Aprenda a utilizar o Instagram como aliado nas vendas

21 de julho de 2022

Saber em quais canais anunciar produtos e serviços pode ser um desafio. Afinal, há muitas oportunidades, inclusive nas redes sociais, como o Instagram, para alcançar o público de forma mais adequada.

Se antes sites desse tipo eram exclusivamente usados para a comunicação, hoje eles evoluíram como canais de contato e publicidade mais diretas. Isso porque os usuários acessam as redes por uma multiplicidade de razões, estando presentes de forma contínua.

Inclusive, o surgimento dos marketplaces no Facebook e no Instagram transformou esses sites em ambientes com oportunidades diretas de fazer negócios.

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Com isso, cabe às empresas saberem como se cadastrar e como anunciar produtos e serviços lá, se destacando. Neste texto, vamos ter o Instagram como foco, confira as maneiras de tê-lo como aliado nas vendas!

Utilizando o Instagram para fazer vendas

Utilizando o Instagram para fazer vendas

Dicas para usar o Instagram para vendas

Atualmente, devido a diferentes aspectos, o Instagram se mostra como uma das redes sociais mais populares, e isso em contexto global. Segundo relatório da Hootsuit publicado em 2022, ela é a terceira rede social mais usada no Brasil.

Para se ter uma ideia, são 122 milhões de usuários acessando perfis e fazendo postagens diariamente. Logo, é claro que estamos falando de um nicho de consumo muito promissor.

No entanto, é preciso se preparar bem para integrar o Instagram às estratégias de vendas de balcão refrigerado para tortas, por exemplo.

Veja nossas dicas para utilizar bem essa rede social e fechar novos negócios.

Cadastre-se no Facebook Business

Para começar a usar o Instagram para fins lucrativos, é necessário ter um site ou um catálogo de produtos cadastrados no Facebook Business.

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A versão profissional do Facebook pode ser acessada rapidamente. Para isso, use o Gerenciador de Comércio para fazer uma conta corporativa.

Isso é necessário para criar uma loja no Instagram, afinal, as duas redes sociais usam a mesma plataforma para anúncios e postagens.

Então, vincule o perfil do escritório contábil São Paulo, ou qualquer que seja o serviço ou produto oferecido pelo negócio, no Instagram ao catálogo cadastrado no Marketplace.

Faça uma boa bio

A “bio” é o pequeno texto que fica logo abaixo da foto e do nome do perfil dos usuários do Instagram.

No caso de empresas, é indispensável que a bio contenha a descrição do ramo da marca e os benefícios de contatá-la.

Sempre coloque o link da loja para facilitar o acesso ao drywall Belo Horizonte, bem como a localização e o telefone para contato.

Não se esqueça de inserir uma boa foto. É pertinente usar o logotipo da empresa ou o mascote/garoto propaganda, caso ela tenha. O objetivo deve ser impactar os visitantes logo à primeira vista e instigá-los a conferir o perfil, bem como criar identificação ágil sobre o negócio.

Crie conteúdo segmentado

As postagens da sua loja no Instagram devem fazer sentido e ser relevantes para a persona que você procura alcançar.

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Ou seja, é necessário ir além da mera divulgação e, para isso, traga informações que façam a diferença na vida das pessoas.

Conheça as necessidades, interesses e preferências dos seguidores. A partir disso, construa um cronograma de postagens condizente.

Esse é um grande diferencial no posicionamento da empresa de laudo termografia em qualquer rede social.

No caso específico do Instagram, o formato mais explorado deve ser o audiovisual:

  • Carrossel de fotos;
  • Vídeos no Reels;
  • Lives;
  • Posts nos stories.

Alimentar o perfil com uma boa frequência é indispensável para obter engajamento e, assim, conquistar clientes.

Promova sorteios

Os sorteios são uma tendência muito popular no Instagram. No geral, eles são divulgados em postagens no feed e nos stories.

Contudo, lembre-se que há regras para fazer um sorteio de forma adequada e para manter a qualidade do público alcançado, como fazer algo realmente direcionado ao negócio e audiência. 

Já com relação aos critérios para o público, você pode definir as condições de participação em uma foto no feed.

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Solicite que os usuários sigam a página, marquem um número de amigos nos comentários e compartilhem a postagem, por exemplo.

Isso aumenta o engajamento do perfil e traz novos seguidores para a página, ou seja, novas oportunidades de negócios.

Depois disso, crie anúncios direcionados para o público que acabou de chegar. Assim, o sorteio vai gerar um resultado consistente para o escritório especializado em planejamento sucessório familiar, ou qualquer que seja o negócio de atuação.

Foque no bom atendimento

Não podemos subestimar os benefícios que as redes sociais representam em termos de atendimento ao cliente.

As pessoas se sentem mais próximas de marcas que respondem comentários, tiram dúvidas, enfim, são atenciosas.

Inclusive, é indicado usar as mensagens diretas (ou directs) como plataforma de atendimento.

Faça pesquisas de opinião e sempre responda aos feedbacks sobre o conserto apple watch, sejam eles positivos ou negativos. A ideia é trabalhar para melhorar, sempre.

Use as hashtags

As hashtags são recursos usados pelo Instagram para separar posts de acordo com o assunto.

São palavras precedidas pelo símbolo “#” e são muito úteis para atrair pessoas interessadas nos temas abordados pela marca.

Mas, atenção: não exagere. É recomendado usar até 5 hashtags diferentes em uma legenda. Mais do que isso, polui muito o texto e prejudica a legibilidade.

Pesquise as hashtags mais procuradas pela sua base de clientes e baseie suas postagens nisso. Aproveite cada oportunidade para aumentar o engajamento e falar diretamente com o público visado pela consultoria em medicina do trabalho montes claros.

Forme parcerias com influenciadores

Os influenciadores digitais estão entre as profissões mais rentáveis da nossa época. Ainda mais no Instagram, que é totalmente baseado em conteúdo de fácil absorção.

Por isso, nada mais justo do que se alinhar a influenciadores que tenham relação com a sua marca a fim de maximizar o alcance e as vendas.

Estude os perfis mais populares da rede e identifique aqueles que tenham consonância com os consumidores.

Depois, entre em contato com o influenciador e proponha ideias de posts patrocinados criativos e inovadores.

É o chamado marketing de influência, uma nova possibilidade no marketing digital que traz mais credibilidade para os dois lados da parceria.

Ofereça vantagens aos seguidores

Todo cliente gosta de se sentir privilegiado de algum modo. O oferecimento de cupons de desconto e brindes são ótimos exemplos.

De forma semelhante aos sorteios, disponibilizar vantagens a quem segue determinada empresa no Instagram e participa de grupos de fidelização vale muito a pena.

A rede é ideal para gerar e qualificar leads. Então, não se esqueça de investir em ações que incentivem as pessoas nesse sentido.

Anuncie pelo Instagram Ads

É claro que não podemos nos esquecer da plataforma de anúncios específica da rede social.

O Instagram Ads apresenta possibilidades de segmentação muito pertinentes para alcançar os melhores perfis interessados em laserterapia estética.

Os anúncios pagos aumentam consideravelmente a exposição das marcas e são muito importantes para ampliar a rede de seguidores, leads e clientes.

Combine os recursos do Instagram Ads com as postagens e stories do perfil.

Informe-se sobre as restrições

Antes de gastar tempo e dinheiro com qualquer recurso, é importante conhecer a política de vendas do Instagram.

É proibido vender bebidas alcóolicas, cigarros, itens de cunho sexual e produtos ilícitos.

Manter uma conta ativa e relevante demanda que a empresa siga as diretrizes determinadas pela rede.

Incentive as interações com o público

Uma maneira de formar um público fiel é incentivá-lo a interagir com a marca diariamente. Você pode pedir para as pessoas postarem vídeos de unboxing dos produtos, por exemplo.

O unboxing é um vídeo em que a pessoa mostra um produto sendo desembalado, geralmente depois que ele chega.

Esse formato se provou muito popular, especialmente quando é feito por contas populares, como influenciadores.

A marca pode pensar em medidas para tornar o processo de entrega e recebimento diferenciado. Embalagens personalizadas, brindes especiais e cupons de desconto são boas adições.

Invista na identidade visual

Não é novidade que a identidade visual é um elemento de extrema importância para os negócios.

Nas redes sociais não é diferente. Elaborar um conjunto de paleta de cores, fontes e imagens que remetem diretamente à sua empresa é um diferencial e tanto. Inclusive, a imagem é fator determinante no Instagram.

Por isso, é importante que todos esses componentes sejam refletidos no feed de notícias da empresa.

Tenha profissionais de design à disposição para criar posts personalizados e dar forma a um feed uniforme e interessante de explorar.

A identidade visual, com o passar do tempo, vai se transformar em sinônimo da empresa. Quem chega a esse patamar é, com certeza, um grande sucesso!

Pratique atendimento humanizado

Nós já falamos sobre a proximidade que o atendimento pelas redes sociais proporciona, mas nunca é demais ressaltar.

O atendimento deve ser devidamente planejado: o tom de voz que será usado, a presença (ou não) de gírias, até mesmo o uso de memes e publicações mais descontraídas…

Tudo isso depende, em primeiro lugar, do perfil dos clientes. Caso eles sejam mais jovens e receptivos a interações mais informais, invista nisso. Caso contrário, aposte em uma postura mais formal.

Não há fórmula exata. O importante é prestar um atendimento humanizado e eficiente. Assim, todos ficarão mais satisfeitos.

Conclusão

O Instagram não é um dos sites mais acessados em todo o mundo à toa. Ele apresenta recursos muito úteis para vários tipos de pessoas e negócios.

Desde quem está interessado em entretenimento até lojas que buscam se posicionar online, essa rede traz resultados rápidos e baratos, demandando atenção dos profissionais que desejam crescer e ter uma presença online qualificada.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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