PowerWeb Criação de Sites Igrejinha RS, Taquara e Vale Paranhana

 

PowerWeb Criação de Sites Igrejinha RS, Taquara e Vale Paranhana

Olá! Somos a PowerWeb!

(51) 9 9596 6969

Como chegar

contato@powerweb.com.br

Acompanhe pelas redes sociais:

Aviso do Google Search Console: ‘Mobile-first indexing enabled’ o que é?

21 de setembro de 2018

Google notifica Webmasters pelo Google Search Console (GSC) com a mensagem: ‘Mobile-first indexing enabled’

Você recebeu um aviso do Google de que seu site agora está habilitado para indexação em dispositivos móveis? Você não está sozinho!

Nos últimos dias, o Google vem enviando avisos sobre a “Mobile-first indexing enabled” ou indexação em dispositivos móveis sendo ativada para websites para um grande número de webmasters, nós recebemos esses avisos desde maio deste ano, mas ainda em 2016 o Google anunciou em seu blog oficial que estava iniciando testes para o que chamam de Mobile-First Indexing. Basicamente, significa que o Google, em vez de considerar o site desktop na sua classificação, passará a priorizar a versão mobile dos sites.

Abaixo um print screen de alguns dos avisos que recebemos sobre sites que gerenciamos o Google Search Console:

Mobile-first indexing enabled - Google Search Console

Mobile-first indexing enabled – Google Search Console

O que é indexação para dispositivos móveis?

O Google explicou o seguinte: “Nossos sistemas de rastreamento, indexação e classificação usavam normalmente a versão para desktop do conteúdo de uma página, o que pode causar problemas para os usuários de dispositivos móveis quando essa versão é muito diferente da versão para celular. Com a “primeira indexação móvel habilitada” significa que usaremos a versão móvel dos sites para indexação e classificação, para ajudar melhor nossos usuários – principalmente usuários móveis – a encontrar o que estão procurando.”

Em resumo, o Google está rastreando a web como um smartphone.

Como isso afeta o seu ranking ou posicionamento nas buscas

O Google espera que isso não tenha impacto em seus rankings. No entanto, se o conteúdo do seu site for muito diferente em computadores ou dispositivos móveis, isso poderá afetar seus rankings na pesquisa do Google. Historicamente, o Google mudou os sites por causa disso, mostrando pouca mudança entre as versões para celular e desktop de seu site (ou se eles têm apenas uma versão para desktop). Com isso, o Google com essa mudança pode ter afetado sites que têm mais diferenças entre sua versão para computador e sua versão dispositivos móveis.

Leia também: Redirecione um domínio pelo Registro.br grátis (sem hospedagem paga)

URLs com indexação para dispositivos móveis

Se você implantar URLs diferentes para dispositivos móveis em vez de computadores, o Google mostrará aos usuários que pesquisam com dispositivos móveis, sua URL para dispositivos móveis e aos que pesquisam com desktop, URL desktop. Nos dois casos, o conteúdo indexado será a versão para celular do site, mesmo que o Google mostre a URL da versão desktop.

Os sites criados com um único URL para dispositivos móveis e computadores não precisam se preocupar com isso, mas é um movimento que o Google faz com intenção de priorizar o seu index na versão mobile dos sites, se o site tem uma URL só para ambas as versões, o conteúdo vai ser o mesmo, por isso não afetaria.

Posicionamento do Google sobre Mobile-first indexing enabled

O Google emitiu esses e outros esclarecimentos em sua conta Google Webmasters no twitter.