Categorização de produtos em e-commerce: veja como fazer

16 de março de 2022

Saber realizar a categorização do seu e-commerce é essencial para que as estratégias de negócios que o envolve sejam efetivas e, para que aqueles que caíram eu seu site por acidente, consigam identificar uma necessidade e qual solução a sua marca apresenta.

Mas essa tarefa pode ser um desafio, principalmente quando a empresa não tem muita certeza de como fazer isso, não possui um objetivo muito bem definido ou quer abraçar o mundo, não visando o seu público-alvo e metodologias de marketing.

Com isso em mente, o texto de hoje abordará todo o conceito que envolve a categorização de produtos e como fazê-la de forma efetiva no seu e-commerce, mostrando as vantagens, benefícios e modelos de aplicação.

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O que atrai olhares em um e-commerce?

Seja uma consultoria de meio ambiente, logística ou uma loja de produtos geek, uma coisa é certa, para que suas plataformas online, ou seja, seu e-commerce seja efetivo com o público e atraia mais usuários e leads, ele precisa ser bem organizado.

Pense que o e-commerce é próximo a uma loja física, onde os produtos e serviços estão em uma prateleira e precisam ter uma certa correlação entre si, para que o cliente consiga encontrar o que precisa no local que é mais adequado.

Quando se vai a um supermercado, dificilmente você encontrará pastas de dente, rolos de papel higiênico e escovas ao lado do açougue, porque existe toda uma logística, uma categorização por trás disso. E as empresas de engenharia ambiental e outras que trabalham com o e-commerce devem seguir esse padrão.

De forma simples e direta, a categorização nada mais é do que uma forma de categorizar e de classificar seus produtos e organizá-los de forma adequada em seu e-commerce, variando pela estratégia e nicho de vendas da sua empresa.

Peguemos, por exemplo, um e-commerce de produtos Geek. Ele pode ter as categorias de animes, quadrinhos, mangás, filmes e action-figures. O mais interessante é que isso pode ser usado em qualquer negócio, até se o seu objetivo for vender licença de instalação.

Podendo também existir, caso seja de interesse do negócio, as subcategorias que dividem ainda mais essa categorização, sendo ainda mais específico e dizendo para qualquer lead ou usuário que ali chegue onde encontrar cada artigo, facilitando o processo de compra.

Mas para melhor entender o real impacto disso no seu e-commerce e como você pode se aproveitar dessa categorização, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor explorado, podendo te dar ideias de como aplicar em sua empresa de limpeza industrial.

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A importância da categorização

Muitos não sabem disso, mas uma boa categorização ajuda o seu e-commerce a ficar melhor classificado nos mecanismos de busca, ou seja, ajuda a atingir um melhor ranqueamento por parte da Google quando pessoas estiverem procurando por produtos que tenham relação com a sua marca.

Sabemos que a Era Digital continua em constante evolução e, saber se vender e ser encontrado nela, assim como se destacar do restante das empresas, é fundamental para conseguir seu próprio espaço e ganhar autoridade em seu segmento de mercado.

Isso é, pensemos na sua empresa de gerenciamento de resíduos industriais, ela precisa vender seus serviços e, para que seja efetivo, precisa ter um bom site com boas informações e dados, assim como boa categorização do que é prestado.

Isso cria fluidez na plataforma e os usuários e leads que ali estiverem terão uma excelente experiência de compra, sendo esse um dos requisitos essenciais para melhor ranqueamento do SEO e melhor indicação do seu site pelos mecanismos de busca.

Portanto, mesmo que nem todos consigam enxergar isso, é mais um motivo para ter uma categorização do seu site. Afinal, acaba sendo um método incrível para uma pessoa autônoma com sua página ou, até mesmo, para uma empresa de consultoria ambiental.

Com isso em mente, alguns benefícios então podem ser destacados, servindo como grande motivadores para que sua marca invista cada vez mais na melhor categorização e experiência de compra de seu site, como:

  • Clientes com melhores experiências de compra;
  • Fácil acesso durante as compras;
  • Melhor classificação do SEO;
  • Informações mais rápidas e objetivas;
  • Aumenta o fluxo de usuários no site;
  • Maior engajamento do público.

Ou seja, como é possível perceber, ao investir em uma melhor categorização de produtos, fica claro que as chances de conversão de leads apenas aumentam e, consequentemente, também cresce o lucro e número de vendas da empresa, sendo muito benéfico.

E, por se tratar de um método que afeta todo tipo de e-commerce, mesmo a sua empresa de usinagem e ferramentaria tem muito a ganhar, bastando apenas estudar um pouco e procurar a melhor forma de estruturar esse conceito em seu site.

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Criando as categorias

Agora que ficou claro como é importante ter categorias em seus produtos e como elas fazem diferença em seu e-commerce, chegou o momento de captar algumas dicas que podem ajudar na forma como a sua empresa lida com seus produtos na internet.

Sendo assim, independentemente se a sua empresa é com foco em impressão digital, na venda de serviços contábeis ou se é uma empresa de automação industrial, confira os tópicos abaixo onde diversas dicas serão disponibilizadas.

01 – Tenha empatia pelo consumidor

Se tem uma atitude que ajuda e muito na hora de pensar em como categorizar os seus produtos e serviços para o seu e-commerce, é se colocar no lugar do consumidor. Essa simples atitude de empatia ajuda a ser mais assertivo e objetivo com esse método.

Isso porque, imagine-se comprando algo que goste em uma loja. Temos certeza que você quer um site que seja bem estruturado e fluido, que os produtos estejam bem categorizados e que façam sentido com o que se busca e que sejam o mais intuitivo possível.

Dessa forma, você consegue entender quais as dificuldades que eles podem ter, quais os obstáculos que o impedem de tomar determinada atitude ou realizar uma ação, assim como também auxilia no mapeamento de dúvidas quando eles navegarem pelo site.

Esse tipo de ação também é essencial para dar à empresa um norte e servir como uma espécie de bússola, para saber então no que deve investir, no que deve ser melhorado e o que está bom do jeito atual.

02 – Dê uma bússola ao usuário

Quando pensamos em bússola, pense que é mais uma espécie de indicação de por onde o cliente está no exato momento. Com tantas categorias, produtos, serviços e páginas, pode ser difícil para eles saberem ou se localizarem, e sua empresa deve pensar nisso.

Como dito algumas vezes ao longo do artigo, os usuários precisam sentir que a experiência de compra está sendo ótima, que a navegação pela página é fluida e que seus problemas foram resolvidos pela sua marca. Se a organização não oferece isso, o lead simplesmente procura por outra.

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Também é importante mencionar, e ainda em relação ao tópico anterior, que é preciso empatia com o consumidor. Imagine querer muito encontrar um produto mas não saber como se localizar no site. Pense nisso e ofereça ferramentas que dêem autonomia.

03 – Não crie categorias em excesso

Ao longo deste texto, entendemos que as categorias são essenciais para aumentar a visibilidade, fluidez e experiência de compra do usuário, mas, ao mesmo tempo, é preciso ter o bom senso para não colocá-las em excesso e confundir o usuário.

Isso acontece muito, principalmente, com lojas que vendem os conhecidos Mix, os pacotes com variados tipos de produtos, criando diversas categorias para tentar facilitar a vida do lead e usuário, sendo que, na verdade, está tornando mais confusa.

Portanto, ao categorizar, busque colocar um número limitado de categorias e subcategorias, buscando a melhor maneira de oferecer um produto ao seu cliente. Às vezes, menos é mais e, nesse caso, essa regra vale muito. Aplique apenas categorias que sejam indispensáveis.

Também é aconselhável utilizar filtros que ajudem os clientes a, dentro das categorias, encontrarem produtos que eles prefiram ou que, no caso de existirem várias delas, seja possível filtrar apenas aquilo que é de interesse dele.

Considerações finais

Como foi possível perceber, a categorização não é apenas uma possibilidade de crescimento do seu e-commerce. Ela é fundamental para oferecer uma excelente experiência de compras aos seus consumidores.

Lembre-se que, na internet, está cheio de empresas que fazem o básico e o mínimo, sendo então necessário que a sua marca consiga se destacar no meio delas e, uma excelente maneira de fazer isso é oferecendo um excelente atendimento e um bom processo de compras.

Busque estudar mais sobre o assunto e utilizar as informações disponibilizadas de forma que sejam efetivas para a sua marca, aplicando a essência dela e conseguindo ser ainda mais impactante dentro do seu segmento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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