Como otimizar seu funil de conteúdo?

28 de janeiro de 2022

É comum que as pessoas comprem diversos produtos em lojas físicas ou online sem saber o que acontece por trás de toda a estratégia de vendas da empresa. O funil de conteúdo é uma grande prática que deve ser conhecida por clientes e empreendedores.

Seja você um iniciante que acabou de abrir uma empresa ou está pensando em montar uma, ou apenas um curioso sobre o assunto, as diversas formas de venda podem ser encontradas em todos lugares, mas o funil sempre está presente de alguma forma.

O texto de hoje irá explorar esse conceito e mostrar como ele pode ser otimizado para a sua empresa, mostrando os benefícios e vantagens da prática, e como até mesmo uma fábrica de porta de enrolar pode se beneficiar de utilizar essa estratégia em seus negócios.

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Entender o que o cliente busca e quais as principais preocupações do mesmo na hora de adquirir seus produtos é fundamental para o crescimento da sua marca, além de atrair mais clientes e mostrar a eles a importância de seus produtos e serviços.

Mas tão importante quanto isso, é a jornada do mesmo, é o cuidado e o zelo da organização em oferecer a melhor experiência de compra possível.

Não importa se o produto é uma impressora ou distribuidor de telha sanduíche, afinal, a empresa que atende bem sabe como tratar seu cliente e consegue vender quase tudo.

Além disso, entender como o funil de conteúdo funciona significa utilizar suas características em prol do desenvolvimento da sua empresa, ficando mais fácil atender seus clientes de forma estratégica e ser certeiro no momento de orientá-los para a melhor solução.

De certa forma, o funil que estamos comentando é muito utilizado em estratégias e ferramentas que envolvem o departamento de vendas.

Porém, com o passar do tempo, se tornou essencial para o marketing digital, sendo uma preocupação constante até para empresas que oferecem serviços de engenharia civil.

No final, o objetivo sempre continua sendo o mesmo: otimizar a gestão, prever os dados com um pouco mais de facilidade e oferecer um atendimento excelente para os clientes, além de entender com exatidão em qual parte do processo de compras o mesmo se encontra.

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Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar as etapas que definem o funil de conteúdo, assim como explorar o seu conceito, mostrando que desde empresas logísticas a empresas de instalações elétricas podem se beneficiar da prática.

O conceito do funil de conteúdo

O funil de conteúdo é uma ferramenta que ajuda na jornada de compra dos leads até o momento em que eles se tornam clientes. 

Isso é aplicado desde o momento em que conhecem a marca até o momento da compra, aumentando a fidelização e oferecendo uma experiência única a eles.

Para melhor compreender a complexidade e importância do funil de conteúdo, saiba que ele é dividido em três partes que, juntas, fazem com que a estratégia funcione, atraindo a atenção até mesmo de uma administradora de condominios.

  1. Topo do funil (ToFu)

Essa etapa é construída para atrair visitantes para o seu site ou plataforma, transmitindo o máximo de informações sobre o negócio e seus produtos quanto for possível, buscando gerar interesse e fazendo com que as pessoas acabem indo para as próximas etapas do funil.

Esse é o momento onde o seu funil mais possui pessoas, e será uma espécie de filtro que irá selecionar apenas aqueles com maior interesse e mais propensos a consumir seus produtos ou que ao menos tenham um interesse genuíno pela sua empresa de tratamento de efluentes, por exemplo.

Por isso, invista em marketing de conteúdo com bastante qualidade e informações relevantes. Ele será essencial para conquistar o maior número de clientes possível.

  1. Meio do funil (MoFu)

Esse é um momento delicado que necessita que a empresa pense um pouco mais adiante como lidará com os leads. 

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A partir desse ponto, eles não são mais pessoas aleatórias que encontraram seu site por acaso, mas sim leads que de fato se interessaram pela marca e seu conteúdo, consumindo-o e conhecendo-o.

Portanto, é o momento ideal para oferecer aquilo que ele procura e começar a desenvolver um melhor relacionamento com eles. 

Em outras palavras, mesmo que o produto seja um serviço de avaliação de imóvel residencial, é o momento perfeito para começar a envolver o lead com os seus produtos e mostrar que eles podem ser úteis.

  1. Fundo do Funil (BoFu)

Esse é o momento crucial quando a sua marca mostra para os leads que ela deve ser escolhida para solucionar seus problemas, principalmente porque já foi mostrado a ele que seu conteúdo é bom e bem desenvolvido, e que a organização está realmente interessada em ajudá-lo.

Essa etapa consiste no consumidor pensar e avaliar as vantagens e desvantagens em adquirir o seu produto, assim, a sua empresa de paisagismo e jardinagem, por exemplo, deve ser objetiva e clara, mostrando que o seu produto ou serviço é melhor que o da concorrência.

Otimizando o seu funil de conteúdo

Quando pensamos nesse tipo de ferramenta, é comum nos perdermos um pouco e não sabermos exatamente por onde começar. 

A primeira coisa que deve se ter em mente são os benefícios do funil de conteúdo, que podem ser resumidos em:

  • Maior engajamento por parte dos leads;
  • Empresa se torna mais interessante;
  • Maior efetividade no atendimento dos clientes;
  • Otimiza a gestão das vendas;
  • Adaptação ao desenvolvimento de conteúdo;
  • Maior previsibilidade de resultados.

Claro que tudo isso pode variar de empresa para empresa, afinal, a forma como se lida com clientes de uma logística é diferente com a de uma perfumaria.

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Entretanto, quando pensamos em como otimizar o seu funil de conteúdo, algumas dicas podem ser úteis. Confira os tópicos abaixo.

Conheça seu produto

Antes de começar a estrutura de toda a ferramenta, a sua marca precisa conhecer muito bem o seu produto, saber quais são seus pontos positivos e negativos, além de entender o seu real potencial para convencer o cliente com informações reais e precisas.

A comunicação com o lead deve ser clara e objetiva, não minta sobre nada que é oferecido, podendo gerar frustração e a perda de um potencial cliente no futuro. 

Em outras palavras, saiba que a sua empresa é e o que ela tem a oferecer, facilitando muito tanto na criação de conteúdo quanto na venda de seus serviços.

Crie conteúdo relevante

Quando dizemos conteúdo relevante, tenha em mente que isso envolve cada uma das etapas do funil, tanto para o topo onde está a maior parte dos leads, quanto para o meio e o fundo, onde se torna um pouco mais difícil convencer o consumidor.

Essa tarefa pode ser mais complicada do que parece, portanto, busque investir em diferentes tipos de mídia para impressionar e atrair um maior número de clientes, além de fazer com que vejam o esforço da organização em trazer todas as informações possíveis para ajudá-lo.

Artigos, jornais, revistas, vídeos, animações, palestras online. Todo tipo de conteúdo é válido, bastando apenas a marca se preocupar em transmitir as informações de forma clara e objetiva para seus clientes.

Comunique-se de forma eficiente

A comunicação é a chave para qualquer relação do mundo, seja entre dois empreendedores, entre dois amigos ou até mesmo entre uma empresa e seus clientes. 

A forma como sua marca interage e transmite as informações para os leads é de suma importância para captar a atenção dos mesmos.

Não apenas isso, mas não é toda empresa que está se importando no relacionamento inicial com o cliente, até mesmo pela quantidade de pessoas e por nem todas elas acabarem sendo destinadas ao fundo do funil.

Embora seja difícil fazer isso de forma manual, é possível através de recursos da tecnologia administrar e gerenciar melhor esses relacionamentos com muitos leads e, conforme eles avançam no funil, é possível aprimorar essa experiência, por existir uma quantidade um pouco menor de pessoas.

Considerações Finais

O texto de hoje explorou o conceito de funil de conteúdo e como fazer para otimizá-lo de maneira que seja efetivo para a marca, mostrando as diferentes etapas que compõem a ferramenta, as vantagens da utilização, além de dicas vitais para quem ainda não sabe como ele funciona.

Busque estudar bastante sobre essa prática e adapte suas diretrizes e maneiras à realidade do seu negócio, encontrando uma forma própria de produzir conteúdo e conduzir os leads pelo funil, aplicando a essência e o jeito de trabalhar de sua marca.

O funil de conteúdo é essencial para o crescimento e gestão de sua organização. Continue investindo nele e colha os frutos mais a frente, mostrando como valeu a pena pensar e elaborar estratégias voltadas a essa tática de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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