Como otimizar seu site para dispositivos mobile

8 de abril de 2022

Hoje em dia, a grande maioria da população em muitos países possui dispositivos mobile. Afinal, vivemos em um mundo acelerado que é regido pela tecnologia, então não é mais uma opção para qualquer negócio ser realmente viável sem ter um site. 

Desse modo, ao criar um site, você deve sempre ter em mente os usuários de dispositivos móveis. As pessoas querem suas informações agora e querem poder acessá-las enquanto estão em trânsito.

Pense na situação de um casal que recém mudou de casa e está em uma loja construtora para comprar filtro de agua para torneira. Infelizmente, na loja física não está disponível, mas eles podem consultar rapidamente no site da construtora pelo celular. 

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Por isso e tantas outras situações, é hora de começar a se adaptar ao conceito de design mobile-first. A otimização de um site para um dispositivo móvel traz um novo conjunto de elementos a serem considerados além dos sites compatíveis com desktop. 

1 – Simplicidade como sua prioridade

Você precisa prestar muita atenção quando se trata de preenchimento de conteúdo e otimização adicional. Depois disso, quando o cenário for definido com sucesso, você deve prosseguir para verificar a quantidade de espaço de tela que seu site mobile cobrirá.

As telas móveis são limitadas ao espaço de exibição disponível. Além disso, as telas móveis apresentam o conteúdo de maneira vertical, em oposição a uma estrutura muito mais ampla — horizontal — para desktops.

Isso significa que você deve projetar usando priorização. Quais elementos são de extrema importância para os usuários verem? Um desenvolvedor de site deve ser capaz de identificar ou prever as principais informações que um usuário estaria procurando no site.

Isso permitirá que eles trabalhem para tornar o site muito fácil de navegar. Este conceito simples também pode ser facilmente incorporado em muitos dispositivos, pois uma tela de celular é muito menos tolerante com elementos visuais que distraem.

2 – Otimização e fácil navegação

Com que frequência você se encontra usando recursos visuais por uma questão de preferência pessoal. Elementos visuais como fotos, ilustrações, ícones e vídeos são os maiores consumidores de largura de banda nas páginas da web.

Embora não haja um tamanho de página da Web definido que todos devam atender, é senso comum que um tamanho de página da Web menor equivale a tempos de carregamento mais rápidos.

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A solução que uma empresa de andaimes teve foi utilizar fotos em tamanho real fornecidas como links alternativos quando apropriado. O redimensionamento reduziu até 80% do tamanho total da imagem.

Reduza o tamanho do arquivo com compactação. A compactação/otimização de imagem é o processo de uso de software de terceiros para reduzir o número de cores presentes em uma imagem.

Isso pode ser feito de forma que suas fotos não percam qualidade inata, mas possam ter o tamanho de arquivo reduzido drasticamente. Explore formatos de arquivo alternativos. Todo mundo já ouviu falar dos formatos de arquivo PNG e JPEG. 

Afinal, eles são os padrões de imagem de fato na web. Mas não por muito. A mais recente e melhor tecnologia na entrega de imagens digitais gira em torno dos formatos de arquivo WebP e SVG. 

Os SVGs, por exemplo, podem ser dimensionados automaticamente para o tamanho da tela, reduzindo o número de recursos necessários para carregar componentes visuais específicos.

A otimização da experiência do usuário para dispositivos móveis é apenas uma coisa consciente. Projetar por impulso significa que você não considera os efeitos a longo prazo de suas decisões. 

Considerando que uma abordagem consciente ajuda você a construir com os usuários móveis em mente desde o início.

3 – Ferramentas de compressão no design

Hoje em dia, encontrar uma ferramenta que faça o que você quer, ao invés de um designer de sites, é bem simples. Ao mesmo tempo, você pode enfrentar algumas dificuldades e problemas.

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Ferramentas como essa ajudam a excluir qualquer código, espaços em branco ou conteúdo desnecessário para o design. Eles geralmente executam essa função automaticamente, dessa forma acabam:

  • Facilitando as ações;
  • Montando um layout mais fácil;
  • Criando peças de maneira rápida;
  • Entre outras ações.

Uma empresa de automação industrial utiliza ferramentas como CSS para ajudar a vincular o código em cadeias ou séries, o que sempre pôde melhorar o desempenho do seu site.

4 – Recursos de branding no site mobile

Seu site padrão sempre será o ativo mais importante para alcançar seus usuários. Isso não significa que seu site móvel deve ser negligenciado. 

Os usuários devem poder vincular seu site para celular e a versão para computador. Eles só podem fazer isso se determinados recursos presentes no site padrão forem incorporados ao site móvel.

Como desenvolvedor, lembre-se de que os principais recursos de branding precisam ser transferidos para o site para dispositivos móveis. Um esquema de cores semelhante é um bom exemplo disso.

Portanto, faça com que seus usuários identifiquem sua empresa e seu principal produto por esse recurso, como muitas empresas têm feito. Essa foi a estratégia utilizada por uma consultoria engenharia elétrica para se destacar da concorrência.

5 – Espaço em branco

Um erro muito comum em web design é sobrecarregar a tela com muito conteúdo. Isso nem sempre precisa ser o caso e pode ser facilmente resolvido.

Lembre-se de que você está tentando fazer com que os usuários permaneçam em seu site e uma página da Web desordenada não será suficiente para a maioria dos públicos-alvo.

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Ao otimizar seus sites para dispositivos móveis, é importante observar os tipos de dispositivos no mercado. Hoje em dia, este mercado é dominado por dispositivos baseados em Android e iOS. Você deve ser capaz de otimizar para ambos os sistemas operacionais.

Temos que lembrar que parte do mercado de telefonia móvel é coberto pelo iOS. Da mesma forma, muitos dispositivos móveis não suportam Java ou aquelas soluções que geralmente têm tempos de carregamento de páginas da web lentos.

Digitar em telas menores pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas. Esse problema é irritante porque leva tempo para pesquisar um determinado assunto de interesse do usuário.

A solução para isso é garantir que os sites móveis se tornem independentes dos teclados para realizar uma função para os usuários. Um site mobile de uma empresa de limpeza de galpão criou menus suspensos ou listas de verificação, que funcionam como um meio de entrada de dados.

A vantagem disso é uma redução notável nos problemas enfrentados por indivíduos digitando em smartphones.

6 – Distância das janelas pop-up

Os usuários não gostam quando precisam navegar por muitas guias e janelas de navegador diferentes em seus dispositivos móveis. Adicionar janelas pop-up a esses dispositivos prejudicará o tempo geral de carregamento do site.

A melhor maneira de evitar esse problema é incorporar um sistema de alerta no design do seu site. Uma companhia de lavagem a seco de sofá se certifique de que seus usuários soubessem como voltar para a página original quando você precisar que ele abra uma janela pop-up. 

Essa é uma ótima maneira de tornar o site compatível com dispositivos móveis.

É muito natural pensar que você marcou todos os pontos da sua lista quando finalmente tem seu site pronto. Você tem certeza de que seus usuários terão uma ótima experiência com ele e tudo o que eles procurarão no site otimizado para celular está disponível.

7 – M-commerce: o comércio móvel

Com mais pessoas navegando em dispositivos móveis do que em desktops, ter um site com compatibilidade móvel abre portas para um cliente em potencial. Mais pessoas verão seu site, o que significa que você obterá mais clientes. Assim, mais vendas como um negócio de comércio eletrônico.

Muitas empresas estão se voltando para sites mobile como sua forma de comércio eletrônico. Isso tem incentivado um aumento na busca por conhecimento para poder construir e otimizar sites de e-commerce para dispositivos móveis.

Sites móveis apresentaram novas oportunidades para fazer vendas em todo o mundo. Uma empresa de EPIs para eletricista investiu nessa modalidade de modo a expressar quem são e o que são capazes de oferecer a clientes em potencial.

À medida que a tecnologia continua a crescer, mais empresas precisam melhorar sua experiência móvel. Principalmente se quiserem ser valorizados no mundo do e-commerce.

Com as previsões de vendas de comércio eletrônico móvel atingindo um recorde histórico, é de seu interesse como proprietário de uma empresa acompanhar o setor. Isso beneficiou uma empresa de cálculo estrutural de comércio eletrônico em crescimento.

Por fim, otimizar seu site para uma experiência mobile tranquila não é tão difícil. Tudo o que você precisa é de um pouco de determinação e aplicar de bom grado os métodos descritos aqui. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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