Dicas para aplicar o marketing de referência em sua estratégia

19 de novembro de 2021

Conquistar a atenção do público não é uma das atividades mais fáceis do mercado, apesar das facilidades que o mercado digital vem trazendo. Para se realizar essa aproximação diversas estratégias de marketing se destacam, entre elas o marketing de referência.

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Uma tática que opera com a obtenção de público por parte de uma empresa, utilizando de uma estratégia que trabalha com a fidelização com o seu público consumidor, garantindo que essa mesma audiência sirva como um ponto de atração para novos clientes.

Sendo a mesma relação de se encontrar um restaurante com longas filas de entrada, daqueles difíceis até de se conseguir uma reserva de mesas. Algo que acaba por funcionar como uma validação do prestígio e popularidade desse empreendimento alimentício.

Uma relação que pode ajudar também aos mais diversos tipos de negócio, seja uma festa cheia, diante a popularidade do evento, ou uma loja que trabalhe com a venda de moveis para escritorio, que conquista novos clientes por ser um empreendimento renomado.

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Na internet essa situação se torna mais fácil de ser conquistada, visto o alto número de usuários que estão presentes nas plataformas digitais, por outro lado existe a questão da concorrência, já que as mais diversas empresas podem se colocar disponíveis na rede.

Ou seja, não basta apenas se colocar presente na internet. Um empreendimento precisa adotar estratégias especializadas, capazes de destacar os seus serviços ao público, podendo inclusive contar com os próprios clientes como parceiros comerciais.

Algo não muito diferente do que acontece no comércio presencial, como um condomínio que usa os serviços de manutenção em motor de portão, e diante o bom trabalho realizado, resolve recomendar esses serviços para outros empreendimentos próximos.

Independentemente da modalidade do comércio, seja presencial ou virtual, contar com a recomendação dos seus clientes ajuda com a maior prática dessas atividades comerciais, aumentando assim o prestígio dos seus empreendimentos.

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E com base nisso, uma estratégia de marketing foi elaborada para responder a essa necessidade, o chamado marketing de referência.

Como funciona essa estratégia?

O marketing de referência, conhecido também como referral marketing, é uma estratégia que trabalha com a recomendação dos seus produtos ou serviços, onde os próprios clientes agem como importantes fatores durante a divulgação das atividades de uma marca.

No mercado tradicional essa é uma relação comum, feita em cima da fidelização de uma loja com os seus clientes, fazendo assim com que eles recomendam os seus serviços para outras pessoas do seu círculo social, como amigos, parentes ou colegas de trabalho.

No ambiente digital essa relação não chega a ser tão diferente, o que de fato muda é o nível ao qual esse processo ocorre, afinal, estamos falando de um cenário cercado dos mais diferentes usuários, que compartilham entre si mensagens e conteúdos.

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Logo, da mesma forma com que a qualidade de um piso epoxi industrial pode ser reconhecida e recomendada por usuários que consomem conteúdos relacionados aos serviços de reforma da casa, uma relação negativa também pode acontecer.

Como um cliente que não foi bem recebido em sua ida a um restaurante específico, e diante a sua insatisfação recorre às redes sociais para informar aos seus seguidores sobre o péssimo atendimento que este estabelecimento oferece.

O que resultaria em um grande problema de imagem para esse restaurante, ainda mais quando a pessoa em si se tratasse de um influenciador digital, com diversos seguidores em seus perfis nas suas respectivas redes sociais.

Ou seja, tanto a situação de rejeição como a de recomendação acaba por se expandir dentro do universo digital, e por isso deve ser tida com muita atenção pelos administradores de um negócio, principalmente aqueles de formatos virtuais.

Sendo assim, para quem uma fábrica que produz calha de capitação de água consiga divulgar positivamente o seu produto nas redes, é essencial que essa entidade comercial desenvolva o potencial da sua mercadoria com o público.

Tudo para que essa mesma audiência atue não apenas como clientes, mas também como auxiliar no processo de divulgação dos seus produtos ou serviços a serem oferecidos na internet.

Como age o referral marketing?

O marketing de referência funciona a partir de três fases específicas, a de atração, a de estímulo e a de controle, seguindo essas etapas para que o produto ofertado por um empresa seja visto como algo de importância para os seus consumidores.

Inicialmente com o uso de estratégias que atraiam a atenção dos usuários, com o uso de táticas que envolvem a criação de conteúdos ou até mesmo com a produção de um anúncio comercial customizado para um público em específico.

Conquistada a atração do público é preciso agora estimular a possibilidade de compra dessa audiência, através de promoções, descontos e anúncios direcionados à venda em si, levando um consumidor a contratar um aluguel de gerador para a sua loja, por exemplo.

Após a compra ter sido finalizada, cabe à empresa analisar os dados referentes a essa aquisição, como o retorno positivo desse cliente, apresentando-se não apenas como um consumidor, mas também como um possível aliado da marca.

Pois quanto melhor for a recepção desse público, maiores são as chances dele recomendar os seus produtos ou serviços para outros usuários presentes na rede, conectando-se com alguém que procura por “administradora de condomínios valor” em sites de buscas.

Através dessas ferramentas é que o marketing de referência funciona, trazendo um maior valor para as empresas que adotam esse tipo de tática comercial, independentemente do seu setor de venda, já que essa é uma estratégia que funciona com diversas empresas.

Sendo necessário então saber como aplicar essa estratégia em seu empreendimento, para se garantir uma melhor posição em seu mercado competidor.

Como implementar esse serviço?

Para que o marketing de referência funcione perfeitamente em sua empresa, é preciso não apenas saber como aplicá-lo, mas também conhecer as variáveis que movem esse negócio, como a sua relação com o público e com o seu setor.

Um trabalho de implementação que funciona ao se seguir os seguintes procedimentos:

Otimize a experiência do consumidor

Se um dos objetivos da sua empresa é ser tão bem recebida a ponto de que os seus próprios clientes recomendem aos seus serviços, é preciso antes de tudo garantir que esse cliente inicial seja bem recebido pela sua empresa.

Pois somente ao ter uma boa experiência de compra é que esse consumidor terá um estímulo adicional para recomendar esse produto para os seus colegas e conhecidos. O que passa pela qualidade da mercadoria, mas também pelo tratamento ao cliente.

Ofereça descontos

É importante contar com a disposição do público, diante o bom trabalho que o seu empreendimento oferece ao público, no entanto, é necessário agilizar esse processo, adotando práticas que otimizem esse índice de indicação entre os seus clientes.

O que uma empresa de estruturas metálicas caldeiraria pode fazer é oferecer um desconto promocional para clientes que indiquem esse serviço para outras empresas da indústria, expandindo o seu público e otimizando a experiência desse consumidor.

Trabalhe com programas de fidelidade

Existe inclusive uma forma de se atingir os dois tópicos anteriores em uma só estratégia, que é a aplicação de um programa de fidelidade em sua empresa. Oferecendo descontos e brindes para os clientes que mais consomem da sua companhia.

Uma tática que melhora a experiência dos clientes já contactados, aumentando também a possibilidade desses consumidores indicarem os seus serviços, junto do seu programa de fidelidade para outros clientes em potencial.

Tenha presença nas redes sociais

Trabalhar com as plataformas digitais é uma atividade cada vez mais importante para quem administra um negócio, visto a popularidade que o ambiente digital vem alcançando com o público, com as redes sociais facilitando o contato com o seu público.

Sendo possível também coletar reações positivas dos seus clientes e seguidores, fortalecendo assim a imagem dessa companhia no mundo virtual, e por consequência aumentando as chances de um usuários considerar a sua empresa no processo de compra.

Tornando mais fácil também para um cliente convencer uma pessoa terceira a consumir dessa marca, diante os comentários positivos tecidos também por outros usuários presentes na internet.

Os benefícios do marketing de referência

Com a aplicação correta das etapas citadas acima, o seu empreendimento passa a ter acesso a um grande número de vantagens comerciais, tornando o seu negócio em algo de destaque positivo, garantindo um público cada vez maior de clientes.

De uma forma geral, os benefícios do referral marketing são:

  • Aumento no nível de compra dos clientes;
  • Expansão da quantidade de público;
  • Maior reconhecimento da marca;
  • Fidelização da sua audiência.

 

Vantagens essas que são positivas para uma confeitaria de pequeno porte, mas também para uma multinacional que oferece porta de aço automatica para diferentes instituições, como shoppings e prédios governamentais.

 

E é justamente por causa dessa pluralidade de empreendimentos que podem ser beneficiados por essa estratégia que o marketing de referência deve ser estudado, conhecido e implementado por qualquer pessoa que administre um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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