Como atrair reconhecimento de marca para seu e-commerce

25 de fevereiro de 2022

Um e-commerce de sucesso certamente precisa do reconhecimento de marca para estar bem posicionado e se destacar de seus concorrentes. Mas o que fazer para conseguir um reconhecimento de marca de destaque? 

Alguns diriam muita verba, publicidade em massa ou sorte. Todos esses quesitos ajudam, mas não são o ponto central. Neste artigo falaremos sobre dicas para você atrair reconhecimento de marca para o seu negócio.

Existe um mito de que apenas empresas gigantes conseguem gerar um bom reconhecimento de marca, mas com as estratégias certas qualquer negócio pode se destacar.

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O que é reconhecimento de marca?

O reconhecimento de marca ocorre quando seu público reconhece sua logomarca apenas de bater o olho e tem bons sentimentos ao vê-la. É uma fixação positiva da sua marca de empresa de lustres na mente dos consumidores, criando sempre uma boa impressão.

Para conseguir isso, é fundamental trabalhar todos os aspectos do seu negócio, desde o nome e o logotipo até o atendimento ao cliente.

Por isso, é necessário traçar esse objetivo e tentar alcançá-lo com perseverança e paciência, afinal trata-se de um processo lento, que vai sendo construído aos poucos, mas com um resultado que realmente vale a pena.

Entre os pontos mais importantes para se conseguir ter uma marca forte no mercado, está uma boa gestão, que saiba conduzir e alinhar a comunicação com a filosofia da sua empresa de Iluminação led.

Dessa forma, é essencial que você comunique exatamente aquilo que você entrega para seus consumidores, com transparência e cordialidade.

Quais são os benefícios do reconhecimento de marca?

O reconhecimento de marca é algo que traz uma série de benefícios e vantagens para uma empresa. Pontuamos a seguir três dos principais pontos que se destacam. Confira.

Clientes fiéis

Uma tendência que ocorre quando sua marca consegue se distinguir das demais e ter reconhecimento do público, é a atração de seguidores fiéis.

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A marca de sua assessoria contábil passa a fazer parte do estilo de vida do público, que então passa a defendê-la com total confiança.

Recomendação

Com uma legião de clientes fiéis você tem a promoção de sua marca através do marketing de recomendação ou marketing de indicação, o famoso boca a boca.

Quando um consumidor vai optar por um determinado produto ou serviço, as recomendações de outras pessoas têm um peso enorme sobre essa decisão. E quando você tem clientes defensores da sua marca, certamente eles não hesitam em te indicar.

O processo de pesquisa por informações sobre os serviços e produtos é fomentado ainda mais pelas redes sociais e por ferramentas de avaliação online.

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é significativa a quantidade de pessoas que pesquisam na internet antes de realizar uma compra ou contratação: 90% dos consumidores têm esse hábito.

Credibilidade

Seguindo esse raciocínio, ao atingir um certo nível de reconhecimento, uma distribuidora de produtos químicos consegue ampliar sua carteira de clientes contando apenas com o seu nome, que é valorizado.

Isso certamente é um grande facilitador para firmar contratos e fechar vendas, pois sua empresa já é bem conhecida e respeitada.

Quando você chega em uma loja para escolher um produto que não conhece muito bem, normalmente escolhe uma marca conhecida, certo?

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Uma pesquisa da HubSpot mostrou que apenas 29% dos consumidores questionam sobre os produtos aos vendedores.

Como conseguir o reconhecimento de marca?

Separamos a seguir 6 dicas para sua empresa conseguir o reconhecimento de marca e se destacar no mercado.

  1. Se precisar, reformule o branding

O branding, ou gestão da marca, é o ponto de partida para que sua marca se torne desejada e conhecida.

Dessa forma, o branding de uma empresa de sistema de gestão empresarial deve ser definido logo no princípio, e ser acompanhado no restante do tempo. É preciso ir além do produto ou serviço entregue e vender uma ideia. 

É comum que marcas que não consigam ser reconhecidas tenham como principal causa um erro de branding. Se esse for o seu caso, procure por um novo caminho e se reposicione no mercado com novas estratégias.

  1. Faça uma segmentação de mercado efetiva

O posicionamento que sua empresa deve adotar certamente tem que levar em consideração a persona, ou seja, a personificação de seu público ideal.

Se os seus consumidores não se identificarem com a imagem que você passa, todo o planejamento vai dar errado.

Portanto, faça uma boa segmentação de mercado, definindo o público certo para o seu negócio de distribuidor de produtos químicos.

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  1. Crie um vínculo emocional com o consumidor

Ao formular o branding da sua empresa será também definido outros pontos, tais como, por exemplo:

  • Valores;
  • Missão;
  • Visão;
  • Crenças;
  • Objetivos;
  • Metas.

O passo seguinte é aprender a comunicar essa personalidade para o público da melhor forma possível. Ao fornecer suas soluções, é importante entregar mais que somente o produto ou serviço, passando a cultura da empresa junto com o que foi entregue.

  1. Preocupe-se com a identidade visual

Na hora de garantir o reconhecimento de marca, saiba que a comunicação não verbal tem tanto poder quanto a verbal. Todos os elementos da sua marca passam uma mensagem.

Saiba evidenciar sua mensagem nos diferentes aspectos da comunicação com o consumidor, seja nos pontos de venda ou no visual dos produtos.

É importante que sua comunicação visual siga uma mesma linha tanto nos meios de comunicação, no ambiente digital, quanto no seu estabelecimento físico.

A identidade visual deve ser unificada em sites, anúncios, páginas de redes sociais, e em todos os lugares que a sua empresa de capital de giro para MEI esteja presente.

  1. Esteja presente nos diferentes meios de comunicação

Estar presente nos diferentes meios de comunicação é algo essencial para fortalecer sua estratégia de reconhecimento de marca. Você não precisa estar em todos os locais, mas no máximo que puder, se diversificando, sempre de acordo com sua persona.

Nas redes sociais o custo é menor, mas existe a possibilidade de investir em grandes meios de comunicação em massa, como a TV. Para ser reconhecido, é importante explorar ao máximo as mídias online e offline, para atingir a persona onde ela está.

  1. Crie estímulos sensoriais

Além de estimular a visão de seu público, explore outros sentidos, como o tato, olfato, audição ou paladar.

Ao buscar outras formas de assimilação da sua marca, você consegue associar sua imagem à experiências do dia a dia do consumidor, se tornando cada vez mais presente.

São detalhes que criam uma lembrança na mente do seu público, associando sua consultoria de TI à uma experiência única. Mas é importante ter bom senso, evitando estimular muitos sentidos ao mesmo tempo ou uma superestimulação.

Afinal de contas você não quer despertar sentimentos negativos no seu público, e deve estar atento a isso. Cuidado com perfumes muito fortes e músicas muito altas, que podem passar essa imagem negativa.

Saiba encontrar com criatividade o ponto que estimulará seu reconhecimento de marca, se diferenciando dos demais.

Considerações Finais

Trabalhar o branding significa trabalhar a gestão da marca, bem como todos os aspectos envolvidos com a imagem e posicionamento da mesma.

Isso envolve o reconhecimento de marca, ou seja, garantir que sua marca seja mais desejada, mais conhecida, estando no coração do seu consumidor.

Isso é um processo complexo que envolve um longo processo, desde a concepção da marca até o atendimento ao cliente e as ações de marketing.

Para um e-commerce o reconhecimento da marca é ainda mais importante, de forma que a empresa consegue se posicionar e ter clientes fiéis.

Certamente você já reparou como algumas lojas virtuais tem um público que a defende, ao passo que outras passam despercebidas, mesmo tendo produtos semelhantes.

O grande diferencial das lojas que se destacam certamente é o branding, a gestão da marca que se faz tão essencial, principalmente no ambiente virtual.

Um bom branding traz uma série de vantagens, como o aumento do retorno sobre o investimento (ROI), a diminuição do custo de aquisição por cliente (CAC), maior Lifetime Value (LTV), entre outros benefícios.

Além disso, com uma boa estratégia de reconhecimento de marca você cria defensores da sua marca. O público passa a compra do seu e-commerce por uma identificação com a cultura da sua empresa, criando um vínculo de fidelidade.

A maior vantagem competitiva que um e-commerce pode ter é uma marca forte que se destaca dos demais. Neste artigo, você entendeu o que é o reconhecimento de marca, além de 6 dicas para conseguir se posicionar como a melhor opção para seu público.

Portanto, seguindo as nossas dicas, certamente conseguirá se colocar como a loja virtual que melhor atende seu público-alvo, se destacando da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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