Como utilizar conteúdos multimídia em estratégia de marketing

19 de março de 2022

Com a atual evolução do mercado digital, os conteúdos multimídia são ferramentas para que a produção de materiais qualitativos seja mais reconhecida e atraente para o público-alvo, com soluções aos mais diversos problemas.

Desse modo, esses materiais se baseiam em: infográficos, vídeos, e-books, e-mail marketing, entre muitos outros. Porém, é necessário que a quantidade de informação seja seletiva para que a audiência seja correta, com criatividade e inovação.

Para cada um há destaque de características e aspectos essenciais para que o uso seja de forma eficiente, gerando resultados mais expressivos. Visto que os conteúdos digitais são pensados para educar os usuários, fornecendo informações que agreguem valor. 

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Por isso, a multimídia favorece a interação de forma mais clara, seja para uma empresa de metrologia ou qualquer outra. Então, a linguagem precisa ser objetiva através de elementos que sejam relevantes, com combinação de formato, cor e estratégias.

Contando, ainda, com o investimento em produção de conteúdos digitais em diversidade de assuntos e nichos. Porém, de todo jeito as marcas e empresas precisam estar atentas aos métodos de comunicação com mais usabilidade nesses últimos tempos. 

O avanço tecnológico também impactou no comportamento do consumidor, assim, a interação influencia diretamente na tomada de decisão. Ademais, devido à ascensão com os smartphones, os buscadores tiram as dúvidas de forma mais ágil.

Por isso, estudar cada público garante mais assertividade. Além disso, em conjunto a definição do objetivo de cada estratégia, o engajamento, a geração de mais seguidores nas redes sociais, são algumas das metas que podem ser alcançadas através de conteúdos multimídia19.

Ações no marketing de conteúdo: entenda mais

O que muito se ouve falar dentro do marketing de conteúdo é a estratégia para engajar e crescer a rede de clientes por meio da criação de conteúdo multimídia, relevante e valioso, sabendo que o bom conteúdo não é apenas aquele que vende, mas que cativa no momento exato.

Essa estratégia é tão eficaz para segmentos mais específicos, como o funcionamento de um compressor de ar comprimido, quanto para assuntos mais genéricos, principalmente por precisar consistir em relacionamentos entre produtos ou serviços.

O inbound marketing também se enquadra nessas ações, significa a busca de captura dos interesses das pessoas de forma menos invasiva ou interruptiva, comparada com as propagandas de antes, gerando mais leads e landing pages.

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Contrariando as propagandas agressivas que jogam os anúncios na cara dos usuários sem que estivessem preparados, o ideal é que eles venham de forma mais sutil no próprio tempo deles, permitindo que a mensagem seja passada mais naturalmente.

A união entre inbound marketing e marketing de conteúdo não faz com que as definições sejam iguais. Pois bem, o inbound marketing foca em CRM (gestão de relacionamento com os clientes) e CRO (otimização da taxa de conversão).

Nenhum conteúdo raso se estabelece por muito tempo no mercado, desde a atração, conversão, venda e encantamento, pois todos esses fatores podem ser determinantes no conteúdo final.

Dificilmente uma marca já consolidada no mercado não trabalha o engajamento tendo o objetivo apenas centrado na venda, ou mesmo a visibilidade do nome. Afinal, em conjunto está a redução do custo de aquisição do cliente (CAC) e o alcance de KPI ‘s.

Como planejar uma boa estratégia multimídia ?

Um planejamento de ações estratégicas pelos meios digitais começa com a coleta de solo para análise, dados que os próprios usuários da marca ou produto e serviço fornecem, os hábitos de consumo, formatos de conteúdos e localidades que frequentam.

Assim, o alcance por esses métodos e maneiras ficam mais visíveis para enxergar e identificar as necessidades daqueles que são mais necessários atrair. Para que seja consistente, a persona estabelecida de início também colabora para a produção multimídia.

No mundo digital, os testes sempre são boas alternativas, o mais falado é o teste A/B, que oferece um feedback real do mercado sem que seja baseado em achismos, envolvendo métricas com precisão em base de dados.

Podendo ser utilizado em anúncios do Google, e-mail marketing ou páginas de um site, com uma possibilidade infinita de aplicação desse teste. Devendo ser aplicado quando há necessidade, ou melhor, potencial para otimizar alguma métrica obtida anteriormente.

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Dada essa necessidade, um bom volume de acesso influencia diretamente na tomada de decisão por esse teste A/B, o que não anula as alternativas de parar ou dar um tempo nesse recurso que é conhecido como intervalo de confiança.

Grandes empresas de montagem industrial, por exemplo, possuem bons recursos em campanhas, sejam elas pagas ou não. Entretanto, torna-se possível o monitoramento dos impactos desde as implantações de ações via relatórios, métricas ou tráfego.

Inclusive, até que a adaptação dos usuários com a marca seja consolidada, o caminho vai sendo traçado conforme o relacionamento também ganha mais espaço para acontecer, de forma breve ou a longo prazo. 

Uma boa identificação para estimular os visitantes a continuarem e se interessarem pelo site é através da newsletters. Outra maneira é aplicar os formulários das Landing Pages (feitos de forma simples e objetiva) com materiais educativos.

Veja como as estratégias funcionam na prática

Apostar na linguagem adequada para qualquer que seja o método abordado, é estabelecer a melhor maneira de se comunicar, logo pode ser mais informal para pessoas mais despojadas, ao contrário um perfil mais conservador, com uma linguagem mais culta.

O reconhecimento de cada necessidade dentro de um negócio trabalha com a produção de materiais verdadeiramente fidelizados com cada cliente, na multimídia não é diferente, após a publicação e divulgação, começa o trabalho de acompanhar os resultados concebidos.

Um texto por si só tem o potencial de convencimento, no entanto pelo lado mais visual da internet, o texto por si só seria um conteúdo mais “massivo”. 

Visto pela ótica de uma fabrica de refletores, que necessariamente precisa de conteúdos mais dinamizados, ou seja, explicativos, pode ser útil apostar em:

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  • Blog post;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Áudio;
  • E-mail marketing.

Entenda mais sobre cada um dos pontos elencados:

Blog Post

Geralmente o blog post é o primeiro conteúdo de contato abordado, extremamente útil para uma estratégia digital. Além de gerar autoridade, o conteúdo tem mais claro o viés de educar.

Infográficos

O segundo tópico conta com perspectivas mais específicas, são visuais e simplificados. As informações são agrupadas em formatos ilustrativos que ajudam mais no entendimento, mais facilmente encontrados nas redes sociais. 

Vídeos

Em paralelo ao anterior, os vídeos têm um alto consumo, visto o crescimento dos canais no YouTube e seus recursos cada vez mais altos a nível de produção, edição e anúncios. Ou seja, é uma forte ferramenta.

E-books

Em formato de livros eletrônicos, os e-books ganharam força entre as companhias de comunicação e também uma empresa de locação de geradores, que costuma compilar todo o seu conteúdo em arquivos de uma forma mais direta.

Tantas marcas utilizam desse recurso para captar e-mails ou qualquer outro contato com o leitor e nutrir os interesses do público até o fechamento da venda. Além de promover mais mobilidade, agilidade, interação, tecnologia e relacionamento, mantendo o valor.

Áudio

Entre podcasts, narração de posts, audiobooks, tornam os consumidores mais fiéis aos posts que não se encaixam no que já é comum. Variar os formatos e a audiência posiciona e fomenta os volumes de buscas, atendendo assim às preferências de cada seguidor.

E-mail marketing

As vantagens do formato e-mail marketing é a possibilidade de deixar o público mais atento às novidades e é possível personalizar os envios de acordo com cada necessidade, deixando o material mais completo, coerente e funcional para cada funcionalidade.

Investimento nos conteúdos digitais

As páginas melhores posicionadas nos buscadores são aquelas em que os usuários encontram tudo, seja sobre uma empresa de projetos elétricos, seus benefícios gerados a partir das produções e vendas, ou o seu diferencial comparado com os concorrentes.

Ou seja, são técnicas que colocam o site, blog, incluindo diversos outros fatores de ranqueamento no SEO On-page e Off-page. As etapas garantem maior desenvolvimento dentro da empresa, entre elas estão: pré-produção, produção e pós-produção de conteúdo. 

Como será feito, revisado e configurado a alguma oferta, vai depender do formato que será aplicado. Direciona-se aos destinatários as mensagens mais segmentadas, logo é um modelo de comunicação direta, visto se o usuário fornecer o e-mail para a empresa.

Pode parecer um processo extremamente minucioso e que requer mais tempo que o necessário para realizar essas análises, mas acontece o contrário, a cada produção e oferta o trabalho ganha mais agilidade e fluidez. 

Com uma gestão de projetos, toda e qualquer mudança que haja nas etapas dos processos podem ser facilmente implementadas e aplicadas para os próximos que virão. Por esse motivo, as chances de erros diminuem bastante e o próprio checklist é identificado. 

A utilização da tecnologia em prol de qualquer desenvolvimento digital pode ser tratada de forma mais abrangente do que se imagina. Uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, não deve perder a oportunidade de inovar nas estratégias.

Essa segmentação não é tão diferente, mas não garante também que seja imutável, alguns anos atrás as tradicionais áreas como a educação e saúde não eram como hoje, essas transformações digitais são vitais para todo o tipo de negócio.

Com pequenos hábitos frequentes qualquer negócio pode se tornar grande e influente, basta: 

  • Inovar e editar com atenção às tendências;
  • Fazer publicações periódicas;
  • Fazer pesquisas e referências de multinacionais;
  • Ter uma comunicação sem interferências.

A adoção de elementos multimídia trará olhares diferenciados comparado com os concorrentes, sabendo que a audiência é um bem comum, destacar-se também entra como uma tarefa à parte para cada negócio.

A produção também consiste na elaboração de um storytelling, que dá vida ao conteúdo, histórias que devem ser contadas aos visitantes para abraçarem a ideia apresentada, com títulos atrativos e links que dão mais autoridade no assunto.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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