Como encantar seus clientes através das redes sociais

22 de junho de 2022

As redes sociais são importantes ferramentas no processo de atrair e encantar clientes, dando mais visibilidade ao seu negócio e potencializando as vendas.

Como elas são ferramentas poderosas para a construção da imagem de uma marca, aquisição de novos clientes e para potencializar vendas, saber conquistar clientes com as mídias sociais é uma habilidade importante para um empreendedor.

Nos dias de hoje é muito difícil encontrar alguém que não tenha um perfil em pelo menos uma rede social, tais como:

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  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Snapchat;
  • LinkedIn.

Estas estão entre as mais populares e somam bilhões de usuários em todo o mundo, desde crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos.

Embora seja determinada uma idade mínima para o uso das redes, existem pessoas de todas as idades compartilhando fotos, momentos, informações e experiências.

Segundo o Relatório de Nielsen de 2012, praticamente metade dos norte-americanos usam as redes sociais para fazer perguntas, mostrar sua satisfação ou fazer reclamações diretamente com as empresas.

E uma informação importante é que quase um terço desses usuários preferem usar suas mídias sociais ao invés de outros canais de comunicação.

Uma empresa, como um distribuidor de etiquetas adesivas, precisa ouvir seus clientes pelos canais online ou provavelmente estará deixando o público sem a devida atenção.

Uma boa estratégia de mídias sociais deve trazer resultados, caso contrário, é porque existem problemas que precisam ser corrigidos.

Não basta contar com um página no Facebook, Instagram ou Twitter, é preciso ser referência em boas práticas em mídias sociais.

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Neste artigo vamos falar sobre essas boas práticas, ensinando como você pode encantar seus clientes com suas estratégias nas redes sociais. Continue lendo para saber mais.

Vantagens do uso das redes sociais

O uso das redes sociais em sua estratégia de marketing digital traz muitas vantagens e vamos pontuar as principais a seguir. Confira.

Comunicação instantânea

Usando um smartphone, computador ou tablet que esteja conectado à internet, é possível ter contato com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo de forma instantânea.

Não importa se é com seu vizinho, ex-colega de faculdade, colega de trabalho ou com uma pessoa que está em outro continente, as redes sociais encurtam distâncias, fazendo com que ela praticamente não exista, pois você fica conectado a qualquer um.

Redes sociais como o Twitter permitem que sua empresa de locação de gerador trifásico saiba o que está acontecendo em qualquer lugar do mundo naquele momento.

Possibilidade de conversar com pessoas distantes

Seja com aquele amigo ou parente que viajou para o exterior, é possível estar conectado a qualquer momento do dia. 

Antes das mídias sociais existirem era preciso se comunicar por ligações interurbanas, marcando um horário com a pessoa e gastando um bom dinheiro para isso.

Agora é possível conversar e saber das novidades a qualquer momento, sendo que o único custo é com sua internet, ou então, se tiver em uma rede de wi-fi pública, não gastar nada com isso.

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Você pode facilmente fazer uma chamada de vídeo em plataformas como o WhatsApp, Instagram ou Facebook Messenger. Assim você vê a pessoa em tempo real, matando a saudades e colocando a conversa em dia.

Essa vantagem vale para longas e curtas distâncias, não valendo só para quem está fora do país, mas também para quem mora em outro estado ou está do outro lado da cidade.

Compartilhar os bons momentos

É possível compartilhar em tempo real belas fotos e vídeos de viagens com todos os seus amigos ao mesmo tempo.

Antes as fotos eram tiradas e ficavam guardadas em álbuns que aguardavam pela visita dos amigos para serem tiradas do armário e mostradas.

Hoje existem opções como álbuns digitais que permitem que fotos pessoais ou publicações de sua empresa de filmagem com drone profissional sejam vistas por centenas ou até milhares de pessoas.

Lembrando que é preciso ter cuidado com a quantidade e os tipos de informações pessoais que são colocadas nas redes sociais para não colocar a segurança em risco.

Informação sempre à mão

Devido a grande concentração de pessoas nas redes sociais, é preciso que os veículos de comunicação se adaptem a onde seus usuários estão.

Dessa forma, plataformas como o Twitter, Facebook e Instagram se tornaram os locais certos para compartilhar informações e divulgar conteúdos, mantendo o público informado sem que precise sair da rede.

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Como encantar clientes nas redes sociais?

Para conquistar clientes nas redes sociais é preciso investir no Inbound Marketing, ou seja, o Marketing de Atração. É preciso gerar valor para cada prospect desde o primeiro contato, muito antes que ocorra a primeira venda.

Para isso, separamos algumas dicas importantes de forma que sua empresa de crachá de identificação pvc possa encantar cada um de seus clientes nessas ferramentas.

  1. Entenda o seu cliente

Para qualquer estratégia de marketing é fundamental conhecer muito bem seu público-alvo, e nas mídias sociais isso se torna ainda mais importante. É essencial conhecer os hábitos de seu público, entender onde estão e o que valorizam em uma marca.

Também é preciso entender qual é a dor, necessidades e dúvidas de seus clientes para estabelecer uma comunicação eficaz com cada um deles por meio das mídias sociais.

  1. Mantenha contato

Para que você seja notado em suas páginas e tenha presença nas mídias sociais é fundamental interagir de forma consistente com seu público.

Não basta entrar em contato com seus seguidores apenas para fazer ofertas, pois isso pode gerar o efeito contrário, fazendo com que sua página seja abandonada por potenciais clientes.

Uma empresa de aluguel de impressoras para gráfica sabe que ações de marketing que interrompem o fluxo do cliente na timeline das redes sociais é um alvo de rejeição.

Gere conteúdo útil e relevante para que suas estratégias gerem uma comunicação que atue como a formação de um relacionamento com seus prospects.

  1. Desenvolva conteúdo de qualidade

É essencial produzir conteúdo de alta qualidade para atrair clientes nas redes sociais, gerando valor para seu negócio.

É por meio desse conteúdo que você poderá desenvolver o relacionamento com o público, permitindo que ele se aproxime da sua marca.

Ou seja, o cliente deve ver seu negócio como um aliado na hora de resolver problemas e tirar dúvidas sobre seu segmento, tendo um relacionamento produtivo e tornando o processo de compra mais natural.

  1. Crie ofertas irresistíveis

As ofertas de um distribuidor de molduras de isopor devem ser apresentadas nas mídias sociais de vez em quando. E é importante para elas darem resultados e transformarem prospects em clientes, que elas sejam muito boas e atrativas.

Dicas para usar as redes sociais

As redes sociais são principalmente um grande universo de possibilidades e oportunidades para uma empresa ou para um usuário. Por isso, separamos algumas dicas para um uso saudável de ambas as partes.

Cuidado com o que você compartilha ou comenta

Seja positivo e aberto para encorajar as pessoas a interagirem com você, ou pode passar uma imagem ruim.

Equilibre o tempo online com o tempo gasto em conexões reais

Ao mesmo tempo que estar online é importante, também é preciso se conectar com o mundo real, planejando suas ações.

Pratique a atenção plena

Esteja atento ao que está ao seu redor, acontecendo no dia a dia, de forma a evitar que somente as redes sociais consumam todo o seu dia.

Encontre pessoas que estejam próximas da sua marca

Encontrar grupos e pessoas com hobbies semelhantes aos seus e de sua empresa de sacola de papel kraft personalizada é muito importante para aumentar suas conexões nas redes sociais.

Lembre-se de que nem tudo online é 100% verdade

É importante saber e estar bem ciente que as redes sociais não são uma representação verdadeira da vida das pessoas. Alguns compartilham somente o que é positivo, enquanto outros focam no negativo, então evite se comparar aos outros.

Modere o uso

Faça uso das redes sociais como uma recompensa por fazer coisas no mundo real, evitando que você caia em um padrão viciante e se torne limitado a elas.

Verifique as fontes das informações que recebe

Sua empresa deve verificar se as notícias e informações que recebe são realmente verdadeiras da mesma forma que pesquisa por maquina de gravação a laser preço para encontrar a melhor opção.

Investigue as fontes das notícias e evite acreditar em qualquer informação que chega até você, pois as fake news são um sério problema e podem levar a consequências graves.

Considerações finais

Garanta que você esteja aproveitando suas redes sociais ao máximo com boas práticas online. Cada usuário tem total controle sobre suas páginas, então você pode e deve compartilhar notícias interessantes e conteúdo relevante.

Tenha em mente que você está falando de forma direta com seu público-alvo em canais poderosos de comunicação, por isso você precisa ter uma estratégia sólida.

Para encantar seus clientes nas redes sociais, envolva-se com seu público, mostre apreço, solicite feedbacks e reconheça o papel e a importância de cada seguidor.

São atos simples, mas que são extremamente significativos para uma boa estratégia de marketing digital nas redes sociais para encantar clientes. Garanta que seu público se sinta ouvido, que eles percebam que sua marca realmente se preocupa e se importa com eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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