5 estratégias de marketing digital indispensáveis em tempos de crise

24 de julho de 2020

O marketing digital é importante para as empresas, pois trabalha com o principal canal de comunicação entre marcas e consumidores que existe hoje: a internet.

Não que os outros meios deixaram de ser importantes, mas é fato que a internet possui um poder de comunicar algo para as pessoas muito maior do que as outras mídias.   

O ano de 2020 foi marcado pela crise de saúde pública provocada pela pandemia do novo coronavírus, que acabou por desencadear uma crise financeira, fechando as portas de muitas empresas, causando desemprego em massa.

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A queda nas vendas é visível, mas o modelo de negócios pela internet foi o que salvou muitas empresas de uma crise ainda maior. 

É aqui que entra o marketing digital e suas estratégias que ajudam a disseminar informação e fazer com que o público se lembre das marcas. Por isso, muitas estão investindo pesado nas principais ações do marketing pela internet.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing Digital, sua importância e falar sobre as 5 principais estratégias que você pode colocar em prática para o seu negócio.

Estratégias Marketing Digital

Estratégias Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Chamamos de Marketing Digital um conjunto de ações que uma empresa, profissional ou pessoa executa on-line. 

Tem como objetivo atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade para a marca.

Dentre as suas principais estratégias estão:

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  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing.

Ele abrange todas as estratégias que têm como missão promover uma marca nos canais digitais, ou seja, na internet.

Além disso, se transformou em uma das principais maneiras que as empresas de alimentação coletiva e as outras têm para se comunicar com o público.

Dessa forma, todos os esforços que uma marca coloca em prática para divulgar seus produtos e serviços por meio da internet é considerado Marketing Digital.

É um tipo de marketing muito democrático, pois tem valor mais acessível e permite que as empresas atinjam resultados com aquilo que podem investir.

Além disso, o marketing digital possui os melhores meios para calcular o ROI (retorno sobre investimentos), por meio de métricas mais claras e fáceis de medir. Por isso, ele também ficou conhecido como “Novo Marketing”.

Importância do Marketing de Conteúdo

O marketing pela internet é importante a qualquer momento e para qualquer empresa, pois os consumidores estão cada vez mais conectados, principalmente tendo em vista o crescente acesso por meio dos smartphones.

Isso tem mudado o comportamento das pessoas, pois se alguém quer encontrar uma empresa de paisagismo, basta digitar no Google para entrar em contato com milhares delas.

O Google atua como uma verdadeira ponte entre empresas e consumidores. Mas, devido à crise que estamos vivendo, ele se tornou o principal canal de esclarecimentos sobre o assunto.

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Então, essa necessidade de conhecimento também faz parte da rotina de compras do consumidor moderno. Sabendo disso, as marcas procuram sempre entregar conteúdos de valor que demonstrem seu interesse pela solução de problemas.

Essa prática se estendeu às informações referentes à pandemia, e milhares de marcas estão levando informações para o seu público. Ao fazer isso, elas têm acesso a vantagens como:

Mais valor ao negócio

O marketing digital com suas diferentes estratégias agrega valor ao produto e serviço oferecidos por uma marca. 

Ele possui caminhos que mostram mais sobre as características do que é vendido e as soluções trazidas.

Portanto, um escritório de projetos de engenharia civil vende mais do que serviços, vende soluções e benefícios para os consumidores.

Ele faz isso por meio de campanhas que entreguem conteúdos e oferta de serviços, reforçando sua imagem na memória do público-alvo e criando uma conexão com a empresa.

A imagem da marca melhora consideravelmente porque aborda conteúdo apropriado, de maneira profissional e falando sobre assuntos que o público se interessa.

Alinhamento da marca com as tendências do mercado

A empresa precisa acompanhar o que acontece no mercado e também as mudanças que acontecem no comportamento do consumidor, que influenciam sua decisão de compra.

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As vendas on-line, por exemplo, tornaram-se preferência por conta da crise, o que fez com que muitas empresas se adaptassem a essa nova realidade.

Por meio do marketing digital, uma loja de móveis planejados consegue estar em vários canais de comunicação ao mesmo tempo, facilitando sua interação com as pessoas e aumentando seu alcance.

É um formato que permite que a empresa atenda seu público, principalmente em época de pandemia, onde o consumo pela internet é muito maior.

Impulsionamento das vendas

As estratégias de marketing digital impulsionam as vendas, por meio de canais como redes sociais, sites e blogs, posicionando melhor as páginas.

A empresa consegue trabalhar com anúncios de maneira mais eficaz, executando os links e posts patrocinados de maneira a atingir o público certo e de maneira direcionada.

Melhores estratégias de marketing digital para a crise

No momento atual, o que os consumidores mais procuram é informação, tanto sobre produtos e serviços, como armários planejados para quarto, quanto sobre a crise em si.

Ou seja, é o momento oportuno para entregar informações, destacar-se e atrair leads. Para isso, é preciso colocar em prática as melhores estratégias, que são:

1.    Marketing de Conteúdo

Diariamente os consumidores procuram soluções na internet e isso acontece quase 100% das vezes nos motores de busca, como o Google.

O marketing de conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar certo e no melhor momento da jornada de compra, oferecendo as soluções que as pessoas precisam.

Trata-se da publicação de materiais e informações valiosas e relevantes, que atraem, convertem e encantam a audiência.

Quando bem executada, essa ação aumenta os acessos às páginas da empresa, melhora o reconhecimento da marca, cria autoridade e educa o mercado. 

Para isso, uma confecção de uniformes, por exemplo, precisa veicular seus conteúdos em:

  • Blogs;
  • Sites institucionais;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

Por ter como foco o aumento das visitas aos sites, é necessário abordar assuntos do interesse do público e, no momento, as pessoas procuram se informar sobre tudo o que está relacionada à pandemia, como sintomas, tratamentos, estatísticas e vacina.

2.    SEO

SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo posicionar melhor uma página nos resultados de busca do Google, de maneira orgânica.

Daí a sigla para seu nome em inglês “Search Engine Optimization”, que em português significa otimização para motores de busca.

Os sites de busca querem oferecer os melhores resultados para os usuários, o que exige que algumas técnicas sejam colocadas em prática, a exemplo das palavras-chave.

Por exemplo, uma loja de móveis pode usar a palavra “comprar mesa saarinen oval” determinado número de vezes para criar seu conteúdo, dessa forma também facilita para que o Google o encontre e disponibilize em seus resultados.

3.    Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia que tem como objetivo fazer com que as empresas sejam encontradas pelas pessoas.

Para isso, as marcas procuram entender as dores e necessidades de seu público-alvo, para estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, oferecendo soluções para seus problemas e desejos.

A internet é a principal ferramenta para que as empresas descubram mais sobre o seu público e maneiras de levar até ele aquilo que desejam.

Essa prática contínua cria uma audiência e gera um canal de comunicação. Ou seja, uma clínica de psicologia, por exemplo, consegue conversar melhor com o seu público e não envia mensagens aleatoriamente.

4.    Redes Sociais

As redes sociais são os canais que mais colaboram com a interação entre público e empresas, pois elas foram criadas exatamente com o objetivo de melhorar a comunicação.

Portanto, ter um perfil nas principais plataformas onde o público se encontra, tornou-se indispensável para promover ações e conteúdos, principalmente em períodos de crise.

Isso porque as pessoas conseguem se identificar com as empresas muito além dos produtos e serviços oferecidos por elas, mas sim com seus valores e o ideal que constroem.

5.    Criação de site focado em resultado

O site é o lugar onde a empresa fala sobre si, demonstra suas ações e também vende seus produtos e serviços. Mas para atingir seus resultados, é preciso que essa plataforma seja focada.

O primeiro passo é criar um site responsivo, pois ele consegue adaptar o conteúdo das páginas a qualquer tamanho de tela, seja um celular, um tablet ou um computador.

Inclusive, essa ação também é parte fundamental das estratégias em SEO, sendo que o Google prefere esse tipo de página. 

Também é importante pensar na experiência do cliente, fazendo com que todo o processo de compra seja fácil, rápido e simples.

Conclusão

Em tempos de pandemia, a comunicação entre marcas e consumidores pela internet se tornou ainda mais importante, e o marketing digital é indispensável para que as empresas se destaquem e cheguem até o seu público.

É importante dizer que isso se aplica tanto em épocas de crise, como a que estamos vivendo agora, quanto em épocas comuns. 

O marketing digital é o principal canal de comunicação que a sua marca tem com os clientes e potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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