Como otimizar SEO de um site

21 de outubro de 2020

Com a evolução da tecnologia e a mudança de comportamento dos consumidores, é fácil entender a importância de estar presente na internet. Mas isso não é o suficiente se a empresa não utiliza estratégias adequadas, então, a otimização SEO é muito importante.

É um fato que realizamos cada vez mais tarefas online e, portanto, o ambiente virtual oferece grandes oportunidades para uma empresa levar seu conteúdo a mais pessoas, crescer e alcançar um maior número de vendas.

Como Otimizar SEO de um site

Como Otimizar SEO de um site

Usamos a internet para atividades como:

  • Pesquisar informações úteis;
  • Procurar e comprar um produto;
  • Localizar e contratar um serviço;
  • Solicitar atendimento público;
  • Fazer encomendas.

 

O ambiente digital possui um fluxo de informação tão amplo que as possibilidades para localizar dados são muito grandes. É possível procurar e contratar aluguel de máquina de solda, por exemplo.

Mas é comum o erro de pensar que apenas criar um site e deixá-lo online vai impulsionar os resultados do negócio. É preciso elaborar um plano de ação e desenvolver estratégias adequadas para destacar a instituição dentro da web. 

Um recurso muito importante para destacar a presença da marca na internet, construir sua identidade e consolidar a empresa entre o mercado consumidor online é trabalhar com a otimização SEO do site.

Lembrando que as empresas de qualquer setor, em todos os nichos do mercado, podem usufruir do potencial que a internet oferece para seus negócios. Inclusive gráficas que trabalham com adesivos personalizados.

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization e significa otimização para mecanismos de buscas. Esse é um conceito usado no marketing digital para definir um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam o site a ser localizado dentro da web.

Essas técnicas funcionam como um facilitador para o usuário encontrar aquilo que precisa, direcionando-o para o site da empresa através dos buscadores. Então, não basta ter uma página online para ocupar o espaço virtual se os clientes não encontrarem.

Quando uma pessoa pesquisar extintor de incêndio preço, o serviço de busca utilizado vai rastrear a internet procurando sites e páginas que tenham essas correspondências de palavras e organizar uma lista de resultados em ordem de relevância para o usuário.

A otimização SEO serve para o conteúdo da empresa ser encontrado nesse processo de busca, além de garantir uma boa colocação na lista de resultados. A posição que o site aparece para o usuário pode ser decisiva para ele optar pelo produto dessa empresa.

Como aplicar a otimização SEO de um site

Para conseguir obter bons resultados é preciso saber como usar as técnicas SEO e aplicar essa estratégia de forma adequada. É interessante observar algumas dicas e aproveitar o máximo possível as oportunidades que esse recurso oferece para a empresa.

Definir palavras-chave

As pesquisas de conteúdo na internet são feitas rastreando e localizando palavras-chave. Então, o primeiro passo para aplicar a otimização SEO de um site é definir quais são os termos principais relacionados com o assunto que a página aborda.

Uma empresa que produz e comercializa materiais de construção para obras e reformas precisa definir palavras de acordo com os temas mencionados. Se um texto desse site fala sobre concreto celular, é importante que utilize esse vocabulário.

Criar conteúdo de qualidade

É muito importante saber que as palavras-chave fazem o texto ser encontrado, mas não são o suficiente. Encher a página de termos que façam o usuário chegar até o site, mas sem um conteúdo relevante, vai apenas frustrar a pessoa que precisa da informação.

Não é funcional direcionar uma pesquisa para uma página que não possui dados significativos. O conteúdo apresentado ao cliente precisa ser relevante, atrativo e interessante. Dessa forma, a empresa consegue conquistar o interesse do consumidor.

 A cobertura abre e fecha é uma novidade no mercado e pode ser acionada com controle remoto. Esse tipo de material é adequado para ambientes externos como jardins e área de lazer social, por exemplo. 

Quando a empresa anuncia algo assim, é interessante complementar o material apresentado ao usuário com informações adicionais e interessantes. Quanto mais conteúdo extra, inovador e curiosidades sobre o assunto, maior será o interesse do cliente.

Um conteúdo rico em informações faz o consumidor sentir que a empresa se preocupa com ele e cria um relacionamento de confiança e credibilidade. Além disso, mostra para o cliente que aquele estabelecimento realmente entende sobre o produto e serviços anunciados. 

Editar a URL

Geralmente os sites geram uma URL padrão composta por códigos confusos para as páginas internas. É preciso ficar atento a isso para editar esse campo e usar uma URL amigável de fácil compreensão para os visitantes.

As palavras contidas na URL interferem nos resultados do motor de busca. Além disso, quando alguém visualizar esse endereço, precisa entender facilmente do que se trata o assunto do site. Caso contrário, pode desistir de acessá-lo.

Se um estabelecimento comercial trabalha com a venda de cortinas e possui um site exclusivamente para sua loja virtual, precisa dedicar uma atenção especial para esse campo para otimizar as pesquisas e ficar mais acessível aos usuários. 

A página interna correspondente ao item tecido jacquard para cortina deve conter essas mesmas palavras na URL. Assim o cliente que busca essa mercadoria consegue identificar de forma rápida e prática que localizou o produto.

Elaborar a meta tag description

A meta tag description é uma breve descrição que o usuário vai visualizar abaixo do link do site na lista de resultados. É dessa forma que a pessoa vai saber se aquele conteúdo pode ser interessante para atender às suas necessidades ou não. 

Então, essa informação deve ser preenchida com muito cuidado para ter certeza que a empresa vai conseguir alcançar os resultados desejados. Além disso, esses dados não devem ultrapassar 160 caracteres.  

Quando uma empresa responsável por serviços de limpeza pós obra cria seu site, é importante deixar claro que trabalha com esse tipo de recurso no campo de meta tag description. É dessa forma que o usuário vai identificar se o site encontrado é útil ou não.

Trabalhar com linkagem interna

A linkagem interna direciona o usuário para outras páginas do próprio site. O recurso de redirecionamento é usado para explicar um conceito, levar o visitante para um conteúdo complementar ou oferecer a ele serviços semelhantes. 

Quando a empresa usa esse recurso e leva a pessoa a outras páginas do próprio site, está usufruindo da otimização para explorar seu conteúdo e oferecer seu material para o cliente consumir mais informações. 

É preciso ter cuidado com essa técnica para não direcioná-lo a uma informação redundante. A linkagem deve ser usada sempre para complementar o conteúdo, nunca para repetir o que a pessoa já viu sobre o assunto. 

Quando um usuário pesquisar alambrado preço, por exemplo, os mecanismos de busca vão levá-lo a um site falando sobre esse tipo de material, o serviço oferecido pela empresa e os valores envolvidos no processo. 

É possível estruturar uma linkagem interna que direciona a pessoa para outra página do mesmo site com informações sobre os diversos usos desse produto, por exemplo. Assim o conteúdo fica mais completo e interessante.

Headline

Outra dica importante para a otimização SEO é trabalhar com a hierarquização do conteúdo dentro do assunto abordado. Distribuir o material de acordo com a importância e prioridade, ajuda a otimizar o conteúdo e torna a leitura mais fluida.

Na prática, headline são as divisórias entre os assuntos e a importância daquilo que é tratado dentro de um tema. Assim, é possível organizar as informações para o leitor compreender melhor.

Um texto fluido e bem apresentado ajuda a conquistar o interesse do usuário que visitar a página. Essa apresentação é fundamental para transmitir a mensagem da empresa de forma adequada

A clareza na informação que a empresa passa para seu público é essencial para construir um relacionamento a partir de um vínculo de confiança e credibilidade. Além de ajudar a divulgar a marca.

Considerações finais

Quando uma pessoa pesquisa uma informação na internet, significa que ela utiliza um motor de busca que vai rastrear toda a web em busca de sites que possuam correspondências das palavras solicitadas. 

Depois disso, os resultados são apresentados para o usuário em uma lista por ordem de relevância. O consumidor pode analisar os sites listados e escolher qual parece mais adequado de acordo com sua necessidade.

A estratégia SEO reúne um conjunto de técnicas para otimizar o site, além de fazer com que os mecanismos de busca encontrem a página. Então, colocá-lo em uma boa posição nessa lista de resultados é extremamente importante e necessário. 

Dessa forma, é possível conseguir mais acessos, conquistar clientes e melhorar os resultados da empresa, aumentando as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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