Como definir o público-alvo para seu negócio

31 de janeiro de 2022

Diferentemente de tempos anteriores, hoje as empresas não tentam mais atingir todas as pessoas do mundo com suas estratégias de negócios. Na verdade, o que é feito é a definição de um público-alvo para as campanhas e, a partir dele, tudo é estruturado e colocado em prática.

Inclusive, as empresas que tentam atrair todos os tipos de pessoas acabam não tendo o sucesso esperado, porque seus produtos não terão uma característica que chame a atenção ou uma essência própria, justamente por não ter foco em seu planejamento.

Com isso em mente, o texto de hoje abordará e explorará o conceito de público-alvo, quais as vantagens e benefícios de se definir um, além de dicas valiosas que podem te ajudar a ter um norte e emplacar com suas estratégias com serviços em TI, por exemplo.

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A evolução do mundo digital e o impacto causado

Com a chegada da era digital, tornou-se comum que a internet e a tecnologia fizessem parte do dia a dia da sociedade e, consequentemente, das empresas. As marcas tiveram de se adaptar aos gostos e vontades das pessoas para se manterem funcionando.

Esse é um dos motivos da ascensão do e-commerce, além é claro da facilidade com que ele pode ser aberto, por não precisar de muito investimento inicial e por abranger os mais diferentes públicos e regiões do país.

Mas mesmo uma fábrica de porta de aço automática precisa ter um público-alvo definido para conseguir fazer com que seus produtos e serviços sejam funcionais. Claro que isso pode variar, mas a partir do momento que a empresa entender quem quer atingir, torna-se mais fácil.

Isso porque, seja no design, funcionalidade ou até mesmo composição do que é comercializado, as empresas tomam decisões baseadas nos feedbacks dos clientes e, quando se tenta agradar a todos, a verdade é que acabamos não agradando ninguém.

Por isso, mesmo uma empresa de construção e reforma precisa saber para onde direcionar seus esforços, seja no atendimento e prestação de serviços ou na particularidade de seus produtos. Isso reflete tanto nos resultados quanto no engajamento e feedback.

Sendo assim, os tópicos a seguir abordarão o conceito de público-alvo, as vantagens e benefícios de se investir cada vez mais em esforços para melhorar o seu negócio baseado no que eles gostam, além de dicas de como defini-lo, fazendo com que sua empresa estação de tratamento de efluentes esteja um passo mais próxima do sucesso.

O conceito de público-alvo

De forma simples e objetiva, o público-alvo é um grupo de pessoas cujo a sua as estratégias e práticas de comércio de sua empresa estão voltadas, ou seja, eles são o foco da marca, são as pessoas que ela deseja impactar com seus produtos e serviços.

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Tais pessoas reúnem características que a organização busca, fazendo com que estejam mais propensas a consumir o que é ofertado pela marca. É muito mais simples vender produtos contra incendio para um corpo de bombeiros do que para empreendedores de e-commerce.

Claro que isso é apenas um exemplo, mas mostra como apenas as pessoas interessadas irão adquirir seus produtos. Isso está diretamente relacionado ao lugar onde cada um mora, faixa etária, poder de compra, acessibilidade, entre diversos outros fatores.

Podemos então destacar como principais motivos e benefícios de se investir em produtos para o seu público-alvo:

  • Maior engajamento dos leads e clientes;
  • Maior número de vendas e lucro;
  • Maior tráfego em seu site;
  • Melhor relacionamento com seus leads;
  • Interesse genuíno por parte dos clientes;
  • Campanhas mais eficientes.

Existem também algumas categorias que funcionam para qualquer empresa, desde uma grande logística até uma ADM de condominios, que podem ajudar a sua marca a definir melhor o seu público-alvo e ter sucesso em suas investidas empresariais.

Assim, a divisão geográfica segmenta as pessoas por espaço, ou seja, dependendo do lugar onde moram, podem ser utilizados o país, estado, região, cidade, bairro, áreas urbanas, rurais, entre outros. É muito útil principalmente para empresas que possuem seu próprio espaço físico.

Enquanto a divisão demográfica segmenta diversas informações das pessoas relacionadas às suas particularidades, levando em consideração a idade, o gênero, renda mensal, condição socioeconômica, poder de compra, estado civil, nacionalidade, raça, religião, entre diversas outras possibilidades.

A maior vantagem é que pode ser utilizado por qualquer marca, até mesmo as que investem e comercializam serviços eletricos industriais. Basta apenas saber o que está sendo buscado e quais as informações mais vitais para a sua empresa.

A divisão psicográfica segmenta o público de acordo com seu estilo de vida e outras informações que estão ligados aos seus valores, como suas preocupações, interesses pessoais, ideais, personalidade e vontades.

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E por fim, mas não menos importante, a divisão comportamental, que segmenta o público de acordo com seu status de usuário, levando em consideração o tempo de uso dos produtos, engajamento, lealdade à marca, motivação, entre outros.

Dicas para definir seu público-alvo

Agora que ficou mais claro o que é público-alvo e a sua importância para os mais variados tipos de negócio, seja no aluguel de casas ou para um fornecedor de flores, chegou o momento de entender um pouco mais como definir o da sua empresa.

Sendo assim, confira os tópicos abaixo onde esse conceito ficará ainda mais claro, podendo te ajudar muito na jornada da sua própria marca.

01 – Tenha base em dados concretos

Um grande erro de muitos profissionais dentro das organizações é, no momento de definir e entender mais a fundo quem é o seu público-alvo, pautar as suas decisões em achismos e percepções, não em dados mais reais e concretos.

É bastante óbvio que, quando nos baseamos em informações que não temos certeza de sua exatidão, sua origem ou como foi adquirida, pode acontecer de que nossas decisões acabem sendo erradas ou não tão corretas quanto gostaríamos que fossem.

A segmentação do mercado e, consequentemente, dos seu público depende de pesquisa e análise de dados, podendo ser feitos desde softwares atuais até com ferramentas de insight, podendo muitas deles serem acessadas em plataformas online e redes sociais.

Independentemente da forma que escolher, pense muito bem e tenha muita certeza na informação adquirida. Isso impacta diretamente nas estratégias de venda, marketing e produção da marca, portanto, o peso é maior, colocando o sucesso da marca em cheque.

02 – Estude o mercado

O seu negócio está inserido em um mercado e, dependendo do tipo de empresa, ele pode ser mais aberto ou fechado, mais populoso ou não, o engajamento pode ser maior ou menor. 

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Tudo isso ajuda a entender um pouco sobre o tipo de público que está interessado no segmento, além de ajudar também a definir o público alvo.

Entender o que tem movimentado o mercado e quais as percepções e vontades das pessoas que estão nele inseridas, quais as empresas concorrentes, qual a força delas, no que são boas e no que são ruins ajuda e muito na hora de definir tanto o seu público quanto às estratégias de marketing e do negócio em si.

Reiteramos que, tudo isso deve ser baseado em dados reais e não em achismos e percepções. Ao conseguir reunir essas informações, será mais fácil compreender as tendências e como o seu negócio pode prosperar nesse meio.

03 – Mantenha o público-alvo atualizado

É extremamente comum que muitas empresas, durante o planejamento do negócio, tenham definido o público-alvo e, de fato, tenham feito um bom trabalho e as estratégias tenham entregado bons resultados. Mas isso sempre deve ser verificado e atualizado.

Isso porque diversas marcas definem o público e, conforme os anos passam, tanto as suas estratégias quanto a forma como trabalham mudam, além de seus próprios clientes terem interesses diferentes. Nesses casos, é urgente que o foco da empresa seja atualizado.

Quando o foco é atualizado, as empresas não perdem tempo com esforços tentando entender o motivo da queda dos números, evitando problemas que podem ser irreversíveis dependendo da quantidade de tempo que foi perdido.

04 – Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversos softwares e ferramentas que podem ser essenciais tanto para que consiga entender quem é o seu público-alvo quanto para segmentar suas estratégias, dividindo o público em categorias e sabendo como agir com cada parte desse segmento.

Através da tecnologia, é possível realizar várias divisões e conseguir dados bastante exatos, conseguindo agir e desenvolver estratégias e práticas diferentes para cada uma das divisões, fazendo com que a marca seja extremamente efetiva e funcional.

Aplicativos e ferramentas de insight são bastante comuns e ajudam também na organização de informações, sendo útil até mesmo para mais do que um setor dentro da marca, podendo ajudar tanto no departamento de marketing como no de vendas e produção.

O público-alvo é essencial para todas as estratégias de negócio. Utilize as informações adquiridas ao longo do texto e comece a segmentar seu público, oferecendo o melhor serviço para todos e mostrando a que sua empresa veio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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