Como melhorar a navegação no seu site?

17 de março de 2022

Ter um site com uma fácil navegação é, atualmente, um dos pilares para que você consiga proporcionar uma experiência satisfatória para os usuários. Para construir um marketing digital de sucesso para um negócio, um dos primeiros passos é criar um site. 

Entretanto, antes de criar um site, o mais importante a ser feito é que você priorize a velocidade. Quanto mais eficaz ele for, mais satisfatória vai ser a experiência de todos os usuários. 

Diante desse contexto, há alguns caminhos que você pode seguir para conseguir ter um site melhor. Inicialmente, é preciso ter em mente que um site é uma peça fundamental para praticar o marketing online.

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Grande parte das pessoas que conhecem a sua marca geralmente é pelo site, portanto, ele funciona como uma espécie de vitrine online para uma empresa. 

Considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, ter um site responsivo para vender equipamentos populares, como uma furadeira pneumática, por exemplo, é fundamental. 

Quanto mais rápido for para navegar, maior será a chance do internauta comprar no site. Deste modo, percebemos a importância de ter um site eficiente para uma marca. É necessário que ele funcione bem, para conseguir atrair ainda mais clientes. 

Em outras palavras, a qualidade de navegação é um fator determinante para que a sua base de clientes permaneça estável. 

Ter um número estável de clientes é essencial para alguns segmentos, principalmente para empresas que trabalham com aluguel de equipamentos hospitalares, visto que é importante manter os compradores próximo às campanhas da empresa.

É natural que algumas dúvidas comecem a surgir quando o assunto é melhorar um site. Algumas pessoas não sabem como fazer isso, e muito menos por onde começar. Por esse motivo, iniciaremos agora 3 dicas para você ter um direcionamento melhor sobre essa ação. 

1 – Aumente a velocidade

Algumas pessoas não sabem, mas a importância de ter um site rápido vai muito além do que conquistar novos clientes. Muitos empresários acabam colocando na mente que o mais importante é ter um grande número de clientes para que possa realizar as vendas.

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É comum isso acontecer, afinal, o que está relacionado diretamente com o lucro é o número de clientes, porém, é preciso ter um trabalho por trás. 

Por exemplo, por mais que uma empresa que vende balcão para açougue tenha um número significativo de clientes, o ideal é que ele tenha também um site eficaz para atrair ainda mais leads. 

Segundo dados levantados, um atraso de apenas um segundo é capaz de reduzir as conversões em até 7%, pode parecer pouco, mas para empresas que trabalham diretamente com vendas, esse número acaba se tornando grande. 

De acordo com essa porcentagem, podemos observar como a velocidade consegue ser fundamental para oferecer uma experiência satisfatória para o cliente.

Desse modo, uma empresa de licenciamento ambiental, por exemplo, deve concentrar parte da sua atenção em ter um site melhorado, afinal, ao mesmo tempo que ela tiver um bom número de clientes, terá suporte suficiente para lidar com as demandas. 

Quando o site consegue proporcionar uma navegação rápida e funcional para o usuário, as chances para que ele efetue a compra no seu site acabam aumentando. 

Assim como as pessoas sempre estão com pressa na vida real, na internet não é diferente. Navegando entre os sites, geralmente, eles buscam por respostas objetivas. 

O fluxo de informação, por sua vez, é extremamente rápido. Para perceber isso, basta reparar a quantidade de informações e conteúdos novos que são postados a cada segundo. 

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Dependendo da forma que você navega na internet, é possível ver publicidades voltadas a uma empresa de consultoria ambiental, e isso acontece através dos algoritmos do Google de acordo com as suas pesquisas anteriores. 

Considerando que na internet é um mundo onde há vários conteúdos publicitários, e geralmente, estão presentes em várias partes de um site, o ideal é que você não perca tempo. 

Não perder tempo significa que o seu site deve ser o mais eficiente possível, justamente para evitar que os usuários ignorem-o, afinal, uma das coisas que uma empresa de coleta industrial e qualquer outra companhia evita, é perder clientes potenciais. 

Com esse contexto, fica fácil entender que o carregamento rápido de um site pode ser determinante para que as vendas passem a acontecer. 

2 – Aplique um design simples

Quanto mais simplificado for o design do seu site, mais fácil ficará a navegação dos usuários entre as páginas. Quando nos deparamos com sites que operam com um design mais complexo, os usuários acabam tendo dificuldade para comprar um produto.

Naturalmente, após ter dificuldades de achar o produto, ele vai desistir da compra e isso é uma das coisas que jamais pode acontecer dentro de uma empresa. 

Visto que na internet é fácil encontrar vários sites que trabalham com serviços de licenciamento ambiental, o mais provável de acontecer é que o usuário opte pelo site que possua mais estrutura e, além disso, transpareça confiança e rapidez na navegação. 

Logo, percebemos como vale a pena investir em designs simples, e que consiga ser intuitivo e fácil de entender. Conforme for o nível de simplicidade, consequentemente o usuário vai entender melhor e poupará tempo para pensar como funciona o site. 

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Uma das consequências de um design simples, é a acessibilidade que torna ainda maior, fazendo com que o site seja uma porta de entrada para novos clientes da empresa. 

3 – Tenha um site responsivo

Pense que a navegação do seu site deverá ser agradável para qualquer tipo de usuário. Em outras palavras, isso significa que independentemente do dispositivo usado, o site deverá estar adaptado. 

Resumidamente, um site responsivo é aquele que está otimizado para ser usado pelos principais dispositivos. Ou seja, um site sobre licença de instalação deve estar adaptado para os seguintes meios:

  • Tablet;
  • Computador;
  • Smartphone;
  • Videogame.

Os tamanhos de tela, por sua vez, é um dos fatores que fazem com que o site consiga se adaptar ao dispositivo. 

Ou seja, se o usuário estiver usando um celular, o site deverá estar otimizado para que o internauta consiga navegar livremente da mesma forma que navega em um tablet, ou computador. 

Adotando essa otimização, mais usuários conseguirão navegar pelo site com facilidade. É importante lembrar que nem todas as pessoas têm um desktop, na verdade, a grande parte das pesquisas feitas no Google são realizadas através de um smartphone. 

Desse modo, procure fazer com que o seu site esteja otimizado o bastante para funcionar nos mais diversos tamanhos de tela. 

Uma das consequências de um site responsivo, é a popularidade. Conforme for o nível de funcionalidade dele, mais pessoas irão acessá-lo e, consequentemente, multiplicará as chances de conversão. 

Por que é necessário melhorar um site?

É importante levantar esse ponto no artigo, pelo fato de que uma parcela das pessoas acreditam que as redes sociais conseguem substituir um site. 

Diferentemente das redes sociais, o site é essencial para que a sua empresa consiga gerar um tráfego orgânico, e além disso, é o principal portal de informações da companhia. 

Como todos os sites que possuem uma estrutura detalhada, é possível ter acesso a informações organizacionais da empresa, apresentando as visões, valores e a missão da marca. 

O site também mostra os principais meios de contato entre o cliente e a empresa, e, por sua vez, é a plataforma principal para usar as ferramentas utilizadas no marketing digital. 

Além dos fatores citados acima, o site também é palco para a colocação de landing pages, que são responsáveis por captar as informações de contato dos leads para que, futuramente, ele possa se tornar um cliente da empresa. 

Contudo, destacamos novamente a importância para que o site tenha um tempo de resposta rápido. Não adianta ter todas as ferramentas do marketing digital na mesa, sendo que o cenário que será utilizado será falho. 

Esse tipo de pensamento também pode ser direcionado aos investimentos feitos em conteúdos estratégicos, ou seja, de nada adianta ter uma gama de materiais bem elaborados, sendo que a otimização do site é lento. 

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer para garantir que o seu site seja uma porta de entrada para novos, e já clientes da sua empresa, é torná-lo responsivo. 

Pense que para tudo isso acontecer, é necessário optar também por um design simples, capaz de simplificar a navegação do usuário. 

Aplicando todas essas dicas no seu site, você finalmente poderá colocar em prática as ferramentas do marketing digital para que o alcance da sua empresa aumente. Logo, o número de clientes aumentará de forma natural. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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