Como implementar o marketing social em sua empresa

4 de abril de 2022

O marketing social é uma ferramenta fundamental para o mundo atual, onde o posicionamento das empresas é tão importante quanto a qualidade de seus produtos ou serviços.

Em um mundo cada vez mais polarizado, ter uma posição sobre ideias, atitudes e comportamentos é importante para qualquer empresa de projetos estruturais que deseja se manter em atividade, apresentando recursos de qualidade para esse tipo de interação.

O marketing tem uma trajetória de mudanças desde sua criação. Em grande parte, estas estratégias acompanham a movimentação do mercado e entendem o impacto que a sociedade de consumo gera para as empresas.

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Desde seu início, o próprio conceito do cliente se modificou muito, principalmente com ferramentas como o processo de transformação digital, que ajudou a tornar o dia a dia das pessoas mais tecnológico.

Estas alterações todas tiveram um forte impacto na maneira como as empresas se colocam no mercado, mudando as ações reativas do passado para a integração de conteúdo relevante e necessário para o consumidor.

Se em sua origem, o marketing tinha o objetivo de convencer um cliente a consumir um determinado produto ou serviço, atualmente a função é conquistar esse consumidor para sua fabrica de refletores, criando um relacionamento saudável entre cliente e marca.

As empresas acabam acompanhando todo o processo de compra, conhecido como jornada, e impactam desde o momento em que o visitante descobre a empresa até a última etapa da compra, e muitas vezes continuam depois disso.

Entenda o conceito de Marketing Social

Um dos principais nomes do marketing na atualidade, Philip Kotler, identificou ainda nos anos 70 o quanto a publicidade poderia ter um impacto direto em causas sociais, trabalhando não só com produtos, mas com comportamento humano como um todo.

Com isso, o marketing social surge como uma estratégia de eliminação ou redução de um problema social, que impacta uma boa parcela da população. Os motivos para esse tipo de atividade são os mais diversos, buscando melhorias com relação a:

  • Transporte urbano;
  • Trabalho e emprego;
  • Educação;
  • Moradia.

Todas as bases de uma sociedade funcional acabam gerando um impacto nesse tipo de atividade, sendo realizada para conscientizar a população de um problema latente e buscar soluções para eles, seja através de doações ou de mudanças comportamentais.

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O marketing social não é uma exclusividade de órgãos públicos, embora eles o façam constantemente. Empresas privadas também podem ajudar nesse tipo de questionamento, uma vez que se tratam de questões muito importantes.

O impacto do marketing social é especificamente o fato de ser uma preocupação real, e não uma ação motivada por interesses financeiros ou comerciais. 

Normalmente, há um processo de sensibilização do público, que consegue enxergar a necessidade da ação e acaba interagindo melhor com sua empresa de box de banheiro, ou de qualquer outro ramo de atuação.

Desse ponto em diante, o consumidor entende que é parte da situação, e que pode fazer algo para ajudar a otimizar a questão que está sendo levantada com a estratégia de marketing social em vigência.

Como fazer uma campanha de marketing social?

Existem muitos detalhes que formam uma campanha de marketing social, indo muito além de algumas manifestações em particular. Uma maneira que muitas pessoas compreendem desse tipo de ação é a mudança nas cores da empresa para representar algum movimento.

Os mais comuns são o Outubro Rosa, em referência à prevenção ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que busca informar e prevenir o câncer de próstata. Estas campanhas se tornaram mundialmente relevantes, uma vez que lidam com assuntos delicados de saúde.

Entretanto, simplesmente adotar uma nova cor em seus perfis não é a proposta de uma campanha de marketing social. É preciso mudar uma série de elementos para que você consiga aplicar corretamente esse tipo de ação com sua empresa de forros.

Mudar a mente e o comportamento da sociedade é um processo lento, e que muitas vezes encontra resistência, tornando ainda mais difícil aplicar estes conceitos a longo prazo. Por isso, é preciso investir e entender como você pode trabalhar adequadamente com esse tipo de ação.

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Entendendo seu público-alvo

Embora campanhas de marketing social tenham como principal objetivo atingir o máximo possível de pessoas para conscientização, você deve ter em mente um público-alvo para planejar e organizar suas ações.

Quanto mais pessoas se impactarem por esse tipo de material, melhor, mas existe um nicho em particular que será o foco de suas ações, buscando mudanças substanciais que podem ter uma estrutura mais adequada a longo prazo para sua empresa de telha metálica tipo sanduíche.

O público-alvo pode ser segmentado de diversas maneiras, e o mais importante é procurar pessoas que sejam diretamente impactadas com a causa que você está tentando conscientizar com suas ações de marketing.

Dessa maneira, você consegue um resultado muito mais efetivo para suas ações, garantindo uma visibilidade maior para a campanha e otimizando esse tipo de resultado.

Pesquisa de mercado

Outro ponto importante para se ter em mente durante uma ação de marketing social é a pesquisa de mercado. Diferentemente do marketing para vendas, entretanto, esse tipo de pesquisa diz  respeito a como essa mudança de comportamento será aproveitada.

O marketing social busca melhorias em determinados segmentos, e neste caso, poucas vezes há de se pensar em concorrência. Outros grupos e fabricantes de telhas metálicas que buscam o mesmo tipo de melhorias acabam se tornando aliados nesse processo.

Você pode acabar se juntando a outras pessoas que estão com o mesmo objetivo e criando uma campanha ainda maior, conquistando uma estrutura adequada para otimizar suas ações pela causa social que está utilizando.

Elaboração de metas

Nenhuma campanha funciona sem metas. Elas definem os pontos que você deseja chegar, seja em questão de arrecadação, de público ou de material criado. Por isso, elaborar metas é um processo muito importante para uma campanha de marketing social.

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Uma maneira efetiva de usar metas em suas campanhas de marketing social é estabelecendo padrões de curto, médio e longo prazo. Assim, você consegue ter uma identificação maior dos resultados que está obtendo com suas campanhas.

Além disso, as metas ajudam sua equipe de serviço de engenharia a focar no trabalho, entender a necessidade desse tipo de campanha e como eles podem fazer a diferença ao longo de todo o processo, tornando-os mais motivados para esse tipo de ação.

Escolhendo uma causa

Um ponto muito importante para o marketing social é a hora de escolher a causa que você pretende trabalhar. É importante que escolha uma questão que esteja relacionada tanto aos valores e objetivos da empresa, quanto aos seus.

Trabalhar com algo que você acredita e que gera um impacto real em sua vida e na companhia é uma excelente maneira de criar uma ação social, aumentando suas possibilidades de engajamento com o público-alvo dessa campanha.

Entretanto, ao aplicar seus recursos em uma campanha que você não acredita, pode acabar tendo um resultado muito negativo. Em algum momento, o público acabará descobrindo, e isso gera uma série de problemas para a empresa.

Questões sociais são muito sérias para as pessoas que estão envolvidas, principalmente aquelas que são diretamente afetadas pela situação. Estas pessoas saberão se suas ações são verdadeiras ou apenas uma forma de se divulgar usando a causa.

Por isso, é muito importante buscar uma identificação real tanto em questão de público quanto em questão de causa para sua empresa manutenção elétrica, adaptando suas estruturas para se adequar a algo que você realmente acredita.

Formas de atuação

Existem muitas maneiras de aplicar seus recursos para uma campanha de marketing social. A mais comum de todas, e ideal para empresas que não tem muita experiência na área, é o marketing de filantropia.

Neste caso, o objetivo da campanha é arrecadar recursos para uma determinada causa, ajudando ONGs e outras pessoas que trabalham ativamente para solucionar o problema em questão.

Estes grupos constantemente precisam de recursos para trabalhar, e uma empresa pode gerar um capital muito maior ao ajudar com esse tipo de formato, permitindo que o trabalho continue de maneira efetiva.

A conscientização também é outro elemento muito importante para o marketing social. Trata-se de realizar ações que alcancem um público grande para que as pessoas entendam e tomem conhecimento do problema.

Neste caso, o principal elemento a se ter em mente é a quantidade de pessoas que você pode alcançar com esse tipo de recurso, tornando-se importante aplicar o máximo possível de canais de comunicação que conheça.

Considerações finais

O marketing social é uma ferramenta muito importante para as empresas atualmente. Embora o foco seja completamente na causa escolhida, e você não o faça para ganhar mais vendas, invariavelmente esse tipo de ação impacta positivamente sua marca.

Os consumidores que se alinham com o pensamento em uma campanha deixam de ser clientes comuns, e acabam se tornando embaixadores de sua marca, divulgando-as em seus canais de amigos e familiares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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