Como integrar as redes sociais à sua estratégia

8 de outubro de 2021

No mercado de hoje, não ter atenção às redes sociais pode significar uma grande perda em questão de oportunidades. Por isso, é importante saber integrar essas ferramentas às suas estratégias de marketing digital para conseguir resultados mais expressivos.

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A transformação digital mudou os hábitos das pessoas ao redor do mundo, no qual diversos avanços tecnológicos foram popularizados, tornando-se muito comuns no dia a dia das empresas, onde se tornou comum a terceirização em TI (Tecnologia da Informação) para resolver problemas.

Um dos principais avanços nessa questão diz respeito a evolução da internet móvel, que permite uma utilização muito mais efetiva de recursos como smartphones e tablets. Isso permitiu que o usuário comum passasse muito mais tempo conectado.

De todo o tempo que uma pessoa passa na internet, a maior delas é navegando em redes sociais. Estas plataformas de interação caíram no gosto popular, e hoje milhões de usuários acessam todos os dias as principais ferramentas.

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Existem redes sociais para todos os gostos, com especializações e objetivos diferentes, que atraem todo tipo de pessoa. O mercado percebeu essa movimentação, tornando-se muito mais propenso a trabalhar com estas ferramentas.

De início, algumas empresas começaram a criar perfis nas redes sociais, de forma similar as pessoas comuns. 

Mas em pouco tempo, as próprias plataformas estavam criando ferramentas próprias para o uso comercial de venda de curso de youtuber EAD (Ensino a Distância) nas redes sociais.

Hoje, utilizar estas ferramentas é parte importante do sucesso de muitas marcas, e saber como trabalhar com suas redes sociais também é um passo fundamental.

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O marketing nas redes sociais engloba todas as estratégias de ação que sua empresa decidiu aplicar para a atuação em plataformas variadas, de maneira que as redes sociais se tornam parte do processo de marketing da empresa e ajudam a alcançar seus objetivos.

Quando você encontra seu público nas redes sociais, pode engajar-se muito mais diretamente, criando material interessante e tendo uma grande chance de trabalhar com a viralização de conteúdo, como cursos profissionalizantes preço acessível.

Um material viral é aquele que, assim como um vírus, acaba se espalhando pela internet, começando pelas pessoas que seguem sua empresa e espalhando-se em redes pessoais pela facilidade de compartilhamento de conteúdo nestas plataformas.

Embora pareça simples, existem muitas etapas que esse tipo de proposta exige para você conseguir o engajamento certo, uma vez que não basta criar uma conta na rede social e esperar seus clientes se aproximarem.

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Para ter resultados mais efetivos com o marketing de redes sociais, você precisa ter atenção a diversos pontos importantes, como por exemplo:

  • Planejamento;
  • Criação de material;
  • Comunicação;
  • Monitoramento.

Estes são alguns dos pontos mais importantes que devem ser levados em conta quando você está trabalhando com esse tipo de recurso, o que é fundamental para que tenha uma estrutura de qualidade para seu atendimento com uma empresa de cobertura metalica, por exemplo.

Por que trabalhar com esse tipo de marketing?

Muitos empresários já cuidam de várias ações de marketing, seja ele convencional ou digital. Por conta disso, algumas pessoas não compreendem a importância de investir em redes sociais, uma vez que já possuem outras fontes de engajamento.

Este é um dos erros mais comuns dos empreendedores. As redes sociais são uma plataforma que permite uma proximidade muito mais extensa.

Por conta disso, as relações entre consumidor e marca, seja de um distribuidor adubo ou de produtos de limpeza, foram transformadas completamente para esse tipo de ação.

É importante, entretanto, ter em mente que nem todas as empresas são iguais, e que os benefícios apresentados podem funcionar de maneira diferente para cada companhia. Por isso, é importante identificar suas necessidades em primeiro lugar.

Quando você adapta a estratégia à sua realidade, consegue conquistar resultados muito mais expressivos para suas ações de marketing digital, aumentando as possibilidades da empresa como um todo.

Aumentando seu engajamento

Um dos pontos mais importantes que a rede social atrai para as empresas é o engajamento. Tratam-se de plataformas de interação, e é isso que é esperado desse tipo de atividade como um todo.

Na maioria das ações de marketing, o consumidor é uma figura passiva. Isso funciona tanto nos anúncios de TV e outras mídias tradicionais quanto em anúncios digitais, em que o máximo de interação é clicar na propaganda.

Nas redes sociais a situação muda de figura. O consumidor pode questionar, tirar dúvidas, tecer elogios e fazer comentários diretamente na publicação da ação de marketing de empresas de terraplanagem e pavimentação.

Além disso, ele pode compartilhar esta ação em sua própria página, funcionando como um promotor desse tipo de conteúdo. Dessa forma, a relação acaba se tornando muito mais íntima com relação a esse tipo de atividade.

Você pode até mesmo criar uma comunidade em volta da marca, com algumas redes sociais permitindo a criação de grupos de engajamento onde você pode oferecer um conteúdo diferenciado para engajar ainda melhor esse tipo de ação.

Dessa forma, você consegue trabalhar de maneira muito mais expressiva sua própria identidade, criando uma relação mais próxima e um engajamento mais forte nesse tipo de atividade com seu público em geral, independente da rede que escolha atuar.

Alcance da marca

Ao todo, existem mais de 3 bilhões de pessoas cadastradas nas principais redes sociais ao redor do mundo. Isso representa aproximadamente metade da população mundial.

Por isso, quando você entra em uma rede social, as chances de aumentar seu alcance são bastante expressivas. 

Esses números são muito importantes se você pretende trabalhar com marcas que serão reconhecidas por mais pessoas e se tem interesse em ações internacionais.

Ainda que você tenha um negócio mais local, você pode trabalhar com esse tipo de ferramenta da mesma maneira. Existem redes sociais focadas em trabalhos como serviços de geolocalização, que permitem encontrar facilmente onde alugar climatizadores, por exemplo.

Humanização da marca

Uma das maiores reclamações da atualidade entre os consumidores é o fato de as empresas parecerem robóticas, automatizadas e com pouca personalidade. A velocidade com a qual as transações são realizadas tornaram muitas empresas assim.

Nesse aspecto, destacam-se aquelas que têm um potencial de engajamento maior por serem mais humanas. Uma empresa na rede social é apenas mais um usuário, e isso deve ser refletido no perfil.

Para lidar com o público e conseguir esse tipo de engajamento, algumas empresas optam pelo serviço de um social media. Trata-se de uma nova categoria de profissional, que surgiu por conta da crescente necessidade de trabalhar com as redes sociais.

Um social media é uma pessoa que se especializa nas redes e em como interagir dentro de cada uma delas, criando estratégias muito mais funcionais para sua empresa e lidando diretamente com os comentários e mensagens diretas que uma companhia de sistema de áudio e vídeo recebe.

Um social media é uma figura fundamental na atualidade, uma vez que o engajamento nas redes sociais pode ser muito importante. 

Dessa forma, ao trabalhar de maneira humanizada e se comunicar corretamente com seu público, você acaba garantindo um resultado muito melhor.

Geração de tráfego

As redes sociais também são excelentes plataformas de divulgação do conteúdo que você está criando em seu site ou blog. Através de compartilhamentos você pode conseguir muito mais tráfego em suas páginas.

Esse tipo de ação ajuda a trabalhar com seu material próprio, e também a fazer com que potenciais clientes avancem na jornada de compra. Através de links para seu e-commerce, você transforma usuários das redes diretamente em leads.

Com promoções e outros recursos de engajamento, é possível até mesmo conseguir algumas conversões em vendas, principalmente se for uma oferta muito tentadora. Por isso, é importante saber trabalhar com estes recursos para conseguir um resultado satisfatório.

Dependendo da rede em que você se encontra, é possível até mesmo cadastrar produtos, que serão apresentados aos consumidores e quando eles demonstrarem interesse, serão encaminhados para sua plataforma.

Segmentação de público

Conhecer o público que consome seu material é um ponto muito importante para que você consiga trabalhar com mais efetividade em suas ações de marketing. Por conta disso, conquistar estes recursos ajuda a aumentar suas vendas.

As redes sociais tem um forte poder de segmentação, sobretudo porque as pessoas buscam aquilo que as interessa para acompanhar o material. 

Considerações finais

O mundo está mudando a cada dia mais, e hoje as marcas não são mais vistas como invasoras nas redes sociais. 

Estas plataformas hoje estão integradas e as pessoas entendem que as empresas estarem nas redes sociais é um grande avanço em questão de comunicação.

Portanto, trabalhar com as redes em suas ações de marketing é um processo essencial para o sucesso comercial da atualidade, principalmente pelo potencial de oportunidades de negócio que você cria ao se adequar a este formato.

Escolher aquelas em que seu público-alvo costuma frequentar é uma boa maneira de se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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