Conteúdos evergreen para blog: como produzir

3 de junho de 2022

Você já ouviu falar de conteúdo evergreen? Em uma tradução literal para o português, os conteúdos “sempre verde” são aqueles conteúdos que nunca perdem importância, conseguindo ser interessantes e atuais não importa quanto tempo tenha se passado.

Eles se opõem às notícias diárias, que são textos momentâneos usados para comunicar fatos recentes, vinculados a um momento específico.

No entanto, um plano editorial bem estruturado deve conter os dois tipos de conteúdo, otimizados de acordo com as regras de SEO (Search Engine Optimization).

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Vamos ver especificamente por que os conteúdos evergreen são importantes e como criar os conteúdos certos para o seu projeto, que pode ser um blog, site, perfil corporativo, etc.

O que é um conteúdo evergreen e por que escrevê-lo?

Conteúdos perenes, no jargão do marketing, são como laudo de vistoria spda, ou seja, conteúdos aqueles que não perdem sua validade com o tempo e que podem garantir ao site um fluxo constante de tráfego orgânico.

Claro que, para atingir este objetivo, é essencial que tais conteúdos sejam estruturados para SEO e criados após uma cuidadosa pesquisa de palavras-chave. Isso significa que são conteúdos que trazem tráfego para o seu site e permitem um posicionamento valioso em rankings de mecanismos de busca.

No entanto, o objetivo do marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo. O conteúdo evergreen gera mais tráfego a cada dia porque permanece relevante por mais tempo do que o conteúdo médio. É tão útil para o seu negócio quanto para seus leitores.

Os conteúdos desse tipo são usados ​​principalmente em blogs, por isso são feitos de forma escrita. São, por exemplo, tutoriais ou guias que consistem em dicas, faça você mesmo e sugestões válidas para todas as épocas.

No entanto, é possível também criar conteúdo desse tipo para uma página social ou para um canal do YouTube.

Por exemplo, uma industria de luminárias em SP pode criar um catálogo de seus produtos projetado para seus seguidores com conteúdo que também pode ser reutilizado ao longo do tempo. Ou seja, esses conteúdos também podem ser repetidos posteriormente.

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Por outro lado, um conteúdo relativo às regras anti-COVID para respeitar durante o verão de 2021 não pode ser repetido, afinal está ligado a um momento específico.

Logo, é certo que o conteúdo evergreen foi projetado para gerar valor agregado por um longo tempo. O conteúdo geralmente é informativo e pode ser implementado em diversos formatos.

Ou seja, conteúdo evergreen ainda pode ser pesquisado e compartilhado mesmo após meses e anos, em oposição a tópicos baseados em tendências ou relacionados a eventos únicos. Ele também é possível de ser consumido em todas as etapas da jornada do cliente.

O que tenho que considerar quanto a esse conteúdo?

Sabemos agora que o conteúdo evergreen no marketing é uma ferramenta importante para trazer potenciais clientes para o seu site de manutenção de docas, várias vezes em conexão com o SEO. No entanto, se há algumas coisas a considerar:

  • O conteúdo evergreen precisa se encaixar na marca;
  • Conteúdos ricos;
  • Inserção de CTA (chamada à ação);
  • O conteúdo deve estar estruturado SEO.

Ou seja, um bom conteúdo deve ser descoberto, e mesmo que você tenha um negócio específico como empresa de aluguel de cadeira balancim, pode utilizar essa estratégia de marketing de conteúdo.

Então, quando você cria um conteúdo, a otimização do mecanismo de busca deve sempre fazer parte do processo. Use o Google Analytics para ver como os números estão se desenvolvendo e sempre ajuste suas palavras-chave.

Dicas para escrever conteúdo evergreen

Aqui estão algumas dicas fundamentais para você escrever conteúdos sempre verdes sem errar. Confira:

Otimização de palavras-chave

Mesmo em um texto atemporal é essencial escolher as palavras-chave certas, sendo as de cauda longa (ou seja, palavras-chave menos disputadas e mais específicas) as mais adequadas.

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Adicione texto alt às imagens, escreva a palavra-chave principal no título, URL e texto, mas evite o exagero de palavras-chave, que pode não cair bem com o seu ranking.

Você também deve usar hiperlinks para outros artigos evergreen para melhorar as classificações de SEO.

Escreva para iniciantes

Prepare conteúdos ricos em conhecimento, porém de forma que seja facilmente compreensível para qualquer pessoa, seja ela uma leiga no assunto ou um expert.

Ou seja, evite termos técnicos próprios da área, os iniciantes muitas vezes podem não entender uma linguagem muito técnica, mesmo que seu negócio seja muito específico, como vendas de camisa de puxamento aberta.

Ainda sobre o exemplo citado, evite só escrever sobre as máquinas de confecção, funcionamento delas, etc. Tente abordar um conteúdo mais amplo.

Reutilize seu conteúdo

Se você criou um ótimo conteúdo, há muitas maneiras de reutilizá-lo em diferentes formatos (no próximo tópico você verá algumas dicas). Além disso, é uma forma de manter seu site ou blog entre os primeiros nos motores de busca.

Mantenha seu conteúdo sempre verde

Embora o conteúdo evergreen nunca precise de uma revisão completa, ele pode precisar de melhorias ao longo das semanas e meses para melhor atender aos seus propósitos e às necessidades atuais de marketing de conteúdo.

Nesse sentido, um dos maiores benefícios do conteúdo atemporal é que você só precisa ajustá-lo em questões de detalhes, palavras-chave, atualizar links e especificações de produtos, ou seja, pequenas melhorias para o SEO.

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Quais os tipos de conteúdos evergreen existem?

Existem vários tipos de formato que compõem um conteúdo evergreen. Veja agora os principais para você se inspirar e criar seus próprios. Confira:

Infográficos

Infográficos são populares no marketing de conteúdo, seja para uma empresa terceirizada de limpeza de escritório ou para qualquer outro tipo de negócio, eles são ótimas dicas de estratégia.

Eles requerem um pouco de senso de design, mas são implementados rapidamente. Você pode preparar informações interessantes ou até mesmo trabalhar em suas perguntas frequentes.

Whitepapers e e-books

Um whitepaper trata de um tema específico em várias páginas, especialmente no setor B2B, como por exemplo uma empresa de conserto de aquecedores de água, que podem ser soluções para problemas técnicos.

Você pode disponibilizar seu whitepaper como PDF para seus clientes gratuitamente. Se você tem conteúdo suficiente, você também pode criar um e-book inteiro.

Ou crie um a partir de seus posts de blog sobre um tópico específico. Os e-books são perfeitos no inbound marketing para gerar novos leads, já que você geralmente tem que deixar um endereço de e-mail para acessar o e-book evergreen.

Estudos de caso

Estudos de caso são estudos simples em que você pode apresentar como seu produto ou software resolve um determinado problema e com que resultado.

Você pode tratar com problemas fictícios aqui, mas seria melhor trabalhar diretamente com um de seus clientes para mostrar diretamente como você pode resolver problemas reais.

Termos e política de privacidade

O Google e outros mecanismos de busca são frequentemente usados para procurar certos termos técnicos. Idealmente, você terá todo um diretório de palavras pesquisadas sobre sua indústria em seu site.

Assim você pode gerar tráfego regular e talvez seus potenciais clientes possam até mesmo salvar o glossário e voltar para ele uma e outra vez. Certifique-se de colocar novos conteúdos nele repetidamente para estarem sempre atualizados.

Listas de verificação e modelos

Todo mundo adora checar as listas de verificação. Checklists nos dão uma estrutura e uma sensação de progresso em qualquer trabalho, assim você pode fornecer aos seus clientes listas de verificação para tópicos que correspondem ao seu produto.

Aqui estão alguns exemplos:

Como provedor de viagens, você pode oferecer aos seus clientes uma lista de verificação do que embalar para o seu destino de viagem.

Uma empresa de segurança do trabalho pode fornecer uma lista de materiais como EPI máscara, bem como a verificação de quando as inspeções são necessárias.

Um supermercado pode oferecer listas de compras para receitas individuais, que também são checklists, e assim por diante.

Entrevista

Entrevistas podem ser conteúdo sempre verde, portanto você deve sempre pedir aos clientes ou especialistas para falar em seu próprio site. Primeiro você se beneficia do alcance deles, pois eles geralmente compartilham essas entrevistas.

Em segundo lugar, as entrevistas podem se tornar surpreendentemente populares novamente depois de algum tempo. O parceiro de entrevista fala em um congresso e é procurado com mais frequência, por exemplo.

Ouça seu público-alvo para descobrir a figura importante de referência no segmento do seu público e tente convidá-los para uma entrevista.

Você também pode convidar as pessoas para webinars se elas estiverem incluídas em sua estratégia de conteúdo e, em seguida, transformar as perguntas do participante em perguntas de entrevista.

Esses são conteúdos que nunca perdem a validade pela riqueza de conhecimento e por não se tratar de notícias, portanto sempre vale investir na qualidade e riqueza de conteúdos sempre verdes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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