Conheça os conceitos-chave dentro do Marketing Digital

26 de março de 2021

Existem alguns conceitos-chave no marketing digital, que são essenciais para qualquer pessoa que planeja utilizar a estratégia para conseguir novos clientes. Inclusive, é importante ter conhecimento sobre essas ações para evitar cometer erros no processo.

O marketing digital é um conjunto de atividades criado para melhorar os relacionamentos entre consumidor e marca, criar uma identidade para sua empresa e abrir novas oportunidades de negócios.

Com o avanço da internet, o perfil do cliente mudou drasticamente, e o marketing digital surgiu como uma resposta de adequação para conquistar um mercado mais exigente e com desejo de personalização.

Pensando nisso, hoje em dia, vender mesas de aço inox industrial, por exemplo, é muito mais fácil com os recursos disponíveis na internet.

Inclusive, desde sua popularização, a internet tem se tornado cada vez mais parte da vida das pessoas. Só no Brasil, estima-se que mais de 70% da população tenha acesso a internet, bem como um dispositivo para se conectar.

Por isso, compreender os elementos principais do marketing digital é fundamental para qualquer empreendedor que saiba a necessidade de estar nestas plataformas para conquistar uma parcela maior do público.

O que é o marketing digital?

Assim como sua contraparte física, o marketing digital é o ato de promover um produto, serviço ou marca. 

Neste caso, o foco são os meios digitais de comunicação. Isso significa todo o acesso que a internet pode oferecer, como:

  • Blogs e sites;
  • Redes sociais;
  • Email Marketing;
  • Guest Posting.

Como a internet é extremamente maleável, novas formas de engajamento surgem diariamente, então, é preciso estar atento para se manter em alta com suas ações. Um dos principais elementos do marketing digital é a nova forma de abordagem.

O consumidor de hoje já não tem impacto quando lida com propagandas diretas. Por isso, é preciso prender a atenção desta pessoa com conteúdos de qualidade, que o façam querer continuar acessando seu site.

Então, ao oferecer um revestimento cimento queimado, por exemplo, o ideal é que exista uma produção de conteúdo que incentive o consumo para uma efetividade maior.

Assim, as estratégias de marketing digital englobam todo esse processo, entendendo as necessidades do cliente e apresentando soluções simples e práticas para uma série de situações que podem surgir no meio do processo.

Uma das principais vantagens do marketing digital em contrapartida ao tradicional é a questão de investimento. O valor de investimento é muito mais baixo do que as ações já conhecidas no marketing.

Isso não só permite que empresas menores consigam criar e aplicar estratégias completas, mas acaba auxiliando também as gigantes do mercado, que buscam a redução de custo como uma forma de aumentar seu lucro.

Conheça os principais conceitos

O primeiro passo para compreender o marketing digital e sua influência é conhecer alguns de seus conceitos básicos. Eles são a base estrutural das ações, e acabam sendo termos que você ouve e utiliza com frequência.

Pois bem, entre os mais conhecidos estão:

Email Marketing

Este é um dos termos mais utilizados pela estratégia de marketing digital, e diz respeito a um dos principais meios de comunicação da atualidade, o email. Neste caso, trata-se de uma comunicação que você recebe depois de se cadastrar em um site.

Pensando nisso, uma pessoa que precisa de dicas de cuidados essenciais em uma piscina pode receber descontos e promoções em itens como rede de proteção de piscina com um simples cadastro. Dessa forma, seu e-mail ficará repleto de boas opções no segmento.

Ademais, existem diversos conceitos para o email marketing, desde uma newsletter com informações relevantes sobre o nicho de uma determinada empresa até descontos e promoções especiais que só pessoas inscritas têm acesso.

É importante ter em mente que quando você utiliza estratégias de email marketing, é preciso cativar e prender a atenção do cliente logo de início. Isso porque o fluxo de emails é muito grande.

Então, quanto mais interesse você gerar em um cliente, maiores serão as chances dele consumir seu conteúdo, aproveitando o material que está sendo criado e as oportunidades que surgem.

É fundamental que você identifique o tipo de público que você está tentando alcançar também. As pessoas são muito diversas, então, encontrar o nicho certo de atuação pode ser um desafio e tanto.

Entretanto, se você consegue identificar com quem está tentando se comunicar com o email marketing, acaba conseguindo um excelente retorno, criando materiais com tamanho, formato e produção adequados.

Pensando nisso, oferecer itens exclusivos, como squeezes personalizados em compras pelo email marketing também costumam ter uma boa efetividade.

Lembre-se que você deve ser constante, para não cair no esquecimento. Ao mesmo tempo, é importante que esteja sempre de olho nos excessos. Uma quantidade de emails que incomode o cliente fará ele desistir de fazer parte de sua rede de contatos.

E-commerce

O termo se refere a todo o espectro de uma loja online, desde sua concepção até ações que a envolvam. O modelo do e-commerce surgiu no fim dos anos 90, e hoje em dia existem gigantes no mercado que atuam exclusivamente online.

O comércio virtual tem ganhado cada vez mais adeptos, deixando de ser um conteúdo de elite. Pessoas de classes mais baixas estão se tornando os maiores consumidores desse tipo de recurso.

Pensando dessa maneira, uma empresa de impressão de folders SP, por exemplo, pode conseguir muito mais vendas se estiver disponível online.

Isso porque uma das principais vantagens do e-commerce com relação a suas contrapartes físicas é a política de baixos preços, que compete diretamente com o varejo tradicional. Dessa forma, o e-commerce acaba sendo um grande atrativo.

Além disso, existem diversos benefícios e comodidades explorados nestes tipos de mercado, como fretes grátis, prazos estendidos de pagamento e outros diferenciais que acabam atraindo boa parcela do público para o mercado virtual.

Marketing de conteúdo

Uma das principais bases do marketing digital, trata-se da criação de conteúdo especializado para cativar seu público. O mundo digital permite um acesso muito fácil e irrestrito à informação, o que mudou os conceitos de marketing que existiam.

Hoje, as pessoas buscam conteúdo antes de se interessar por um produto ou serviço. Por isso, é importante oferecer informação e contexto todas as vezes que você tentar oferecer algum tipo de material para as pessoas.

Para vender impressão em madeira, por exemplo, você pode criar publicações com dicas de decoração usando o material. Ademais, os blogs e redes sociais são grandes aliados para a produção desse tipo de material.

Quanto mais você falar sobre um assunto, apresentando conteúdos com responsabilidade e certeza, maiores são as chances de se tornar uma referência no nicho em que atua.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma forma de análise de todo o processo que o cliente passa em sua empresa, desde o primeiro contato com um site ou blog até o momento da compra, quando ele passa a efetivamente ter um relacionamento com a empresa.

O funil de vendas é uma importante ferramenta para apresentar toda a jornada de compra, além de auxiliar a empresa a identificar quais serão os próximos passos a tomar para conseguir levar o cliente até o momento de fechar um negócio.

Então, antes de efetivar a contratação de, por exemplo, manutenção preventiva e corretiva de geradores, é preciso identificar todo o caminho que o cliente faz e acompanhá-lo para conseguir uma efetividade melhor.

Leads

O lead é uma pessoa que descobriu seu conteúdo, começou a consumi-lo mas ainda não fez nenhuma transação financeira com você. Trata-se de um potencial cliente, alguém que irá aos poucos se encaminhar para fechar um negócio.

Os leads são as pessoas que têm interesse em seu negócio e, portanto, são oportunidades. Esse passo é um dos mais importantes para o marketing digital, principalmente porque quanto mais leads você tiver, mais chances de vender.

SEO

A sigla significa Search Engine Optimization, ou otimização de motores de busca. Boa parte do conteúdo consumido na internet é realizado através de pesquisa em plataformas de busca, que utilizam poderosos algoritmos para encontrar o que o cliente deseja.

Quando você estrutura seu site para ser encontrado mais facilmente por estes algoritmos, está praticando o SEO. A ideia é que você esteja entre os primeiros resultados sempre que procurarem algo sobre um assunto relacionado a sua marca.

Então, se você vende tenda piramidal, por exemplo, deve ser a marca mais encontrada por pessoas que desejam esse tipo de produto.

Considerações finais

Conhecer o marketing digital é fundamental nos dias de hoje. A maioria das interações são realizadas digitalmente, sendo que no futuro esse tipo de ação será ainda mais valiosa. Portanto, é importante compreender suas bases e fundamentos desde o princípio.

Quanto mais conhecimento você tiver, maiores serão as chances de aplicar as técnicas de marketing digital e receber todos os benefícios desse tipo de serviço, alavancando sua empresa e se tornando líder neste novo mercado que está em constante ascensão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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