Como segmentar seu mercado através do marketing

7 de maio de 2022

A segmentação de mercado, também conhecida como segmentação de público, significa dividir os clientes em potencial em grupos significativos com base em suas características, desejos e comportamentos.

Por meio do uso da segmentação de mercado, as organizações podem potencializar seu processo de desenvolvimento de produtos. 

Descobrir novos segmentos e descobrir suas necessidades permite que as equipes de produto criem itens que satisfaçam os pontos problemáticos desse grupo específico. 

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Por sua vez, produtos ou serviços especializados podem ter pouca concorrência e, se forem nichos suficientes, podem não ter concorrência alguma. 

Assim, criar guias e recomendações de produtos é uma das formas que pode permitir que uma empresa de assistência técnica Chiller Hitachi lide com os problemas de concorrência que o nicho tem.

Definição de segmentação de mercado

A segmentação de mercado é uma técnica de marketing que envolve a segmentação de um mercado-alvo em segmentos menores e mais definidos, permitindo que uma empresa realize uma forte pesquisa de mercado em clientes. 

Ao participar da segmentação de mercado, os pesquisadores podem revelar insights sobre a experiência do consumidor, abordagens de inovação no desenvolvimento de produtos, sugestões para aumentar a fidelidade do cliente e muito mais. 

Com a segmentação de mercado, um distribuidor de tela soldada pode conhecer a fundo a base de clientes e levantar insights (ou ideias) ​​com resultados de negócios projetados.

Por que a segmentação do mercado-alvo é importante?

A fidelidade à marca é o suprassumo da retenção de clientes. Mas muitas marcas ainda não conseguem explorar o que impulsiona esse nível de compromisso, visto que a fidelidade à marca não se trata apenas de preços competitivos.

Tudo se resume a entender o que os consumidores desejam. Experiências personalizadas estão em demanda e desempenham um papel fundamental para manter os clientes interessados. Na verdade, estamos dispostos a abrir mão de um pouco de privacidade para obter essa jornada personalizada. 

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Concentrar-se em seu público como indivíduos e colocar seus interesses no centro do conteúdo da sua marca significa que seus produtos e mensagens serão hiper direcionados. E, por sua vez, seus clientes aproveitarão mais o tempo com você e continuarão voltando. 

Como dividir seu público em segmentos de mercado

A segmentação de mercado pode ser feita de várias maneiras. Dentro de cada uma, você pode dividi-los em segmentos menores para uma compreensão ainda mais granular de um mercado.

Você pode dividir seu público de acordo com fatores:

  • Comportamentais;
  • Demográficos;
  • Geográficos;
  • Psicográficos.

Essencialmente, em fatores comportamentais, isso significa como os consumidores interagem com produtos ou marcas. Podem incluir como e onde eles se envolvem, seu uso de mídia social ou sua jornada mais ampla do consumidor.

Já os critérios demográficos abrangem sexo, idade, renda, educação, classe social, religião e nacionalidade.

Por sua vez, os fatores geográficos usam informações sobre onde eles moram, trabalham ou até mesmo passam os fins de semana. Isso pode ser subdividido por nação, estado, cidade, município e assim por diante.

Os fatores psicográficos, por fim, incluem variáveis ​​de personalidade como introversão e extroversão, estilos de vida, atitudes, gostos e desgostos. Uma análise de mercado-alvo ajudará você a identificar exatamente com quais grupos de pessoas você deve falar.

Reúna dados recentes e confiáveis

As fontes de dados de terceiros são extremamente valiosas para ajudá-lo a criar uma imagem real do seu setor, segmento de mercado, concorrência e base de clientes em potencial.

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Mas saber de quais dados você precisa é o grande desafio. Com as tendências do consumidor e do setor evoluindo tão rapidamente, uma coisa importante a ser considerada é quão recentes e confiáveis ​​são os dados que você está coletando.

Sua empresa de conserto de inversores de frequência pode apresentar os dados coletados trimestralmente, o que significa que você sempre saberá que os dados que está analisando são atualizados e altamente relevantes.

Tenha em mente que sem consentimento e transparência, esses dados podem facilmente tornar os consumidores menos inclinados a compartilhar suas informações com as marcas, o que, por sua vez, dificulta a geração de fidelidade à marca. 

Se usadas com responsabilidade, essas tecnologias podem criar um mercado de consumo totalmente personalizado, acelerar a eficiência e aumentar o tempo de lançamento no mercado. 

Divida seu mercado

Embora todos os seus clientes sejam únicos, você poderá identificar certos padrões entre grupos deles. Identificar essas características compartilhadas ajudará você a criar seus segmentos de mercado-alvo de sua fabricante de tubo de silicone e refinar suas mensagens para cada um.

Faça perguntas como:

  • O que define esse grupo específico de pessoas?
  • O que eles têm em comum?
  • Como eles pesquisam produtos?
  • Quais pontos de contato são mais importantes?

A criação de perfis de clientes ou personas que unam essas características compartilhadas ajudará você a aprimorar o que importa, identificando padrões, tendências e insights que desencadearão ideias e atrairão clientes de alto valor.

Conheça seus concorrentes

Compreender a concorrência no mercado é fundamental. Ele lhe dirá exatamente o que seu produto ou serviço, por exemplo, serviço de furo em concreto, está enfrentando e quais táticas você precisa adotar para competir.

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Faça perguntas como:

  • Quantas empresas têm uma oferta comparável a você?
  • Qual é a sua estrutura de preços?
  • Que alcance eles têm?
  • A quem eles mais apelam?

Você pode descobrir que um grupo de pessoas é muito bem servido pelos concorrentes, enquanto outro grupo ainda não foi explorado.

Isso o ajudará a identificar o grupo mais lucrativo a ser direcionado em seus planos de marketing e quais tipos de comunicações de marketing funcionaram ou não antes.

Lucro vs. gasto 

O segmento deve fornecer retornos sobre o investimento a partir do orçamento inicial alocado para uma campanha ou projeto. 

Considere a acessibilidade do segmento: o segmento está disponível para sua equipe? Se não, como sua marca pode superar as barreiras desse segmento?

A segmentação e o posicionamento são os próximos passos no roteiro após a segmentação de mercado. Para avaliar o valor comercial potencial de um segmento, tenha em mente o tamanho do mercado e as diferenças do segmento.

Quanto ao tamanho do mercado, a participação de mercado para esse segmento deve ser grande o suficiente para justificar os gastos. Já sobre as diferenças do segmento, considere o que há de diferente em cada segmento e qual é o valor dessas diferenças.

Depois de definir um segmento-alvo, passe para o posicionamento do produto, que apresenta os benefícios do seu produto para o segmento-alvo escolhido. Uma maneira simples de avaliar suas melhores oportunidades de posicionamento é mapeá-las. 

Segmentos muito pequenos são mais difíceis de organizar ou imprecisos, e podem distrair seu objetivo. Assim como o tamanho da amostra, um grupo super segmentado pode gerar dados que não são estatisticamente ou direcionalmente significativos.

Traga sua análise para sua estratégia de negócios

Depois de concluir sua análise de mercado e identificar os públicos com maior potencial, você deve incorporar esses diferentes segmentos de mercado-alvo em seu plano de negócios mais amplo.

Com isso, sua fabricante de maquinas para industria alimentícia pode fazer previsões sobre quem comprará seu novo produto, em quais quantidades – e com que frequência – e identificar possíveis picos ou vales na demanda.

Identificar as variáveis ​​que diferenciam um grupo de pessoas de outro é fundamental para conhecer seu mercado.

Trazendo a segmentação de público para sua estratégia de marketing

A segmentação do mercado-alvo deve estar em toda a estratégia de marketing da sua marca, ajudando você a definir objetivos e formar ideias da maneira mais centrada no público-alvo possível.

Quando você tem uma melhor compreensão do seu público-alvo e pode dividir esse conhecimento em grupos significativos e distintos, você sabe o que eles querem, quando querem e onde querem.

Dessa forma, as campanhas de marketing de uma empresa de terceirização recepção podem ser perfeitamente adaptadas ao seu público para obter o máximo impacto.

E os benefícios não param. Dos gastos de marketing mais inteligentes ao aumento das vendas e maior fidelidade, a segmentação do mercado-alvo contribui para um ROI (retorno sobre o investimento) e valor para o cliente mais saudáveis.

Conheça os próximos passos

Seja conduzindo uma entrevista ou escrevendo uma pesquisa, a próxima fase de sua pesquisa às vezes pode não ser clara. Ao coletar grandes quantidades de dados de segmentação de mercado, lembre-se da marca ou do marketing mais extraordinário.

Em vez de depender de uma ou duas estratégias únicas para caracterizar seus segmentos de clientes, combine os esforços de várias estratégias. Para os pesquisadores, isso permite uma perspectiva completa dos clientes-alvo.

A segmentação de marketing permite que uma fabrica de chapa de PVC expandido defina e otimize produtos futuros e anuncie seus produtos aos consumidores mais para frente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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