humor, interesse e uma boa narrativa. 

Você também deseja ir além do espaço de marketing digital e procurar maneiras de se conectar com clientes em potencial, empresas locais e outros profissionais com os quais possa criar uma conexão. 

Publicidade:

A ideia aqui é cuidar dos seus clientes. Ao fazer isso, eles cuidam da sua empresa, como de energia solar fotovoltaica para condomínios. Você será recompensado com relacionamentos frutíferos, uma marca forte e melhores resultados no ciclo de vendas.

Conteúdo objetivo

Seu público-alvo são outros empresários com o tempo valioso. Isso significa que eles podem ter pouco ou nenhum tempo para ler o conteúdo, pois estão ocupados administrando seus próprios negócios.

Por isso, você precisa tornar seu conteúdo o mais atraente possível, mas em pedaços pequenos. Invente histórias breves e torne o estilo conversacional. Qualquer coisa menos provavelmente será ignorada e ignorada por completo. 

Memorável

Quando se trata de construir uma estratégia de marketing de conteúdo vencedora para uma empresa de serviço de alongamento de chassi, você precisa mais uma vez explorar o conteúdo humanizado. 

No final do dia, no entanto, também é importante lembrar de manter sua marca. 

Concentre-se em construir uma marca verdadeira e orgânica que funcione melhor para você, pois não há necessidade de forçar nada que não funcione.

Fácil de compartilhar e acreditar

Sua estratégia de marketing de conteúdo deve atrair os tomadores de decisão o suficiente para garantir que eles espalhem a palavra.

Simplesmente falar sobre suas ofertas não será suficiente – eles precisam ver valor e autoridade.

SEO envolve uma pesquisa completa e uma compreensão abrangente do seu público-alvo, mas também é necessário saber escolher e usar as palavras-chave adequadas. SEO só pode ser tão bom quanto as ferramentas que você usa junto com ele.

Marketing personalizado

Ofereça aos seus clientes conteúdo exclusivo e personalizado que agrada aos seus desejos e necessidades. Em nossa pesquisa mais recente , perguntamos aos compradores quais recursos de personalização são mais importantes para eles.

Uma maneira fácil de fornecer aos clientes uma experiência mais relevante é criar catálogos de produtos personalizados e ajustar suas sugestões com base nos históricos da loja virtual de seus clientes. 

Empresas de torre de resfriamento podem dar um passo adiante enviando e- mails mensais com descontos em produtos pedidos com frequência por cliente.

Estratégia forte 

Determine suas metas e KPIs e, em seguida, decida quais ações você realizará para chegar lá.

Você não poderá fazer tudo de uma vez ou colocar todos online de uma só vez, e tudo bem. O mais importante é garantir que seus clientes entendam as vantagens do seu portal de vendas online e, em seguida, experimentem por si mesmos.

Formas não convencionais

Uma pequena empresa precisa ser focada e conduzida, mas também deve ter uma visão mais profunda de seus pontos fracos. 

Os clientes e prospects certos precisam de pesquisa para informar suas decisões de negócios. 

  • Sondando clientes da concorrência;
  • Adotando uma abordagem consultiva;
  • Priorizando ouvir em vez de falar;
  • Usando hashtags em redes sociais de negócios;
  • Concentrando-se na construção de relacionamentos.

Há muitas pequenas coisas que uma empresa de distribuidores de correias transportadoras pode fazer para incentivar seus clientes com suas compras online. 

Certifique-se de que todos os seus representantes de vendas saibam como sua loja virtual funciona. Se seus representantes de vendas estiverem visitando clientes, incentive-os a fazer pedidos para seus clientes on-line com o dispositivo móvel.

Quando seus representantes de vendas dão o exemplo, seus clientes o seguirão. À medida que a colocação de pedidos se torna mais rápida e fácil para seus representantes de vendas, você também descobrirá que o foco deles mudará de fazer pedidos pequenos para vendas cruzadas e vendas adicionais.

O terceiro benefício dessa abordagem é que você pode usar o feedback fornecido por vendas e vendas internas para otimizar a experiência do usuário em sua loja virtual.

Ajude seus clientes a migrar para a Internet, educando os representantes de vendas sobre os benefícios para eles e seus clientes,

Construa relacionamentos com outros pequenos proprietários B2B 

Nos negócios, o sucesso vem de várias formas. Na maioria das vezes, no entanto, ele começa identificando seu foco principal.

Isso significa que você não deve apenas trabalhar em seus valores internos de negócios, mas seu foco principal também deve refletir fora de seus consumidores e ao lado de suas redes. 

Simplificando, verifique se você também está trabalhando para construir relacionamentos com outros proprietários de pequenas empresas.

Você vai querer estabelecer um relacionamento com as pessoas que trabalham com os mesmos objetivos, desde que elas não concorram diretamente com você.

Também é importante estabelecer relações comerciais com serviços profissionais, consultores e outros empreendedores B2B que você sabe que podem ajudá-lo a construir confiança e autoridade. 

Uma das melhores maneiras de construir uma boa rede é através de referências, especialmente de seus melhores clientes.

No entanto, lembre-se de que as referências só são possíveis com confiança, por isso é importante não apenas buscar conexões, mas construir conexões duradouras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Copy link
Powered by Social Snap